Saia do perrengue
sinal de negativo

Não caia no cadastro de devedores!

A dor de cabeça de cair na dívida ativa pode ser enorme! Qualquer que seja o tributo que esteja devendo, considerar um empréstimo pode ser uma boa ideia.

sinal de negativo

O que é CADIN?

Fique ligado! Esse é o “cadastro de negativados” do governo. Acredite, você não quer entrar nessa lista! Se você está em dívida com o governo, corre o risco de ser colocado nesse cadastro e a partir daí, isso vai atrapalhar bastante a sua vida.

sinal de negativo

Vetado de empréstimos!

Se conseguir empréstimos em bancos era difícil antes, agora estará totalmente sem chances. Isso porque quando você tem débitos com o governo, ele tira essa possibilidade de você! Está proibido de fazer empréstimos na rede bancária! Preocupante, não?

sinal de negativo

Vetado de abrir contas!

Se você atrasar seus pagamentos com o governo e acabar no cadastro de devedores, você ficará impossibilitado de abrir novas contas em bancos. Se precisar de uma conta para receber pagamentos, terá que usar de terceiros ou pagar quitar sua dívida! Que dor de cabeça!

sinal de negativo

Bloqueio de bens!

Uma vez no cadastro de devedores do governo, sua dívida continuará crescendo, e pior, somada à multa e juros! Se essa soma chegar a altas quantias, o governo ainda pode chegar a situação extrema do temido bloqueio de bens.

Como funciona a dívida ativa IPVA?

Quando você não paga seu IPVA, além da preocupação de cair numa blitz e ter seu veículo apreendido, tem que estar ainda mais ligado ainda para não cair na dívida ativa do IPVA!

Uma vez na dívida ativa do IPVA, terá restrições iguais a qualquer outro devedor do governo, não importa a esfera do imposto, seja federal, municipal ou estadual, como a dívida ativa do IPVA.

Quando você deixa de pagar seu IPVA, a Procuradoria Geral do Estado é a responsável por fazer sua inclusão no cadastro de dívida ativa do IPVA.

Então, se você está em débito no IPVA do seu veículo, deve procurar esse órgão para verificar se está inscrito no cadastro de dívida ativa do IPVA.

Acesse o site da Procuradoria Geral do seu estado (PGE-RJ, PGE-SP) e veja o procedimento para quitar sua dívida!

Banner artigo

Como funciona a dívida ativa IPTU?

Quando você não paga seu IPTU, corre o risco de cair na dívida ativa do IPTU! Uma vez na dívida ativa do IPTU, terá as restrições habituais de todo devedor do governo, como dificuldade em obter empréstimo e pendências no seu CPF, mas a preocupação máxima de ter seu nome incluído na dívida ativa do IPTU é a penhora do imóvel, que pode acontecer se sua dívida com o governo chegar a altos valores.

Quando você deixa de pagar seu IPTU, a Procuradoria Geral Municipal é a responsável por fazer sua inclusão no cadastro de dívida ativa do IPTU. Então, se você está em débito no IPTU do seu imóvel, deve procurar esse órgão para verificar se está inscrito no cadastro de dívida ativa do IPTU.

Acesse o site da Procuradoria Geral do seu estado e veja o procedimento para quitar sua dívida!

Nunca deixe de consultar o status da sua dívida ativa no Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região periodicamente.

Primeiros passos para lidar com as dívidas ativas

Confira todos os registros:

  • Existem muitos golpes que simulam uma dívida ativa com o estado e não são verdadeiras. Então, primeiro confira nos canais oficiais para ter certeza que a dívida existe, está ativa e em seu nome ou de sua empresa.
  • Some todos os valores e confira os prazos.

  • Para ter uma boa noção da situação, coloque em um papel ou planilha todas as dívidas, valores, juros por mês, datas de vencimento e faça a matemática em quanto tempo conseguiria todas pagar elas.
  • Planeje seu pagamento considerando sua receita atual.

  • Organize as finanças para sobrar mais e que dívidas deve pagar primeiro, por ordem de atraso e considerando as consequências de não pagá-las.

Soluções rápidas para dívidas ativas

Empréstimos pode ser a melhor solução a curto prazo, faça uma simulação rápida e veja quanto teria disponível para resolver o caso.

phone

Como Sair das dívidas ativas

Analise todas as opções e escolha as melhores formas de lidar com as dívidas ativas, muitas vezes a mistura entre as opções pode ser a melhor opção.

dinheiro

Avalie seu crédito na praça 
com um empréstimo online

Mesmo negativado, é possível conseguir crédito online e pode quitar a dívida ativa, permitindo um parcelamento do débito enquanto libera o bem para uso. É muito pior ter o carro apreendido devido o IPVA atrasado do que ter um empréstimo parcelado para pagar todo mês, certo?
Carro

Liquidar os bens

No caso de impostos sobre carros, imóvel ou demais impostos, uma saída possível da dívida ativa pode ser vender o bem, parar com o crescimento da dívida e eventualmente lucrar algum dinheiro. 
No caso de uma empresa, muitas vezes faz sentido fechar a empresa, veja com seu contador. Procure referências de valores de bens semelhantes aos seus em sites de vendas como a olx, mercado livre e 
quinto andar.
Mensagem

Renegociar com Estado

Renegociações de dívidas ativas são um pouco mais complicadas que outras dívidas, mas dependendo da situação o governo oferece condições especiais para quitação. Ao acessar o website do governo específico é possível ver canais de comunicação para essa tentativa.

Perguntas mais comuns sobre Dívidas ativas

O que acontece com quem não paga o IPTU?

Você pode ser inscrito na dívida ativa do município. Terá que pagar o que deve ou então não conseguirá vender ou alugar seu imóvel. Se a dívida continuar a crescer, há o risco de penhorar bens ou do próprio imovel para saldar o que deve.

O que acontece quando não se paga IPVA?

Você corre o risco de ser multado, levar pontos na carteira e ter seu veículo apreendido. Ainda pode ser inscrito na dívida ativa do estado, gerando restrições no seu CPF.

O que acontece se eu não pagar o ISS?

Se você não for isento, como qualquer outro pagamento ao governo, o acúmulo de dívidas do ISS pode cadastrá-lo no CADIN, gerando restrições no seu CPF ou CNPJ.

Posso ser preso por dívida ativa?

Somente por falta de pagamento do ICMS, de acordo com recente decisão do STF. Para outras inscrições na dívida ativa, a punição mais grave é a penhora de bens.

Qual dívida ativa pode penhorar bens de família?

Qualquer que seja a dívida ativa em que esteja inscrito, federal, estadual ou municipal, se sua dívida alcançar grandes valores, o governo pode fazer a penhora de seus bens.