Passo a passo: veja como montar loja de roupa e ter uma renda a mais

Se você pensa em começar um empreendimento no setor da moda, é possível que a primeira ideia que vem à cabeça seja montar uma loja de roupas. Porém, esse é um tipo usual de comércio e a concorrência é grande. Por isso, é fundamental buscar desenvolver maneiras de se destacar nesse meio.

Por isso, vamos trazer as principais informações e etapas para tornar o seu sonho realidade. E veja só: o primeiro passo para chegar ao sucesso já foi dado, que é exatamente buscar informações necessárias para saber como montar uma loja de roupas. O segundo é dar continuidade a essa leitura. Vamos lá?

Por que montar uma loja de roupas?

Mesmo que muitas pessoas reconheçam o consumo de roupas como um ato supérfluo, tal item ainda assim acaba sendo algo essencial na apresentação e identificação pessoal.

Pela diversidade que existe, com vários estilos, tendências, novidades e adaptação às diversas estações do ano — calças, camisetas, camisas, bermudas e vestidos são responsáveis por assegurar o faturamento pelo ano todo.

Além disso, existem várias datas comemorativas durante o ano no calendário brasileiro, como o Dia dos Namorados, Dia das Mães, Dia dos Pais, aniversários, Dia das Crianças, Natal, Réveillon e muitas outras, que você pode aproveitar para lucrar todos os meses.

No entanto, mesmo com a quantidade de evidências de que investir nesse setor é um tiro quase certeiro, é essencial que o empreendedor neste tipo de empresa considere, primeiramente, que é importante compreender que não há tantos tipos de negócio tão competitivos como as lojas de roupa.

Portanto, é necessário estar atento e pensar fora da caixa, apostando em estratégias inovadoras, além de buscar a fidelização dos seus clientes. Afinal, eles vão ser a maior riqueza da sua empresa!

Loja de roupas física ou virtual?

Já é uma realidade que as lojas online estão se multiplicando cada vez mais. No entanto, os maiores canais de venda nesse ramo ainda continuam sendo as lojas físicas por apresentarem algumas vantagens, como:

Mas, se você não tem um investimento inicial adequado, escolher montar uma loja virtual com certeza será mais econômico, afinal, você não vai gastar com aluguel, impostos e licenças, fazendo com que a abertura e a manutenção seja mais rápida e simplificada.

Quanto custa abrir uma loja de roupas?

Para abrir um comércio assim, é difícil determinar de maneira exata o gasto que se terá, pois existem diversos fatores que fazem os valores variarem, como:

Por isso, é recomendado que, antes de dar início a seu projeto, seja feita uma lista contendo tudo o que será necessário e o valor de cada item. Assim, será possível ter uma quantia aproximada que reflete mais a sua realidade inicial de investimento.

Como planejar a abertura da sua loja de roupas?

Devido à grande concorrência no mercado, não é viável querer atender todos os tipos de consumidor ao mesmo tempo, já que necessitaria de muito investimento e a concorrência seria ainda maior para o seu negócio.

É fundamental escolher bem a categoria de cliente que você deseja para sua loja, quanto mais aprofundado for o seu conhecimento sobre seu público-alvo, melhor para atendê-lo.

Para tornar o processo mais simples, responda algumas perguntas, como:

Analise o mercado

Depois de você determinar um público-alvo, será o momento de definir qual será seu nicho de atividade. Para isso, é imprescindível fazer uma pesquisa de mercado.

Assim você terá noção de quais são os setores que apresentam mais concorrência e quais ainda não são aproveitados, possibilitando encontrar oportunidades de negócio e um diferencial competitivo.

Por exemplo, uma pesquisa feita pelo Sebrae aponta que o ramo de moda plus size tem sido uma ótima oportunidade para investimento. Mesmo tendo uma alta demanda, já que mais de 50% da população brasileira é encarada como acima do peso, ainda é um setor pouco almejado, no Brasil somente 18% das lojas de vestuário consideram esse público.

Encontre bons fornecedores

É crucial que qualquer loja conte com um estoque de mercadorias, mas é necessário manter um controle rigoroso a fim de não adquirir mercadoria demais e ela não ser vendida, trazendo prejuízo.

Além disso, é importante não deixar faltar nenhum produto, o que torna os clientes insatisfeitos. Então, tenha sempre mais de um fornecedor para repor seu estoque e não ter dores de cabeça com isso.

Estude a concorrência

E sem se esquecer dos concorrentes, saiba que eles também vão fazer parte do seu processo de organização na hora de começar o empreendimento.

Então, além de levar em conta a distância de lojas parecidas do seu ponto comercial e o potencial que sua marca tem de disputar com elas, a observação sobre a concorrência pode produzir bons insights para o seu negócio. Faça as seguintes perguntas:

Não existe maneira melhor de fazer essa pesquisa, senão visitando seus concorrentes e, se possível, conversando com os clientes e funcionários.

Pense no posicionamento da marca

O posicionamento de marca é a maneira como você quer que o público considere sua loja de roupas diante de aspectos culturais e dos fatos sociais que fazem parte do cotidiano.

Toda vez que a sua marca entra em contato com os consumidores, ela tem uma chance de fortalecer o seu posicionamento. Da mesma forma, cada vez que o seu cliente é sensibilizado pela sua marca, ele vai formando para si a imagem que tem.

Portanto, estabelecer uma marca vai muito além do que ofertar produtos ou serviços. O posicionamento deve ser uma atividade constante de diferenciação da concorrência, baseado nas opiniões e visões da sua clientela.

Qual o passo a passo para montar uma loja de roupas?

O planejamento financeiro é a fase essencial quando se deseja abrir uma empresa. Antes mesmo de montar fisicamente a loja, é importante organizar suas finanças.

Faça um planejamento preciso, colocando todos os custos que você terá para deixar sua loja de roupas pronta para funcionar e qual será o valor gasto para mantê-la pelos primeiros meses, período este que normalmente não gera um retorno financeiro tão grande. Então, lembre-se de incluir no planejamento:

Não podemos nos esquecer de outros custos fixos do espaço físico de trabalho, como:

Caso seja necessário, é possível dar o pontapé inicial em questões financeiras buscando obter crédito de várias formas. Trouxemos as principais para te ajudar nesse processo. Confira!

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é o valor em dinheiro cedido por uma instituição financeira que deve ser devolvido por determinado número de parcelas com o acréscimo de juros em um período pré-estabelecido.

Todas as condições de pagamentos, prazos, vencimentos, taxas e multas no caso de atraso são estabelecidas via contrato. Essa é uma forma de crédito recomendada para pessoas que precisam de dinheiro, sem ter de informar onde ele será usado.

Investidores-anjo

Em julho de 2017, a Lei Complementar 155/2016 regulamentou a atividade dos investidores-anjos, que podem investir entre R$ 50 mil a R$ 600 mil em microempresas e empresas de pequeno porte. Pela lei, os anjos não são reconhecidos como sócios e recebem o retorno financeiro de até 50% dos lucros da empresa, pelo período de 60 meses.

Para solicitar, você pode apresentar sua ideia de negócio no site Anjos do Brasil. Entretanto, vale ressaltar que apenas ter uma ideia não é o bastante para conseguir o apoio financeiro.

Para despertar o interesse do investidor pela sua iniciativa, é necessário ter um plano de negócios, uma boa apresentação, previsão de lucros, estudo de mercado e, se possível, uma amostra do produto.

Sócios

Ter sócios pode ser uma alternativa para começar uma empresa com um custo baixo por ser dividido. Nesse tipo de situação, é crucial que as responsabilidades de cada um sejam definidas desde o início da sociedade, na assinatura do Contrato Social.

Mesmo que, em algumas vezes, seja apenas entrando com os recursos financeiros, o sócio tem o direito de decidir sobre as ações sociais da empresa por meio de assembleia. Sendo assim, o contrato social deve ser elaborado por um profissional que considere os pontos da sociedade, inclusive as condições de expulsão e transparência financeira.

Crédito para capital de giro

Esta é uma alternativa surpreendente de financiamento para pequenas e médias empresas que necessitam de dinheiro para arcar com as despesas rotineiras do negócio — o famoso capital de giro.

Nesse crédito, o empresário também não precisará informar o propósito do empréstimo na hora de solicitá-lo. Além disso, existe a possibilidade de escolher pelo pagamento bimestral, semestral ou completo no fim do contrato.

É importante ressaltar que esse tipo de negociação é melhor para necessidades de curto prazo, levando em conta que o período médio de parcelamento costuma ser de 12 meses.

Empréstimo com garantia

Como o próprio nome informa, tal modalidade de empréstimo com garantia ocorre com o cliente apresentando algum bem à instituição financeira para assegurar a quitação das parcelas. É comum que esse contrato seja feito com garantia de veículo ou imóvel, este popularmente chamado de home equity.

As taxas empregadas no empréstimo com garantia de automóvel partem de 1,49% ao mês. Já para o home equity, os juros se iniciam em 0,89% ao mês.

Comparando as taxas de outros tipos de empréstimo, é possível perceber que a utilização de garantia apresenta taxas bastante inferiores. No cheque especial, por exemplo, os juros ficam na média de 11,3% ao mês, para empréstimo pessoal, a média é de 6,3% ao mês, de acordo com o Banco Central.

Cheque especial

O cheque especial é um tipo de crédito que precisa ser usado em último caso e com muita ponderação, isso porque sua taxa de juros é a mais alta de todas as modalidades de empréstimo.

Ele deve ser usado somente em casos pontuais ou para comprar algo de urgência, tendo a certeza de que terá o valor necessário para repor o utilizado.

Legalização do negócio

Existe uma parte um pouco mais complexa e burocrática para abrir uma loja, e ela não está ligada à prática comercial em si, trata-se da legalização do seu negócio. No entanto, não é tão complicado a ponto de fazer você desistir do seu projeto, não é mesmo?

Para regularizar o seu negócio, é essencial ter em mãos os seguintes documentos:

De acordo com a natureza da loja que você pretende abrir e o local onde ela será estabelecida, podem ser necessárias documentações específicas, atente para essas especificidades e consulte os órgãos locais responsáveis.

Divulgação do negócio

Agora que já está tudo encaminhado, é a hora de investir no marketing do seu negócio.

Desenvolva um projeto de divulgação, busque a melhor estratégia para chegar até o seu público-alvo e saiba em quais canais você pode ser mais eficiente. Dessa forma, você turbina a visibilidade do negócio.

Lembre-se de que a propaganda da sua loja é um processo essencial para atrair clientes, sobretudo no começo do negócio. E caso não tenha ideia de como fazer, procure por agências especializadas no assunto.

Como ter sucesso com a loja de roupas?

Agora que você já viu as principais informações sobre como montar uma loja de roupas, é importante que atente para as pequenas coisas que podem te trazer sucesso mais facilmente. Veja algumas dicas:

Abrir um negócio e empreender a longo prazo não se trata de uma tarefa simples, é indispensável fazer o planejamento de todos os passos, ter muito cuidado e criar estratégias para se destacar em um mercado tão concorrido.

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Escrito por:
caio
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