Fique por dentro dos principais tipos de empréstimo que existem

Você é um dos brasileiros que estão endividados? Então, saiba que sua realidade pode mudar! É claro que é necessário ter organização financeira. Porém, uma forma de dar a volta por cima é solicitando um dos diferentes tipos de empréstimo existentes no mercado.

Porém, qual opção de empréstimo para trabalhador é a melhor? Não há uma resposta única, porque você precisa avaliar sua situação. Pensar nesses critérios ajuda a tomar a decisão certa.

Afinal, é bem provável que queira sair da lista das 77,7% das famílias brasileiras que fecharam o mês com alguma dívida, certo? Por isso, chegamos para ajudar!

Neste material, vamos explicar os principais tipos de empréstimo para você escolher o melhor. Então, que tal começar?

O que são empréstimos?

Os empréstimos são contratos feitos com instituições financeiras para conseguir o dinheiro que precisa. Em troca, é realizada a cobrança de juros, que incide pelo tempo de pagamento das prestações.

Conforme a modalidade contratada, o dinheiro é usado para uma determinada finalidade ou para qualquer objetivo. Por exemplo, existem linhas de crédito voltadas especificamente para a compra de casas e apartamentos. Outras, para a aquisição de veículos.

No entanto, a maioria permite que você utilize a quantia emprestada para alcançar qualquer objetivo. Quer viajar? Tudo bem. Pagar as dívidas? Melhor ainda! Quem sabe, quem determina é você.

É claro que, a depender da opção escolhida, você pagará uma taxa de juros maior ou menor. De toda forma, você terá todas as informações à sua disposição antes de assinar o contrato.

Como funcionam os empréstimos?

Sempre que contrata um empréstimo, solicita alguma quantia para o banco e recebe uma proposta. Ela traz:

Ao concordar com as condições, você assina o contrato e recebe o dinheiro em sua conta. A partir disso, pode usá-lo da forma que preferir. Ao mesmo tempo, serão feitas as cobranças das prestações, conforme acordado com a instituição financeira.

Normalmente, a primeira parcela incide após 30 dias da contratação. No entanto, em alguns casos, ela pode ficar mais para frente, em um prazo de até 90 dias.

Vale a pena mencionar, ainda, que seu perfil passa por uma análise de crédito. A ideia é verificar qual é seu score, porque isso diminui os riscos do banco. Contudo, isso pode fazer os vários tipos de empréstimos ficarem longe das suas possibilidades.

É por essa razão que existem as fintechs de crédito. Elas desburocratizam o processo e trazem inclusão financeira. Ou seja, vale a pena pesquisar para encontrar a melhor alternativa para sua realidade.

Afinal, saber como fazer empréstimo fácil é mais simples do que parece. Você apenas precisa contar com uma fintech transparente e confiável.

Quando solicitar um empréstimo?

Tipos de empréstimo online

A necessidade de contratar uma linha de crédito pode surgir a partir de vários motivos. Em todas essas situações, você pode solicitar o crédito.

No entanto, os juros de empréstimo podem ser elevados. Então, antes de contratar o seu, comece pesquisando e verificando propostas de vários lugares diferentes para saber quais delas atendem ao que necessita.

Em seguida, avalie sua situação. Isso porque há motivos mais fortes para justificar a contratação do empréstimo. Eles são:

De toda forma, é fundamental otimizar o uso do empréstimo contratado. Por esse motivo, avalie suas finanças, corte os gastos desnecessários e garanta que conseguirá pagar as prestações. Lembre-se de que a linha de crédito vai comprometer sua renda. Por isso, é necessário fazer ajustes.

Quais são os tipos de empréstimo?

Chegando à parte principal do conteúdo, temos os diferentes tipos de empréstimo. Existem inúmeras modalidades no mercado. Por isso, vamos citar apenas as principais a seguir. Ainda assim, elas trazem um bom panorama para que você tome uma decisão condizente com seu orçamento pessoal. Confira!

