Inspire-se nessas ideias de artesanato para vender e lucrar muito!

O mês não chegou nem na metade, você já percebeu que as contas não estão fechando e vem logo na cabeça o pensamento de que vai ser preciso encontrar uma forma de fazer renda extra. Logo, surge aquela dúvida: o que fazer?
Se você é uma pessoa criativa ou quer desenvolver essa habilidade, fazer artesanato para vender pode ser uma excelente ideia de negócio: é prazeroso, é terapêutico e, sim, pode te trazer muito lucro!

Artesanato para vender: criar peças lucrativas e construir a sua marca

Em um primeiro momento, empreender parece uma tarefa super trabalhosa, complicada, confusa… Contudo, seguindo um plano de negócios e dividindo o objetivo final em pequenas metas, com tarefas simples de cumprir, qualquer pessoa tem capacidade de empreender.
Aliás, há plataformas muito úteis para te ajudar nessa jornada. O SEBRAE, por exemplo, oferece cursos gratuitos online e muitos outros materiais que podem fazer a diferença na sua experiência.
Mas, sem dúvida, para realizar tudo isso, algum esforço será necessário.
Por isso é tão importante escolher uma atividade que você goste, que tenha a ver com o seu estilo de vida e, claro, que tenha demanda entre os consumidores. Fazer artesanato para vender não é o mesmo que fazer artesanato para si – então, você precisa acompanhar as tendências do momento e se adequar minimamente aos interesses do seu público.

Ideias de negócios lucrativas: artesanato para vender fácil

No universo de possibilidades dentro do artesanato, há diversos nichos que podem ser explorados, tais como moda, decoração, produtos personalizados, presentes, artigos infantis e muito mais! É importante ressaltar que os produtos mais aceitos pelos público em geral são aqueles que acompanham as características estéticas do momento e que respeitam os valores mais atuais da sociedade do local. Portanto, procure perceber os gostos dos seus clientes em potencial, mantendo sempre a sua essência. Dito isso, as ideias de negócios com maior potencial de venda são:

  • Artigos de crochê - a moda do crochê está de volta, sim! Febre em meados da década de 70 e dos anos 2000, o crochê voltou com tudo. A técnica pode ser usada em peças de vestuário, brinquedos, decoração e até lembrancinhas personalizadas, como chaveiros ou marcadores de livros.

  • Artesanato em madeira - produtos feitos a partir de matérias primas sustentáveis, com menos plástico, têm sido cada vez mais valorizados. O artesanato em madeira, mdf ou bambu é super versátil e pode agradar tanto o público mais simples quanto o mais sofisticado, dependendo do tipo de acabamento que você fizer - há espaço para tudo.

  • Kokedama - a arte de criar arranjos de plantas decorativos em "bolas" de substrato, adubo e musgo, enroladas em uma teia de barbante, fita ou corda, foi inventada no Japão há séculos, mas tem se popularizado aqui há pouco tempo. As possibilidades de aplicação da técnica são infinitas - combina com todo o tipo de perfil e decoração. E mais, esse é um tipo de artesanato para vender fácil com baixo custo inicial e um imenso potencial de lucratividade.

  • Artigos personalizados - muito além das canecas e das sandálias de dedo, eles evoluíram em peças afetivas, de alta qualidade e super exclusivas. Há muita procura por quadros, ilustrações, produtos bordados ou estampados.

  • Cerâmica - artesanatos feitos de cerâmica demandam certos equipamentos específicos, que talvez não caibam em qualquer apartamento. Contudo, produtos artesanais de cerâmica são ótimos para gerar renda extra. A cerâmica é extremamente versátil: vai da bijuteria ao centro da mesa de jantar, passando pelo banheiro, cozinha, quartos, varanda. Além disso, a plasticidade do material permite criações ao mesmo tempo super clássicas e inovadoras.

Ideias que deram certo

Antes de tirar a sua ideia do papel e sair metendo os pés pelas mãos, você precisa fazer algumas reflexões.
O primeiro passo é pegar essa ideia e pensar em tudo que é necessário para realizá-la: equipamentos, fornecedores, mão-de-obra, custos, capacitação, habilidade, prazer e, por último mas não menos importante, se existe um público interessado em comprar a sua ideia.
Um bom ponto de partida é construir um plano de negócios: nele você consegue organizar todas essas informações e prever a viabilidade do negócio, antes de investir.

Olha esses exemplos de sucesso:

  • Edson Batista – é um exemplo de ceramista que aplicou a sua própria identidade às tradicionais peças de carrancas e santos da sua região, em Pernambuco. Com isso, suas peças se destacaram e, hoje, o artesão consegue produzir cerca de 15 peças por mês, um número excelente para o tipo de trabalho manual e autoral que ele realiza.
  • Beatriz Rocha – é uma artesã que começou a fazer crochê por hobby, mas com o tempo começou a perceber o potencial de lucro do trabalho. Assim, transformou o hobby em negócio e hoje ganha renda extra fazendo parte de um grupo de artesãs da sua região, produzindo peças autorais de ótima aceitação.
  • Débora Souza – encontrou no artesanato uma fonte de renda extra e, assim, começou a produzir diversos artigos personalizados de alta aceitação, como maletas, bolsas, nécessaires e organizadores.

Invista no seu negócio com ajuda da SuperSim

A SuperSim disponibiliza linhas de crédito personalizadas para quem está começando a empreender!

Simule agora e consiga logo o seu SIM para tirar seu projeto do papel!

Acredite em você – nós acreditamos!

Nós acreditamos no seu potencial de faturar alto ao colocar em prática a sua ideia de negócio; você acredita em si mesmo?
Sim, a jornada do empreendedorismo pode parecer desafiadora – mas, na real, com planejamento, estratégia, vontade e um pouco de dedicação, você tem total condição de tocar em frente e fazer acontecer. E se faltar recursos, conte com o nosso empréstimo pessoal online e invista no seu futuro!

DEPOIMENTOS

Para mim o atendimento, agilidade e rapidez são ímpar. Super recomendo e desejo que continue assim! E daí para melhor ainda!
Josy Gonçalves
13/09/2023
Super recomendo! Muita agilidade e rapidez no atendimento .✨
Giane Ferreira
13/09/2023
Ótimo atendimento! Muito rápido o envio do dinheiro. Parabéns a todos!
Marcia Marcelo
13/09/2023
Sair da versão mobile