Como a Educação Financeira pode te ajudar a encontrar o empréstimo mais adequado?

Novos projetos de vida estão sempre chegando. Uma viagem nas próximas férias, comprar ou reformar a casa, um carro novo… Mas e o dinheiro? Muitas vezes precisamos de empréstimos e financiamentos para conseguir realizar os sonhos. Empréstimos, financiamentos e investimentos podem (e devem) ser aliados na realização das nossas metas e desejos. Mas saiba que é através da Educação Financeira que conseguimos fazer as melhores escolhas.
 

 

Educação Financeira e os empréstimos

A busca por empréstimos costuma ser uma opção muito necessária e conhecida dos brasileiros. Porém, mais do que fazer um empréstimo, é preciso se planejar para que ele não acabe gerando uma bola de neve. Para fazer a melhor escolha na hora de fazê-lo, separamos algumas dicas que podem ajudar. Importante ressaltar que o mais indicado é que você não comprometa mais do que 30% do seu orçamento mensal, pois é uma das formas de manter sua vida financeira saudável, sem comprometer gastos importantes e essenciais do dia-a-dia.

Primeira dica: Desconfie de ofertas muito fáceis!

Quando receber uma proposta inacreditável, desconfie! Ofertas com valores altos a juros muito baixos e com condições simples podem parecer uma excelente ideia, mas é preciso verificar bem se essa oferta não pode resultar em um aumento gradual no valor das parcelas ou dos juros. Sempre verifique as condições de todo o parcelamento que pretende fazer e as informações da instituição financeira.

Segunda dica: Pesquise os juros!

Em geral, financiamentos longos, com parcelas pequenas podem parecer uma oferta atrativa, mas é importante ficar atento. Saiba quais são os juros e os encargos que estão sendo cobrados. Pesquise em diversas instituições financeiras para saber o que oferece as melhores taxas de juros e as melhores condições de pagamento.

Terceira dica: Informe-se!

Saiba exatamente o que você está pagando. Quais são os valores, quais são as taxas, quais são os encargos. Uma decisão informada é sempre o melhor caminho para manter sua segurança financeira.

Quarta dica: Leia o contrato!

Muito relacionada com a dica 3, mas importante frisar: Leia o contrato! Muita gente acaba contratando algo sem ler o contrato na íntegra. É muito importante, como já falamos, tomar uma decisão informada. E, se tiver alguma dúvida, esclareça! Saiba exatamente o que, o motivo e o valor do que você está pagando. E claro, sempre verifique seu saldo bancário e o valor que está sendo debitado do parcelamento.

Quinta dica: Se puder, adiante as parcelas!

Em contratos de financiamento, quando você adianta parcelas, você diminui o valor do contrato e acaba abatendo os juros. Além de antecipar o final do seu parcelamento.

As dicas estão aqui para ajudar você a realizar seus sonhos e tirar as metas do papel. Lembre-se que através da Educação Financeira é que podemos fazer as melhores escolhas dentro do nosso universo de possibilidades para conseguir realizar cada vez mais!

Tags do post

Escrito por:
caio
Você também vai gostar:
Sair da versão mobile