Como funciona a dívida ativa IPVA?
Quando você não paga seu IPVA, além da preocupação de cair numa blitz e ter seu veículo apreendido, tem que estar ainda mais ligado ainda para não cair na dívida ativa do IPVA!
Uma vez na dívida ativa do IPVA, terá restrições iguais a qualquer outro devedor do governo, não importa a esfera do imposto, seja federal, municipal ou estadual, como a dívida ativa do IPVA.
Quando você deixa de pagar seu IPVA, a Procuradoria Geral do Estado é a responsável por fazer sua inclusão no cadastro de dívida ativa do IPVA.
Então, se você está em débito no IPVA do seu veículo, deve procurar esse órgão para verificar se está inscrito no cadastro de dívida ativa do IPVA.
Acesse o site da Procuradoria Geral do seu estado (PGE-RJ, PGE-SP) e veja o procedimento para quitar sua dívida!
Como funciona a dívida ativa IPTU?
Quando você não paga seu IPTU, corre o risco de cair na dívida ativa do IPTU! Uma vez na dívida ativa do IPTU, terá as restrições habituais de todo devedor do governo, como dificuldade em obter empréstimo e pendências no seu CPF, mas a preocupação máxima de ter seu nome incluído na dívida ativa do IPTU é a penhora do imóvel, que pode acontecer se sua dívida com o governo chegar a altos valores.
Quando você deixa de pagar seu IPTU, a Procuradoria Geral Municipal é a responsável por fazer sua inclusão no cadastro de dívida ativa do IPTU. Então, se você está em débito no IPTU do seu imóvel, deve procurar esse órgão para verificar se está inscrito no cadastro de dívida ativa do IPTU.
Acesse o site da Procuradoria Geral do seu estado e veja o procedimento para quitar sua dívida!
Nunca deixe de consultar o status da sua dívida ativa no Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região periodicamente.
Primeiros passos para lidar com as dívidas ativas
Confira todos os registros:
- Existem muitos golpes que simulam uma dívida ativa com o estado e não são verdadeiras. Então, primeiro confira nos canais oficiais para ter certeza que a dívida existe, está ativa e em seu nome ou de sua empresa.
Some todos os valores e confira os prazos.
- Para ter uma boa noção da situação, coloque em um papel ou planilha todas as dívidas, valores, juros por mês, datas de vencimento e faça a matemática em quanto tempo conseguiria todas pagar elas.
Planeje seu pagamento considerando sua receita atual.
- Organize as finanças para sobrar mais e que dívidas deve pagar primeiro, por ordem de atraso e considerando as consequências de não pagá-las.