Cartão de crédito para negativado: saiba mais sobre o assunto

No geral, o consumidor negativado é aquele que está com dívidas de qualquer natureza em aberto. Pode ser uma dívida de consumo, a parcela de um bem, ou qualquer outra conta que, por contrato, possa levar à inclusão do nome do devedor nos órgãos de proteção ao crédito.

Ao detectar essa pendência e a sua falta de pagamento, a empresa solicita que o nome seja registrado como inadimplente. A partir daí, fica mais difícil conseguir facilitar novos pagamentos, o que pode levar a pessoa a recorrer a um cartão de crédito para negativado.

Você está vivendo essa situação ou conhece alguém assim e quer ajudar? Veja o post que preparamos sobre o assunto.

 

Como é feita a análise de cartão de crédito para negativado?

Independentemente de você estar negativado ou não, ao solicitar um cartão de crédito ou empréstimo, o banco ou instituição financeira vai fazer uma análise para garantir que você pode pagar as mensalidades. Caso seu nome não esteja registrado em nenhum órgão de proteção ao crédito, será definido um valor mensal liberado.

Para isso, é necessário informar seus dados básicos, como CPF, telefone, endereço, profissão e comprovante de renda. A partir daí, o banco ou emissor do cartão de crédito vai consultar se existe alguma restrição. Caso positivo, possivelmente, será negado.

Com a negativa em mãos, será preciso partir para as opções de cartão de crédito para negativado. Uma alternativa é solicitar o cartão de débito, caso seja disponibilizado pela operadora com a qual tentou o crédito.

Bancos como o Inter têm cartão de débito e cartão pré-pago. Após um tempo utilizando o pré-pago e limpando seu nome, poderá ser oferecido o crédito. Estabelecendo uma rotina de pagamentos em dia, nada impede que o banco vá aumentando o limite gradualmente.

 

Qual a relação de estar negativado com a análise de crédito?

Como explicamos, todas as pessoas que solicitam crédito no mercado passam pela mesma análise. Ao estar negativado, as restrições no nome aparecem nos órgãos de proteção ao crédito. Podem ser consultados:

Esses percalços prejudicam seu perfil de crédito, que define como é o seu relacionamento com o mercado. É nessa hora que entra o famoso Score do Serasa.

Essa é a pontuação que define como anda a sua saúde financeira, e que cai drasticamente a cada dívida contraída. Mesmo que você tenha uma boa renda, considerada acima dos padrões, se o seu nome estiver sujo, o Score vai cair. Tome cuidado e mantenha as contas sempre em dia.

 

Quais as vantagens de ter um cartão de crédito para negativado?

Ter um cartão de crédito, independentemente de estar negativado ou não, é vantajoso. O cartão dá acesso a benefícios, como recarregar o celular com descontos, fazer compras e solicitar serviços por aplicativos que ainda não aceitam Pix, assinar serviços de streaming (como Netflix e outros) que não aceitam a função débito e realizar pagamentos com descontos em cartão recorrente.

Alguns oferecem, ainda, menores taxas de juros, são aceitos no exterior, permitem saques gratuitos nos caixas do Banco24Horas, têm programa de fidelidade e vantagens para o usuário receber alguns mimos em programas de fidelidade. Há muitas facilidades que uma pessoa que tem um cartão de crédito comum também teria.

 

Que opções os usuários têm ao não conseguir um cartão de crédito?

A vida do brasileiro não anda muito fácil. Além da alta dos preços, anualmente, as pessoas precisam renovar seus compromissos. Seja pagando o IPVA do carro, seja renovando a matrícula da escola dos filhos ou do plano da academia, uma hora a conta chega.

emprestimo pessoal online versus cartão de credito

Ter um cartão de crédito facilita esse processo. Para algumas coisas, a pessoa pode conseguir dividir o valor em mais parcelas, suavizando os pagamentos mensais. Para outras, pode receber descontos ao contratar o serviço por mais tempo.

O problema é que, para quem está negativado, isso se torna mais difícil, mas não impossível! Para quem está inadimplente e precisa de acesso a crédito, alguns bancos dispensam consulta ao SPC e Serasa e acabam emitindo o cartão com limite baixo. Outras instituições trabalham com o cartão pré-pago ou cartão de crédito consignado.

 

Cartão pré-pago

No pré-pago, você não pode parcelar as compras e deve depositar o valor que deseja, mas consegue usá-lo na função crédito para pagar pelos serviços onde não aceitam outra forma de pagamento.