Empréstimo consignado

É uma linha de crédito voltada, principalmente, para servidores públicos e aposentados e pensionistas do INSS. Também pode ser utilizada por militares das Forças Armadas e funcionários CLT de empresas com parceria com algumas instituições financeiras que oferecem essa modalidade.

A vantagem é a taxa de juros, que costuma ser menor do que a do crédito pessoal. Isso acontece porque o consignado prevê o desconto da parcela na folha de pagamento. Ou seja, você vai receber a menos todo mês até que sua dívida seja quitada. Portanto, existe essa garantia. Ao mesmo tempo, tal benefício também implica um processo de contratação menos burocrático.

Por outro lado, você tem sua renda comprometida e pode se endividar ainda mais com os cartões de crédito consignados que costumam ser enviados pelo banco.

Além disso, você pode achar que está com o orçamento tranquilo e comprometer mais do que o esperado. Isso porque pode solicitar diversos empréstimos, desde que se mantenha dentro da margem consignável, que é de até 40% da sua renda.

Crédito pessoal

É uma das alternativas mais comuns para quem quer saber quando fazer empréstimo. Contudo, não é a mais atrativa, pois tem um processo mais burocrático e taxas de juros mais elevadas.

Essa linha de crédito é oferecida por bancos, e você pode usar o dinheiro como preferir. Porém, costuma ser necessário estar com o nome limpo. Outra limitação é o valor contratado. Como não existe garantia, é comum o banco oferecer uma proposta abaixo do esperado.

Crédito habitacional

É específico para a compra, reforma ou construção de imóveis, como o nome indica. O valor é concedido por um banco, que faz várias exigências. Por isso, saiba que tal modalidade é uma das mais burocráticas. Inclusive, o processo de análise leva alguns dias, até mesmo meses.

Um benefício é a possibilidade de usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, é preciso cumprir algumas regras. Por exemplo, ter mais de 3 anos de carteira assinada.

Crédito consolidado

É uma modalidade voltada a pessoas que têm diversas dívidas com uma mesma instituição financeira. Esse tipo de empréstimo possibilita pagar todos os débitos em aberto por meio de uma consolidação.

Na prática, funciona da seguinte forma: imagine que você tem dívidas de cartão de crédito, cheque especial e empréstimo bancário. O banco soma todos eles, reúne-os em um débito só e faz a proposta com base nesse crédito consolidado. Desse modo, você troca todas as pendências por apenas uma.

Ainda assim, não se engane! Todos os valores serão cobrados com uma taxa de juros que pode ser bastante elevada. Por isso, tenha atenção à proposta, caso contrário, você poderá ter problemas.

Empréstimo rotativo

Consiste no crédito contratado de forma automática no cartão de crédito. Assustou? Calma, é algo bastante simples. Sabe quando você recebe uma fatura alta e paga apenas o mínimo? Ou quita um valor intermediário? Então, é assim que você entra no chamado rotativo.

Esse é um dos tipos de empréstimo com taxa de juros mais elevada. Para ter uma ideia, a cobrança chega a 355% ao ano, segundo dados de fevereiro de 2022. Portanto, você empurra a dívida para a frente, mas terá de arcar com um custo bastante alto.

Para piorar, o rotativo só pode ser usado durante um mês. Em 30 dias, você terá de pagar a dívida inteira ou fazer uma renegociação com o banco — em condições piores do que as da fatura em aberto do mês anterior, tenha certeza.

Por isso, essa alternativa sempre deve ser evitada. O ideal é renegociar com o banco. Afinal, é bem provável que tenha de fazer isso no mês seguinte.

Cheque especial

É outra modalidade que deve ser evitada devido aos juros elevados. Em fevereiro de 2022, foi de 132,6% ao ano, conforme a mesma matéria que divulgou os dados sobre o crédito rotativo.

Apesar disso, você já deve ter entrado nessa armadilha. Isso porque o cheque especial é aquele limite que fica na conta — e que usamos de vez em quando em uma situação de emergência.

O ideal é falar com o banco e pedir para que tal limite seja retirado. No entanto, se quiser deixar uma quantia, opte pelo mínimo possível e evite usá-lo. Ah, e é cobrada uma tarifa de 0,25% ao mês sobre qualquer valor disponível acima de R$ 500. Ou seja, realmente não vale a pena.

Antecipação de 13° salário

Sabe aquele dinheiro que você recebe da empresa no final do ano? Você pode adiantá-lo. Porém, ele é um dos tipos de empréstimo disponíveis, e isso significa que você terá de pagar juros sobre essa solicitação.

Geralmente, tal opção está disponível no banco em que o trabalhador recebe seu salário. Assim, a instituição financeira oferece uma quantia compatível com seus ganhos e que será paga somente no recebimento do 13° salário.

Mas assim que o dinheiro cair na conta, ele é debitado. Dessa maneira, você fica a ver navios, só com a esperança de ter aquele reforço no final do ano. Além disso, terá de arcar com os juros. Por isso, é uma alternativa válida somente quando é realmente necessário. Caso contrário, evite.

Empréstimo sem garantia

É uma modalidade de empréstimo pessoal, mas com mais vantagens. Você não precisa oferecer nada em garantia e o processo é bastante simples. Inclusive, é uma alternativa para quem tem o nome negativado.

A contratação é feita 100% online e você consegue solicitar uma quantia limitada, mas que permite fazer o que você precisa. Outra vantagem é poder usar o dinheiro para o que desejar. Logo, não existe a necessidade de uma comprovação específica.

Além disso, não há burocracia. Você só deve comprovar que tem renda para quitar as parcelas. Pronto! O dinheiro já é disponibilizado na sua conta.

Empréstimo com garantia de celular

É outra opção rápida e prática. Nesse caso, você oferece seu celular como garantia. O que isso significa? Que continuará usando seu telefone e ele só será tomado se não pagar as parcelas — antes disso, são feitos vários contatos para chegar a um acordo.

A contratação também é 100% online e o processo é zero burocracia. Tanto é que esse tipo de empréstimo tem a maior taxa de aprovação do mercado. Para contratá-lo, você só precisa comprovar renda e ter um celular Android.

Então, preencha seu cadastro, passe todas as informações e tenha seu dinheiro na conta em até 30 minutos. Rápido e fácil, sem dificuldades. Afinal, o empréstimo com garantia de celular é flexível e acessível.

Como escolher o tipo de empréstimo ideal?

Diante de todas essas informações, fica claro que você deve avaliar sua situação para escolher o melhor tipo de empréstimo. Para isso, pense nos objetivos que deseja conquistar. Em seguida, considere quanto você pode pagar por mês.

Então, avalie as características de cada uma das linhas de crédito, analise qual sua finalidade e seus pontos positivos e negativos. A partir disso, você já vai ter um direcionamento.

No final, pesquise as diferentes instituições financeiras e fintechs. Essas últimas tendem a oferecer mais vantagens, porque têm uma estrutura mais enxuta. Ao mesmo tempo, oferecem um alto nível de transparência nos contratos. Ou seja, é só ganha-ganha!

Esse é o caso da SuperSim. Dessa forma, você terá acesso ao crédito que precisa com uma taxa de juros atrativa e outros benefícios. Entenda mais a seguir!

Quais são os diferenciais da SuperSim?

A SuperSim é uma fintech de crédito que busca fazer a inclusão financeira de verdade. Por isso, a gente confia nas pessoas e oferece propostas personalizadas para cada perfil. O resultado é a maior taxa de aprovação do mercado.

Esses são apenas alguns diferenciais. Ainda há outros:

Por isso, lembre-se de que a inclusão financeira é difícil, mas não impossível. Você pode sair da situação em que está. Basta contar com o parceiro certo para ter acesso aos tipos de empréstimo ideais para sua realidade.

Então, que tal conferir as oportunidades? Simule sem compromisso o empréstimo com maior taxa de aprovação aqui:

 

Simular Empréstimo

 

Tags do post

Escrito por:
caio
Você também vai gostar:
Sair da versão mobile