Saber como funciona a Alexa é entender o quanto a revolução digital tem apresentado cada vez mais alternativas para facilitar o nosso dia a dia. Esse é o caso das assistentes virtuais, que podem nos ajudar em diversas situações com apenas um comando de voz.

Seja em e-commerces, seja em casa, provavelmente, você já utilizou ou interagiu alguma vez com uma assistente virtual. Mas apesar de essa tecnologia já estar presente em nossas vidas há algum tempo, atualmente, essas ferramentas se encontram mais desenvolvidas e tecnológicas, podendo trazer muita praticidade e comodidade para a nossa rotina.

Neste artigo, vamos explicar o que são as assistentes virtuais, comentando sobre os objetivos e funcionalidades da Alexa e como ela pode facilitar o seu dia a dia. Também vamos mostrar por que esses dispositivos são ideais para casas inteligentes (Smart Homes), como escolher o modelo mais adequado e quais são as principais versões e faixas de preço. Boa leitura!

O que são as assistentes virtuais?

Assistentes virtuais são softwares que efetuam ações solicitadas por meio de um comando de voz. Uma das mais conhecidas é a Alexa, da Amazon. Outros exemplos são a assistente do Google e a Siri, da Apple. Utilizando a inteligência artificial, as assistentes virtuais funcionam com o sistema machine learning (aprendizado de máquina), o que confere a capacidade de assimilação de textos ou comandos de voz.

A principal característica desse tipo de aprendizagem é a sua constante evolução obtida com o acúmulo de conhecimentos. Isso porque as assistentes virtuais se adaptam gradualmente às preferências e perguntas dos usuários, acumulando informações para responder às demandas de maneira personalizada.

Características da Alexa

A Alexa foi lançada em 2014, com o Echo, caixa de som acoplada a ela. Diferentemente de outras assistentes virtuais, ela não está atrelada diretamente a um sistema operacional específico. Dessa forma, é compatível com sistemas como IOS, Android, Windows e outros dispositivos, tais como:

A tendência é que essa lista cresça, conforme o desenvolvimento de aplicativos que possam ser ativados com a assistente virtual.

Objetivos

A Alexa se popularizou nos Estados Unidos e vem alcançando cada vez mais públicos em diversos países. Desde a sua origem, seu principal objetivo é ser útil no cotidiano dos usuários e, para isso, disponibiliza funcionalidades direcionadas, principalmente, para simplificar e agilizar as tarefas diárias.

Funcionalidades

A Alexa está sempre pronta para atender o usuário, bastando estar conectado à internet. Suas funcionalidades abrangem desde responder simples perguntas até o gerenciamento de agendas e interações mais ‘humanas’, como ler livros e contar piadas.

A lista de funcionalidades é imensa e aumenta cada vez mais. É possível navegar por diversos assuntos, como clima, comida, esportes, filmes, saúde e bem-estar, viagens e muitas outras modalidades.

Além disso, permite a interação com dispositivos integrados diretamente de fábrica, como televisores, aparelhos de som, câmeras e lâmpadas. Dessa forma, é possível realizar a automação residencial para acender lâmpadas, ligar aparelhos e diversas ações que podem ser realizadas por um comando de voz.

O que é a Echo Dot e para que serve?

Echo se refere a uma linha de Smart Speakers da Amazon, incorporada à Alexa. A Echo Dot é uma versão “mini” dessa empresa. Esse gadget (dispositivo eletrônico portátil) funciona com a assistente de voz da Alexa para responder a comandos, reproduzir músicas e interagir com o usuário.

Por meio desse dispositivo, é possível solicitar uma pizza, chamar um Uber, controlar aparelhos conectados, entre outras funções. Suas especificações incluem:

Como a Alexa pode facilitar a vida das pessoas?

Basta uma palavra para “despertar” a assistente virtual e fazer uma pergunta ou dar um comando. Essa palavra de ativação pode ser configurada como “Alexa”, “Amazon” ou “Echo”. Dessa forma, os microfones ficam atentos para ouvir e responder instantaneamente ao solicitado.