 

Cartão de crédito consignado

Exclusivo para servidores públicos federais, aposentados e pensionistas do INSS. O valor mínimo da fatura é descontado diretamente na folha de pagamento.

 

Empréstimo consignado

Existem empresas no mercado que concedem empréstimos para negativados com o celular como garantia. Dessa forma, você garante dinheiro na conta em poucos minutos para quitar dívidas, aumentar seu score e reorganizar a vida financeira. Assim, poderá conseguir obter um cartão de crédito com mais facilidade.

 

Quais são os cartões mais prováveis de aprovação?

Ter um cartão de crédito para negativado é uma missão difícil, mas não impossível. Algumas instituições são reconhecidas por facilitar a aprovação e conceder certo limite. Veja quais são elas.

 

Santander SX Visa

O cartão Santander SX, bandeira Visa, é um cartão de entrada do banco e, apesar da análise de crédito, aprova para negativados. No entanto, a pessoa que está tentando e não tem conta no Santander precisa de renda mínima de R$1.045,00, e o cartão apresenta anuidade.

O valo pode ser zerado quando o usuário acumula R$100,00 em compras por mês, ou se cadastra o CPF e o celular como chave Pix no banco.

Benefícios do cartão

 

Cartão BMG Mastercard

Diferentemente do Santander SX, o cartão da BMG tem bandeira Mastercard e não cobra anuidade nem taxa de manutenção. Além disso, a sua conta é digital — como em bancos como C6, Nubank e Inter.

Além do cartão BMG conceder limite para negativados, entre os benefícios está o cashback (dinheiro de volta) de 0,20% nas compras realizadas com o cartão.

Benefícios do cartão

 

Cartão WillBank Mastercard

O WillBank é um cartão que também realiza a análise de crédito dos futuros usuários, mas por ser um banco digital moderno e novo no mercado, também aprova pessoas com o nome negativado. O cartão é sem sem tarifas e sem anuidade.

Entre os benefícios do WilllBank, estão os saques grátis ilimitados na rede Banco24horas, descontos em parceiros de e-commerce e possibilidade de pagamento de boletos com o cartão de crédito.

Benefícios do cartão

Como a pessoa pode ter organização financeira e manter o nome limpo?

Sua vida financeira não precisa ser um caos. Se as coisas estão difíceis, com um pouco de organização e paciência, você consegue colocar as coisas no eixo e manter seu nome no azul. Veja algumas dicas simples para ter o orçamento equilibrado.
 

Siga um calendário financeiro

Se você tem problemas em arcar com seus compromissos financeiros, crie seu próprio calendário. Coloque suas principais contas mensais e anuais, como IPVA, aluguel, ou pagamento de um empréstimo. Dessa forma, você consegue visualizar como seu salário está comprometido a curto, médio e longo prazos.
 

Separe 20% da sua renda

Todo mundo deveria ter uma reserva de emergência para apagar possíveis incêndios, como um tratamento de saúde, uma dívida inesperada ou perder o emprego. Isso evita que você use seu acerto ou contraia dívidas caso demore mais tempo do que o término do seguro desemprego para encontrar um novo trabalho.
 

Limite o orçamento para gastos com a diversão

O que você gasta para se distrair e se divertir também deve ser planejado e calculado. Não comprometa mais do que 20% da sua renda com esse tipo de gasto.
 

Defina metas financeiras específicas

Use números e datas para descrever o que você deseja realizar com seu dinheiro. Quantas dívidas você quer pagar, quantos bens você quer comprar, as viagens você quer fazer e quando você pretende realizar isso? Defina suas metas, seus objetivos e os prazos para que sejam atingidos.
 

Acompanhe seus gastos

Ao receber o salário, pague todas as suas contas prioritárias e guarde o dinheiro da sua reserva de emergência. Só depois, separe o orçamento destinado para a diversão. No decorrer do mês, acompanhe seus gastos com as dicas dadas anteriormente.

Esperamos que as informações contidas nesse manual sobre cartão de crédito para negativado possam ajudar você, ou as pessoas que você conhece, a conseguirem se organizar financeiramente, como também, a conquistar o cartão ideal para facilitar o dia a dia e ter algumas vantagens nos pagamentos.

Você está no vermelho? Talvez possamos ajudar. Simule nosso empréstimo pessoal usando o seu celular como garantia e coloque suas contas em dia.

Simule seu empréstimo

 

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: