Qual opção é mais segura: empréstimo com garantia ou empréstimo sem garantia?

Inesperadamente, surgiu uma despesa e, com ela, a necessidade de fazer um empréstimo. Mas, como escolher o formato ideal em termos de segurança, comodidade, custos e praticidade: empréstimo com garantia ou empréstimo sem garantia?
Sem dúvidas, essa não é uma questão irrelevante: é fundamental entender bem as condições para que seja possível tomar uma decisão embasada, que realmente atenda às suas necessidades.
Quer saber mais sobre como funcionam essas duas modalidades de empréstimo, antes de fazer a sua escolha?
Continue lendo!

Conheça o empréstimo Super Seguro da SuperSim!




Diferenças essenciais entre o empréstimo com garantia e o empréstimo sem garantia.

Basicamente, o papel da garantia é assegurar para o credor, no caso, a instituição financeira, que o pagamento será realizado – ainda que para tal, seja necessário confiscar o bem ou o patrimônio oferecido como garantia de pagamento.
Por ser um empréstimo com riscos reduzidos, uma vez que o pagamento é “garantido”, o credor oferece melhores condições pelo crédito oferecido: taxas menores, prazos maiores e aprovação facilitada.
Contudo, obviamente, para oferecer algo como garantia, é necessário ser o proprietário desse bem. Geralmente, são usados como garantia:

Logo, vale dizer que essa modalidade não é das mais acessíveis, já que nem todas as pessoas possuem bens em seu nome.
Mas, felizmente, existem outras formas de garantir o pagamento para ter melhores condições!

Empréstimo com garantia: vale a pena oferecer seus bens para viabilizar a aprovação?

Como vimos, o empréstimo com garantia é uma modalidade de empréstimo que depende da alienação de um bem para garantir o pagamento do empréstimo.
No empréstimo com garantia, só há a liberação do crédito se o credor receber, como contrapartida, um bem, um patrimônio, como garantia do pagamento do empréstimo.
Esse bem fica em posse do devedor e só será alienado, ou seja, perdido para o credor, caso o pagamento não seja feito.
Então, para o empréstimo com garantia ser liberado, é necessário arriscar parte do seu patrimônio. Se qualquer situação inesperada acontecer, que impeça o pagamento, você perde esse bem, que foi ofertado como garantia.
Nesse sentido, o empréstimo com garantia tem dois aspectos negativos:

Empréstimo sem garantia: acessível, rápido e flexível

O empréstimo sem garantia é um tipo de empréstimo que dispensa a oferta de bens para assegurar o pagamento. Portanto, esse formato é mais acessível já que a liberação do crédito não depende das posses de quem o solicita.
Além disso, por dispensar avaliações e análises dos bens, é um modelo muito mais ágil: o processo de aprovação pode ser feito pela internet, de maneira simplificada e sem burocracias.
Tal como qualquer outra modalidade, é um empréstimo seguro e é possível conseguir excelentes condições de pagamento.

Com ou sem garantia: fatores a serem considerados antes de escolher

A escolha ideal depende de alguns fatores. Confira:

Como funciona o empréstimo SuperSeguro?

Para viabilizar a aprovação de crédito para cada vez mais gente, a SuperSim desenvolveu um tipo de empréstimo que dispensa garantias, mas ao mesmo tempo, reduz o risco de insolvência, caso aconteça alguma situação inesperada: o empréstimo SuperSeguro.
Esse tipo de empréstimo funciona como um empréstimo normal, associado a um seguro, que garante o pagamento em casos específicos que o impeçam como: desemprego, falecimento e acidentes.
O seguro é super acessível e praticamente não faz diferença no montante total do custo. Além disso, ele aumenta as suas chances de aprovação, o que é especialmente útil para quem já tem muitas restrições de crédito registradas no CPF.

O ideal é escolher um empréstimo seguro!

Seja com ou sem garantia, tenha certeza (antes de fazer a sua escolha) de optar por um empréstimo seguro. Esse cuidado certamente vai garantir, de fato, a sua tranquilidade e o seu equilíbrio financeiro a longo prazo.

Agora, a decisão sobre o tipo de empréstimo dependerá da situação financeira e da necessidade de cada um. Ao mesmo tempo, vale considerar o risco de colocar um patrimônio afiançando um pagamento, que pode, por qualquer motivo, não ser realizado devidamente.
Nesse sentido, é importante refletir se a perda desse bem vai impactar muito a sua qualidade de vida e a sua segurança financeira.
Caso seja essa a sua realidade, considere fazer um empréstimo que dispense a obrigação de garantias – como os empréstimos da SuperSim.
Lembre-se a finalidade do empréstimo é melhorar a gestão das suas finanças trazendo tranquilidade e equilíbrio para que você possa lidar com as despesas mais urgentes, com segurança.

Saiba mais sobre os empréstimos da SuperSim!

Tags do post

Escrito por:
luana
Você também vai gostar:
Sair da versão mobile