dinheiro emprestado na hora sem burocracia para lidar com a inflação

Dinheiro emprestado na hora para conter o impacto da inflação

Por que está tudo tão caro no Brasil?

Veja os 3 principais motivos da inflação e, de quebra, algumas dicas para driblar os preços altos, até a crise terminar.

Qualquer pessoa normal pôde perceber, nos últimos tempos, que quase tudo está mais caro. A alta de preços atrapalha a vida a todos nós: desde a ida ao supermercado, até a compra de bens duráveis, como eletrodomésticos, automóveis e até imóveis. Quer entender melhor como funciona a inflação, que tem interferido nos preços e esvaziado o seu bolso? Vamos esclarecer adiante.

O que é inflação?

Basicamente, a inflação significa um excesso de dinheiro circulando nas mãos das pessoas. A princípio, parece até uma coisa positiva, mas não é. O dinheiro circulando, em excesso, perde o valor — há uma redução no poder de compra. Logo, o preço das coisas aumenta.

O que causa a inflação?

Quem viveu nas décadas de 1980 e 1990, sabe que cada visita ao supermercado causava espanto. Entretanto, desde o início do Plano REAL, pudemos contar com uma estabilidade aceitável nos preços das coisas. Atualmente, atravessamos alguns anos de muitas incertezas na economia. Passaram-se 2 anos de pandemia, piorando ainda mais o cenário que já era problemático. O resultado foi: taxas recordes de desemprego, problemas políticos e institucionais.
Caso preciso de dinheiro urgente, você também pode contar com um empréstimo pessoal urgente

Simule um emprestimo pessoal


 
empréstimo online com garantia de celular resolve seu problema de falta de dinheiro

Está sem dinheiro? Simule um empréstimo online com garantia de celular

Os 3 principais motivos para a atual inflação

Recentemente, podemos perceber 3 grandes causadores da inflação no Brasil.

Crise sanitária

A pandemia formou um panorama desfavorável ao crescimento econômico: trabalhadores parados, fábricas produzindo menos, desemprego, redução do consumo, menos crédito pessoal em empréstimos e empresas fechando. Para tentar remediar a situação crítica, o governo injetou dinheiro na economia, aumentando a quantidade de moeda circulante. E mesmo assim, infelizmente as medidas não foram eficientes para amenizar a crise.

Regulação do preço do combustível pela cotação internacional.

O Brasil há poucos anos, passou a cotar o valor do petróleo produzido aqui, conforme o valor praticado internacionalmente. Portanto, qualquer oscilação causada por motivos internacionais, impactam o valor do preço do combustível no país. Em consequência disso, a alta do valor do combustível foi maior que 40%, para o consumidor final, encarecendo toda a cadeia de produção do país.

Alta do dólar

A desvalorização do Real, em relação ao dólar, fez com que a maioria dos insumos para a produção nacional ficassem mais caras, porque são importadas e cotadas em dólar.

Recorde da inflação.

A inflação bateu um recorde que há muito tempo não era visto. Os índices apresentaram aumento de 10,06%, o mais alto patamar dos últimos 6 anos. Alguns itens tiveram aumentos ainda maiores, como a gasolina, por exemplo: – Seu rendimento em itens básicos, como alimentação, medicamentos, transporte etc. Veja abaixo o principal indice usado para medir a inflação:
Local IPCA [Dez/2021] INPC [Dez/2021]
Brasil 0,73% 0,73%
Aracaju (SE) 0,92% 0,92%
Belém (PA) 0,95% 0,87%
Belo Horizonte (MG) 0,75% 0,77%
Brasília (DF) 0,46% 0,49%
Campo Grande (MS) 0,47% 0,45%
Curitiba (PR) 0,51% 0,29%
Fortaleza (CE) 0,55% 0,59%
Goiânia (GO) 0,58% 0,67%
Grande Vitória (ES) 0,73% 0,50%
Porto Alegre (RS) 0,83% 0,88%
Recife (PE) 1,05% 1,05%
Rio Branco (AC) 1,18% 1,05%
Rio de Janeiro (RJ) 0,70% 0,67%
Salvador (BA) 1,04% 1,18%
São Luís (MA) 0,94% 0,99%
São Paulo (SP) 0,70% 0,60%
O governo usa IPCA como o índice oficial de inflação para o Brasil. Ele serve de referência para as metas de inflação e para as alterações na taxa de juros. (fonte: ibge)
 

As consequências são graves.

Os problemas causados pela inflação alcançam as mais diversas esferas da economia do país, como em um “efeito dominó“. A alta dos preços influencia diretamente a taxa de juros, que aumenta, encarecendo o custo do crédito e desmotivando investimentos. Com isso, o crescimento econômico é bruscamente reduzido, causado ainda mais desemprego e problemas sociais. Há menos recursos para investir em políticas públicas e sociais, visto que aumenta o custo dos juros. Ou seja, o dinheiro não é suficiente para minimizar os danos causados pelo desequilíbrio econômico. Inclusive o aumento das restrições para empréstimos pessoais no país, negando mais pessoas ao acesso à crédito para se reestabelecer.
empréstimo com celular de garantia te ajuda a fazer compras emergenciais

Driblando a alta de preços

Para conseguir escapar da inflação, siga as 3 dicas a seguir:
  1. Cortar o consumismo desnecessário e o desperdício — Evite estocar produtos e comprar itens que não sejam realmente necessários no momento.
  2. Comparar os preços — Pesquise o preço antes de comprar, use e abuse da internet para encontrar as melhores ofertas, cupons de desconto e promoções.
  3. Pechinchar — Peça descontos sempre que for comprar. Na maioria das vezes, você conseguirá abatimento do valor cobrado.

Sabia que cobrar preços abusivos é ilegal?

No código de defesa do consumidor, artigo 39, está disposta a ilegalidade da prática de cobrança abusiva de preços. Mas como saber se a cobrança é abusiva e o que fazer para denunciar? A elevação de preços precisa, em primeiro lugar, ser justificada por algum motivo. Há escassez em matéria-prima, há desvalorização da moeda, o aumento é equivalente à média da inflação no período? Se o preço alto não for justificado por estes motivos, denuncie ao PROCON da sua cidade.

A boa notícia é que toda crise termina

Por pior que seja a situação, ela passa. Tudo passa. Então, o mais recomendado é reduzir os gastos e esperar o problema terminar. Para sair do aperto, considere solicitar empréstimo online com garantia de celular. Você tem muito mais chance de conseguir aprovação do dinheiro emprestado na hora, com total comodidade para você. O empréstimo com celular de garantia foi a solução encontrada pela SuperSim para facilitar o acesso ao crédito. Se você está negativado ou sem renda fixa, peça o empréstimo com celular de garantia e conquiste a sua tranquilidade para sair do sufoco. É muito simples: para solicitar seu empréstimo online com garantia de celular, basta acessar o site e preencher o cadastro. É super rápido e sem burocracias desnecessárias: tenha dinheiro emprestado na hora, sem aborrecimento e sem preocupação. Após a aprovação do seu pedido de empréstimo online com garantia de celular, o dinheiro é depositado na sua conta em até 30 minutos (consulte as regras). A SuperSim te oferece flexibilidade: você escolhe a melhor maneira de parcelar seu pagamento. Simule sem compromisso e encontre o formato que seja melhor para você.

Solicite um empréstimo 100% online

  Assim, você conseguirá resolver os problemas mais urgentes e ganhará tempo para reorganizar suas finanças com calma. A tendência é que a situação econômica melhore para todos. E quando a crise passar, os problemas financeiros poderão ser resolvidos com muito mais facilidade.