Assim, quando a palavra de ativação é ouvida pela Alexa, basta seguir com a solicitação. Exemplo de comando: “Alexa, defina um alarme para amanhã às 7h da noite”.

Esse pedido é gravado e enviado para os servidores da Amazon, onde é feito o processamento da solicitação e, em seguida, devolvido ao usuário. Tudo ocorre de maneira instantânea.

Dessa forma, você pode configurar diversos alarmes, pedir informações sobre a previsão do tempo ou solicitar a execução de uma playlist. Também é possível interagir com eletroeletrônicos e diversos dispositivos tecnológicos, como lâmpadas inteligentes, interruptores e controles remotos.

A seguir, conheça as funções nativas que integram a assistente virtual no Brasil. Com o passar do tempo e o aperfeiçoamento tecnológico, mais comandos estarão disponíveis em nosso idioma. Confira!

Realizar chamadas telefônicas

A Alexa faz ligações telefônicas por meio de um comando com o nome da pessoa a ser contatada. Caso a chamada não seja atendida, ela pode deixar um recado por você.

Organizar a agenda

Essa assistente inteligente organiza a sua rotina, marca compromissos e consegue até alterar datas e programar alarmes para atividades agendadas.

Fazer a leitura do noticiário atualizado

Com a assistente virtual, é possível saber de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. As notícias podem ser escolhidas por assunto (política, economia, entre outros) e até pelo nome do veículo de comunicação (Folha de São Paulo, Estadão etc.).

Ouvir músicas ou assistir filmes

A partir de um comando específico, você pode ouvir músicas e escolher filmes. A solicitação pode ser atendida pelo nome de um cantor, artista e gênero. Por padrão, a Alexa utiliza o Amazon Music, o YouTube Music e o Google Assistente, mas é possível configurar a assistente para Apple Music, Spotify, Deezer, entre outros serviços.

Se tiver mais de um dispositivo Echo ou outro compatível, é possível colocar a mesma música para tocar em ambientes diferentes da casa. Dependendo dos serviços e aplicativos que utiliza, você também pode pedir um podcast específico, estação de rádio ou a leitura de notícias dos principais meios de comunicação.

A Alexa também pode ajudar na escolha de um filme ou série na Amazon Prime Vídeo ou Netflix.

Chamar um Uber

A maioria dos aplicativos já estão se adaptando às assistentes inteligentes. O Uber é um deles: basta pedir, que a Alexa faz o chamado.

Fazer compras diversas e pedir comida

Caso você tenha dados financeiros em sua conta, poderá utilizar comandos de voz e pedir à assistente para comprar produtos do dia a dia. A Alexa aceita pedidos de comida em redes como Domino’s Pizza, Ifood, Pizza Hut, entre outras.

Responder perguntas e pedir conselhos

A assistente virtual possui uma ferramenta desenvolvida pela Amazon chamada “mecanismo de busca de habilidades”. Com isso, ela consegue encontrar informações sobre, praticamente, todos os assuntos. Assim, é possível perguntar sobre diversos temas, solicitar sugestões e até dicas sobre produtos, por exemplo.

Usar skills

A assistente virtual possui aplicativos, também conhecidos como Skills, desenvolvidos por outras empresas que permitem ativar ações por voz, como verificar se um restaurante está aberto ou refazer um pedido em um aplicativo de delivery.

Entreter as crianças e contar piadas

A Alexa tem diversos jogos de perguntas e respostas de que as crianças costumam gostar muito e, dessa forma, consegue entretê-las por horas. Além disso, é possível pedir para contar histórias e piadas. Esses acervos são sempre renovados.

Obter informações sobre o tempo e trânsito

Antes de sair de casa, pergunte à assistente: “Alexa, hoje vai chover?” ou, talvez, “Alexa, como está o trânsito em determinada rua?”. Ela responderá prontamente, com precisão, dando, inclusive, direcionamentos sobre rotas e tempo de chegada ao local.

Por que a Alexa é ideal para casas inteligentes?

Com apenas um comando de voz, você pode ter muito mais conforto e praticidade. Se em sua casa há outros dispositivos inteligentes, como eletroeletrônicos Smarts, a Alexa pode fazer diversas tarefas por você, conforme mostramos a seguir.

Controlar aparelhos elétricos

A assistente virtual consegue acender ou apagar as luzes e até mesmo ligar e desligar a televisão. Para isso, basta dar o comando: “Alexa, ligue a TV”.

Ajudar nas tarefas

Com a assistente virtual, é possível obter ajuda para se lembrar de determinado roteiro para chegar a algum lugar, preparar receitais, entre outras atividades. Isso tudo já está na memória da Alexa e pode ser acessado a qualquer hora.

Ajudar um robô na faxina

Caso você possua um iRobot ou algo similar, é possível comandá-lo via assistente virtual para ajudar na limpeza da casa.

Acionar dispositivos inteligentes

Uma das funções mais úteis de assistentes virtuais como a Alexa é o comando de voz, que pode ser utilizado para controlar dispositivos inteligentes e conectados, como:

Esses dispositivos Smart são cada vez mais comuns no Brasil. Em geral, são fáceis de configurar com o app da Alexa no celular. Em alguns casos, pode ser necessário também instalar o aplicativo do fabricante de determinado produto para acessar todas as funções.

Criar rotinas

Você também pode planejar rotinas da Alexa com dispositivos conectados. Exemplo disso é programar para acender as luzes em um mesmo horário e reduzir a sua intensidade no final da noite. Além disso, é possível, ao chegar em casa, ligar as luzes, o ar-condicionado e trancar a fechadura inteligente com um comando de voz.

Como escolher o modelo ideal de assistente virtual?

Para saber escolher o modelo ideal de assistente virtual, é preciso, antes, conhecer os modelos disponíveis e suas respectivas funções para avaliar qual atende melhor às suas necessidades. Para isso, é fundamental fazer um planejamento financeiro para não prejudicar os demais compromissos assumidos e economizar nas compras do mês.

Além disso, é preciso considerar o seu padrão de vida para comprar um modelo adequado às suas condições financeiras e necessidades reais. Afinal, não é necessário adquirir um dispositivo que liga a sua máquina de lavar se ela não for um aparelho Smart.

Quais os principais modelos e faixa de preços?

A Amazon conta com quatro linhas disponíveis no mercado. A seguir, conheça os principais modelos e respectivas faixas de preço.

Echo Dot – 3ª geração

Esse é o modelo mais simples e popular da Alexa. Ele conta com:

Pode ser encontrado nas cores branca, preta, cinza e rosa. A faixa de preço varia a partir de R$ 331,00.

Echo Show

Esse modelo está disponível em diversas versões. A mais simples, que é o Eco Show 5, conta com:

Pode ser encontrado nas cores preta e branca. A faixa de preço varia a partir de R$ 569,00.

Novo Echo Dot – 4ª geração com som premium e hub para casa inteligente

Essa geração do Echo pode ser encontrada em diversas versões. A mais sofisticada apresenta:

Ele pode ser encontrado nas cores azul, preta e cinza. O preço varia a partir de R$ 664,00

Echo Studio – Smart Speaker

Essa é uma versão mais robusta, que conta com:

Pode ser encontrado na cor preta e seu preço varia a partir de R$ 1614,00.

Conforme mostramos ao longo deste artigo, as assistentes virtuais já são uma realidade que pode ser experienciada no dia a dia. Nesse sentido, saber como funciona a Alexa e conhecer seus diferentes modelos é importante para conseguir optar pelo mais adequado, sem gastar muito. Contudo, é importante não se esquecer de que existe vida fora internet e ela pode ser muito gratificante!

Gostou de saber mais sobre a Alexa da Amazon? Caso queira acompanhar artigos como este, sugerimos assinar a nossa newsletter gratuita para receber conteúdos atualizados diretamente em sua caixa de e-mail!