Já recebeu uma mensagem do seu banco avisando que você tem crédito pré-aprovado, mas não entendeu o que isso significa? A gente te explica! O crédito pré-aprovado nada mais é do que o valor que o seu banco disponibiliza para que você possa solicitar um empréstimo pessoal.
Para chegar a esse valor ele considera o seu score de crédito, histórico de pagamentos e outros pontos importantes. Quanto melhor é a sua imagem no mercado de crédito, ou seja, quanto menos dívidas você tem no seu nome e conforme paga as suas contas em dia, maior é o valor pré-aprovado liberado para você.
É importante, porém, saber que nem sempre o valor pré-aprovado será o valor final do seu empréstimo caso a sua proposta seja aprovada, por isso é importante também entender a diferença entre essas duas modalidades de crédito.
Diferença entre crédito pré-aprovado e crédito aprovado
O crédito pré-aprovado, como você já sabe, é o valor que o banco ou instituição financeira avisa que está disposto a te emprestar após uma análise superficial da sua situação financeira. Não significa que esse será o valor definitivo do seu empréstimo, mas sim o valor que você pode conseguir caso a sua proposta seja aprovada.
Já o empréstimo aprovado é a sua proposta definitiva, ou seja, o valor final liberado para você com todos os detalhes do pagamento, ou seja, taxas de juros, quantidade de parcelas e o que mais for importante. Para chegar a esse valor, o banco faz uma análise de crédito mais aprofundada, solicitando comprovantes de renda e outros documentos.
É importante lembrar de calcular também o impacto das taxas de juros e demais encargos que fazem parte do Custo Efetivo Total (CET) do seu empréstimo para saber exatamente como esses adicionais nos valores que você pagará mensalmente nas parcelas do empréstimo afetarão o seu orçamento.