Negativação: como os birôs de crédito avaliam a sua situação financeira?

Se você já passou por uma negativação, sabe o quanto isso pode atrapalhar o dia a dia, na medida em que dificulta a obtenção de crédito, o acesso aos mais variados serviços financeiros e a gestão das despesas pessoais e profissionais.
Mas, você já parou para pensar em como funciona essa dinâmica entre as empresas e os órgãos de proteção ao crédito (birôs)? A relação entre eles é o que determinará a avaliação de crédito de cada consumidor, através de uma troca constante de informações, que alimenta uma gigantesca base de dados.

Quer saber como funciona? Então, confira a seguir e entenda as peças chave para melhorar a forma como seu perfil de crédito é avaliado.

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O que é a negativação?

Ter a negativação do CPF perante as empresas de crédito, ou ter o nome sujo, é uma forma popular de falar que uma pessoa possui muitas dívidas atrasadas, sem pagamento.
Atualmente, pessoas que estão endividadas ao extremo ou que têm Score de crédito muito baixo, encontram uma imensa dificuldade em conseguir acesso aos mais básicos serviços financeiros, que fazem total diferença na gestão das despesas rotineiras tais como:

Sendo assim, evitar o processo de negativação é essencial para que você tenha liberdade para solicitar crédito quando precisar, bem como para realizar uma gestão confortável das finanças pessoais, lidando com gastos emergenciais de forma equilibrada e controlada.
A impossibilidade de conseguir crédito para negativados e o acúmulo de juros devido às contas pendentes podem fazer com que a situação pareça uma bola de neve.

O que são os birôs de crédito?

Os birôs são empresas de análise de crédito, que armazenam uma quantidade impressionante de dados sobre os consumidores do país. Através desses dados, as empresas que oferecem crédito (bancos, financeiras, lojas, entre outras) avaliam se é recomendável ou não emprestar dinheiro a determinada pessoa.
Os birôs mantêm as informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas em bancos de dados e, por isso, podem analisar rapidamente a capacidade de pagamento e o compromisso com os débitos assumidos. Portanto, são eficientes em avaliar se aquela pessoa pode receber novos créditos, bem como identificar fraudes entre os usuários.
Sendo assim, as empresas contam com esse tipo de serviço para facilitar a concessão de crédito, visto que a análise do histórico financeiro dos clientes é muito mais rápida e eficiente.
Desse modo, os birôs e as empresas de crédito funcionam dentro dessa dinâmica de troca constante de informações sobre os consumidores.

Como acontece a negativação?

A primeira etapa do processo de negativação é a comunicação sobre a dívida pendente, isto é, a empresa ou órgão credor informa aos birôs de crédito sobre a inadimplência do devedor. Geralmente, as empresas credoras cobram ao devedor por 30 dias sobre a pendência de pagamento, antes de pedir para registrar a dívida nos birôs.
O registro de negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito, dificulta a solicitação de empréstimos e compras a prazo.

Como os birôs de crédito atuam na troca de informação sobre o perfil de crédito dos consumidores?

A comunicação entre empresas e birôs de crédito, atualmente, é feita de maneira praticamente automática.
Em caso de inadimplência, são enviadas aos birôs informações pessoais do devedor, tais como: nome completo, CPF, valor da dívida e data da compra, por isso, a famosa expressão nome sujo.
Essas informações ficam armazenadas e, sempre que necessário, qualquer empresa pode consultar os birôs sobre o perfil financeiro e o Score de crédito daquele consumidor.
Pportanto, os registros de restrição de crédito (ou negativação) interferem diretamente no histórico do consumidor, bem como na pontuação, impossibilitando o acesso aos mais diversos serviços financeiros, por exemplo:

As informações referentes à negativação e ao comportamento financeiro do consumidor, de fato, são obtidas por meio de diversas fontes seguras: bancos, lojas, comércios, empresas de telefonia, instituições financeiras, administradoras de cartão de crédito, administradoras de imóveis, fornecedores de energia elétrica, gás e água, entre outros.

Dessa forma, quando uma empresa consulta os birôs, ela tem acesso a uma análise do perfil geral do consumidor, ou seja, o histórico de crédito e a pontuação do Score . Sendo assim, ela tem meios de avaliar se é ou não arriscado oferecer crédito àquele consumidor.

Quais os critérios para a análise de crédito e a negativação?

Os quatro principais critérios relacionados ao Score de crédito e ao processo de negativação são:

Compromisso com o pagamento dos débitos

Sem dúvida, pagar as contas em dia é essencial para evitar que a sua pontuação seja rebaixada, resultando na negativação.

Registro de pendências financeiras

Se, de fato, houver dívidas pendentes associadas ao seu CPF, ou seja negativação, a sua pontuação será afetada.

Quantidade de consultas ao CPF, em um curto período de tempo.

Quando há uma frequência maior de consultas ao CPF do consumidor, nos birôs, realizada por terceiros, seja por empresas, comércios e bancos, a pontuação é prerjudicada.

Evolução financeira

Um bom relacionamento com os credores e o incremento das movimentações financeiras, de fato, sinaliza que há boas chances do devedor cumprir com os acordos de pagamento firmados.

Quais os impactos da negativação?

Sem dúvida, ter o nome sujo pode trazer sérias complicações:

Não deixe a negativação atrapalhar o seu futuro!

Se acaso você se encontrar em uma situação financeira complicada, em processo de negativação, é importante tomar medidas para resolver as questões o mais rápido possível.
Contar com apoio especializado, com certeza, é fundamental para evitar novos imprevistos financeiros que resultem em nome sujo.
Então, conheça as soluções exclusivas da SuperSim que ajudam a evitar a negativação do CPF e são acessíveis mesmo para quem enfrenta o desafio do endividamento excessivo.

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Escrito por:
luana
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