Não caia mais em golpes na internet! Aumente a sua proteção online seguindo estas 7 dicas de segurança.

Sem dúvida alguma, estar protegido de golpes na internet é algo fundamental, uma vez que as fraudes online estão cada vez mais frequentes e difíceis de serem identificadas. Quer saber como se proteger dessas ameaças? Confira aqui algumas dicas para não cair em armadilhas como o golpe no WhatsApp, o golpe do PIX e o golpe do boleto falso.

Precisa de um empréstimo online seguro e confiável? Simule aqui e encontre as melhores condições de pagamento para você.

Atualmente, os golpes na internet acontecem de muitas formas diferentes, desde fraudes por e-mail até por golpe no WhatsApp. Mas, independentemente do método, tomando alguns cuidados, você poderá se blindar ao máximo das ações desses criminosos.

Os principais cuidados que você precisa ter online são:

Não clicar em links suspeitos ou desconhecidos.

Muitos golpes na internet são feitos através de links. O golpista te induz a clicar em um link malicioso, usando apelos convincentes como, por exemplo, promessas de prêmios, cobranças de dívidas ou pedidos de ajuda, fingindo ser alguém conhecido.

Só para exemplificar, em um tipo de golpe do WhatsApp, o criminoso envia uma mensagem de texto, que inclui um link, garantindo que você ganhará algum benefício. Ao clicar, um programa é baixado e o bandido passa a ter acesso a todas as informações do seu celular, inclusive, suas senhas. Portanto, para não ser enganado em golpe no WhatsApp ou e-mail, jamais clique em links, que você não tem certeza se são legítimos ou não.

Aliás, outro tipo de golpe no WhatsApp, bem comum, é aquele em que o golpista se passa por alguém dos seus contatos, parentes ou pessoas próximas. Assim sendo, fingindo ser alguém conhecido, o bandido te pede dinheiro. Nesse caso, antes de enviar qualquer valor, ligue para a pessoa em questão, através do número original do contato, e confirme se é golpe no WhatsApp ou não.

Um terceiro tipo de golpe no WhatsApp conhecido é quando o criminoso clona o seu número e acessa a sua conta, roubando informações importantes e dados financeiros.

Verificar a fonte.

Sempre confirme se o remetente da mensagem ou e-mail é verdadeiro, antes de responder. Os criminosos aplicam golpes na internet usando endereços de e-mail e números de telefone falsos, para se passarem por empresas ou pessoas de confiança. O golpe do boleto falso, por exemplo, é feito através do envio de um e-mail fraudulento, igualzinho ao do seu banco. Aliás, é impressionante o nível de perfeição das versões falsas dos boletos. Inegavelmente, os bandidos conseguem forjar documentos idênticos aos verdadeiros, ao aplicar o golpe do boleto falso.

Desconfiar de ofertas boas demais para serem verdade.

“Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, já dizia o sábio ditado. Então, se algo parecer excessivamente vantajoso, provavelmente, é uma farsa. Sendo assim, se você receber alguma oferta a um preço muito abaixo do mercado ou de graça, possivelmente é uma armadilha.

Não revelar informações pessoais.

Nunca exponha dados como número de cartão de crédito, endereço, CPF ou senhas, via internet. O golpe do PIX, por exemplo, é feito através de um e-mail, onde são solicitadas informações confidenciais, para realizar uma transação bancária. Por isso, nunca compartilhe nenhuma informação pessoal, via internet a não ser que tenha absoluta certeza de que se trata de alguém que você conhece e confia. No caso de empresas, opte por tratar de assuntos que envolvam esse tipo de informação, via ligação, usando o número oficial divulgado pela empresa, no site oficial, no verso do produto ou no verso do cartão de crédito.

Usar aplicativos de segurança.

O uso de softwares de segurança, como antivírus e firewalls, em seus aparelhos, pode te proteger de ameaças on-line, como malwares e vírus, que são usados pelos golpistas, para roubar suas informações e acessar suas contas.

Não confiar em tudo que vê ou lê nas redes sociais.

A maioria esmagadora dos conteúdos espalhados na rede não é confiável. Assim, as pessoas replicam informações nos sites e nas redes sociais e quase nunca conferem a veracidade delas, antes de propagá-las. Por isso, prefira se informar através de portais de imprensa oficiais e reconhecidos.

Usar senhas fortes, verificação de dois fatores e biometria.

Sem dúvidas, uma boa forma de dificultar o trabalho dos golpistas é usando esses três mecanismos de segurança nos seus aparelhos. Senhas muito óbvias ou simples são extremamente vulneráveis aos ataques dos hackers. E, uma vez que o hacker invade suas contas, você poderá ter imensos prejuízos, tanto pessoais quanto financeiros. Portanto, escolha senhas fortes e altere-as, regularmente. E mais, se for possível, use a verificação de dois fatores e a biometria como formas adicionais de segurança nos seus aplicativos e contas.

Esteja alerta para as novas modalidades de golpes na internet

Essas são as dicas mais úteis para te proteger de golpes na internet, como o golpe do WhatsApp, o golpe do PIX e o golpe do boleto falso. Contudo, os criminosos sempre aprimoram os tipos de golpes na internet que aplicam, por aí.

Com certeza, a maneira mais eficiente de se manter atualizado sobre os novos golpes é acompanhar as notícias nos principais jornais. Normalmente, quando um novo tipo de golpe da internet surge, a imprensa noticia, em conjunto com as autoridades policiais, para que as pessoas possam se proteger.

Portanto, esteja alerta. Essa é a única forma de se preparar para lidar com os golpes na internet e ter mais segurança para navegar livremente.

Simule aqui o seu empréstimo pessoal com segurança.

Tags do post

Escrito por:
luana
Você também vai gostar:
Sair da versão mobile