Como começar a investir em ações?

Já pensou em ganhar dinheiro sem precisar, de fato, trabalhar por ele? Investir em ações é uma das formas de ter rendimentos de maneira passiva – você investe o seu dinheiro e recebe de acordo com a distribuição dos dividendos ou com a valorização dos ativos.
Mas, esse tipo de investimento não tem só vantagens – é possível ter prejuízos também.
Por isso, confira aqui as principais dicas para minimizar os riscos e investir em ações de maneira responsável e segura!


SuperSim: empréstimo para investir no seu futuro! Simule agora!



Como investir em ações?

Investir sem medo: descobrindo a dinâmica do investimento em ações.

Investir em ações, como foi dito, pode ser uma excelente fonte de renda, mas demanda alguns cuidados, já que pode, ao mesmo tempo, causar prejuízos.
Portanto, a melhor maneira de começar é estudar o comportamento das empresas, entender quais são confiáveis, quais são sólidas, quais têm chances de perder valor e quais estão prestes a falir.
Desse modo, também é importante acompanhar o movimento do mercado de maneira ampla, por exemplo: quais empresas estão sendo impactadas pelas guerras, crises ambientais, crises políticas, entre outros.
Não tem jeito – ler as notícias, especialmente sobre economia, é um exercício importante para quem pretende começar a aplicar seu dinheiro em ações.

Apesar desses cuidados, que são indispensáveis, o investimento em ações pode ser acessível a todos; não é à toa que a popularidade desse tipo de aplicação só cresce entre os investidores iniciantes.
Veja a seguir algumas dicas para tornar a sua trajetória como investidor bem mais tranquila!

O que são ações?

Imagine a sua padaria favorita: o pão quentinho, os bolos deliciosos e o atendimento simpático dos donos.
Você acredita no potencial de crescimento desse negócio, confia na gestão e percebe que ele é super lucrativo.
Seria bom ser dono de um negócio assim, certo? Mas, nem sempre é possível realizar todo o trabalho e investimento que envolve a abertura e gestão de uma empresa.
Em outras palavras, como não dá para comprar a padaria inteira, seria interessante comprar um pedacinho desse negócio, tornando-se uma espécie de sócio?

É exatamente assim que funcionam as ações: cada uma delas simboliza uma pequena parte de uma empresa.
Sendo assim, ser dono desses pequenos “pedacinhos” de uma empresa traz algumas vantagens:

Ao mesmo tempo, há riscos:



Investimento em ações

Como começar a comprar ações com mais segurança?

Duas dicas simples para quem quer começar a investir são: a diversificação e a paciência.


Construa uma carteira de investimentos diversificada

O mercado de ações é extremamente volátil e sensível a qualquer evento importante que acontece no mundo. Por isso, uma boa forma de se proteger é construir um portfólio de investimentos bem diverso. Dessa forma, se um setor da economia enfrentar crises, pode ser que os outros setores permaneçam estáveis. Assim, a sua perda será limitada.


Considere que esse é um investimento a longo prazo

Além do “sangue frio” é fundamental ter paciência, ao investir em ações. Isso ocorre porque o valor de uma empresa oscila. Portanto, se uma empresa perder valor o ideal é esperar até que ela volte a se valorizar, antes de vender as ações.
É claro que essa decisão depende de outros fatores – em casos extremos, pode ser que a empresa nunca volte a aumentar de valor.

Como alinhar os investimentos aos objetivos financeiros pessoais?

Antes de se decidir por qualquer tipo de investimento, é essencial que haja uma análise do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros pessoais. Isso significa que, para cada objetivo e para cada perfil, há tipos de investimentos diferentes, por exemplo:

Se o seu objetivo é comprar o primeiro imóvel, o melhor investimento é aquele que oferecer riscos mais reduzidos e ganhos previsíveis, como uma aplicação em renda fixa.

Agora, se deseja construir uma reserva de emergência, o melhor investimento certamente não será em compra de ações – é importante que esse dinheiro seja reservado em uma aplicação segura, com liquidez e baixíssimo risco.

Empréstimo para investir

De forma geral, o uso do empréstimo para investir só deve ser considerado em casos bem específicos, como quando surge uma oportunidade imperdível.
Entretanto, ações são ativos instáveis: podem valorizar e podem desvalorizar, podem dar lucros e podem dar prejuízos. Os empréstimos têm custos fixos, previamente negociados.

Desse modo, a não ser que o custo do empréstimo seja inferior aos ganhos com os investimentos, o uso não é recomendado.

Comece a investir o quanto antes!

O investimento em ações é um processo de longo prazo – não pense que o retorno virá imediatamente. Contudo, antes de arriscar, pesquise, estude, acompanhe a dinâmica do mercado e tenha paciência.
Com o tempo, se continuar a aplicar com responsabilidade, você poderá ver seus investimentos crescerem e se tornarem fontes de renda passiva extremamente lucrativas.
Vale lembrar que não é preciso ter muito dinheiro para começar – há opções para todos os bolsos.

Comece a sua jornada como investidor com a ajuda da SuperSim!

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
luana
Você também vai gostar: