Certos momentos da vida, as dívidas podem sair do controle e desmoronar de vez a vida e o planejamento financeiro. E por mais que busquemos outra opção, o empréstimo pode acabar sendo a melhor solução.

Mas será que é possível ter acesso a algum tipo de crédito mesmo estando negativado? A resposta é sim e você vai entender como funciona tudo , fique atento aos próximos tópicos.

Estou negativado, e agora?

É importante lembrar que antes de negativar o nome de um cliente, a instituição responsável pelo pedido de anotação deve avisar ao cliente sobre essa inscrição caso não haja negociação.

Com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito o cliente enfrenta alguns problemas. A concessão de crédito fica mais escassa. Há  problemas para conseguir um cartão de crédito, comprar um carro ou imóvel, conseguir um crediário ou um empréstimo pessoal. 

Caso isso aconteça, a melhor coisa a ser feita é procurar o credor e tentar uma negociação. Assim que pagar a primeira parcela, o nome do cliente já é retirado do cadastro.

Posso ter acesso ao crédito mesmo estando negativado?

Se você ainda não conseguiu negociar e precisa de crédito, saiba que há algumas instituições que oferecem esse serviço. E atualmente, com a tecnologia e modernização, tudo fica mais fácil. 

Para pedir um empréstimo, por exemplo, já não se faz necessário ir até ao banco e solicitar ao gerente. Na maioria das situações, já é possível solicitar através do site ou aplicativo, enviar todos os documentos necessários e aguardar a aprovação. 

Caso seja aprovado, o cliente recebe o dinheiro em sua conta corrente. E o melhor: tudo isso sem precisar sair de casa.

Mas por que os bancos emprestariam dinheiro para pessoas que estão com o nome negativado?

Pois bem, há instituições que realizam operações de empréstimo para negativados. Isso porque as instituições, muitas vezes, avaliam outros requisitos e não somente o nome no cadastro de devedores. 

Dentre alguns dos aspectos analisados está se o cliente ainda mantém capacidade de pagamento, mesmo com a restrição, por exemplo, oferecendo alguma garantia em troca.

Veja opções de crédito para negativados

Essas são as melhores opções de crédito para negativado:

Empréstimo consignado

Neste  tipo de empréstimo, ao invés das prestações serem pagas por débito na conta do cliente, elas serão pagas por desconto diretamente no contracheque do cliente.

O maior público dessa modalidade são os servidores públicos, militares, beneficiários do INSS e funcionários de algumas empresas privadas que tenham convênio com a instituição financeira.

As principais vantagens dessa modalidade são:

  • As parcelas são fixas e mensais;
  • Por oferecer menor risco de inadimplência, as taxas de juros são bem menores;
  • Não precisa de avalista;
  • O prazo de pagamento costuma ser maior.

Porém, uma das desvantagens é que o empréstimo não pode ser pausado ou cancelado. E além disso, a data de vencimento não pode ser mudada. 

Empréstimo com garantia de imóvel 

No caso do empréstimo com garantia de imóvel, o dinheiro será emprestado ao cliente em troca de uma garantia de pagamento, nesse caso o imóvel do cliente. 

Isso significa que se o cliente não pagar a dívida, o banco executa a garantia e fica com o imóvel.

As vantagens dessa modalidade são:

  • Taxas de juros mais baixas;
  • Valores para empréstimo mais altos;
  • Prazos para pagamento distendidos;
  • Pode utilizar o imóvel normalmente.

Dentre os requisitos, normalmente as instituições solicitam que o imóvel esteja em nome do solicitante do empréstimo, além de o imóvel também estar quitado.

Empréstimo com garantia de veículo 

O empréstimo com garantia de veículo segue o mesmo modelo da opção anterior. A diferença é que o bem oferecido é um veículo, podendo ser carro, moto, caminhões e, em alguns casos, até mesmo tratores.

As principais Vantagens desta modalidade são:

  • Prazos extensos;
  • Taxas de juros baixas;
  • Contratação fácil.

Porém, vale destacar que os clientes que possuem carros mais antigos não conseguem esse tipo de empréstimo. 

Consigo um cartão de crédito mesmo negativado?

Se você está negativado e buscando crédito, provavelmente já deve ter se perguntado se isso influencia também na aquisição de um cartão de crédito. E sim, isso pode dificultar um pouco a contratação. 

Mas atualmente existem algumas opções de cartão de crédito para negativados. Confira abaixo as principais

Cartão de crédito pré-pago

O cartão de crédito pré-pago é uma modalidade nova de cartão. Ele foi criado, principalmente, para atender esse público negativado. 

É exigido do cliente somente um requisito, ter um CPF regular.  Normalmente não são feitas  análise de perfil cadastral, de crédito ou de renda.  Assim como não é obrigação do cliente ter uma conta corrente.

A utilização desse tipo de cartão de crédito pré-pago é  bem parecida com as dos  cartões tradicionais de crédito. A única diferença é que no caso do cartão pré-pago, o cliente precisa pagar a fatura antes de comprar. 

Isto significa que o cliente deve estabelecer e depositar um determinado valor. Mediante esse saldo, ele poderá realizar as compras que desejar.

Esse depósito pode ser feito através de transferência bancária, pagamento de boleto ou depósito em conta.

Uma desvantagem do cartão pré-pago é a falta de possibilidade de parcelar o valor das compras, ou seja, só é possível comprar à vista. Isso acontece porque não  há garantia que haverá limite suficiente nos próximos meses.

Cabe a cada instituição estabelecer os valores mínimos para recarga, anuidades, taxas de adesão, mensalidades ou possíveis saques. Por isso, o cliente deve estar  atento  a todas as condições, antes de pedir seu cartão.

 Cartões de crédito de lojas

São boas opções para os clientes negativados. Quando os clientes e as lojas já possuem uma relação antiga, algumas vezes elas oferecem cartão de crédito sem a possibilidade de consulta ao crédito.

A contratação e outros pontos, como juros e renda mínima, variam de loja para loja. Por isso é preciso ficar atento a esses detalhes.

Cartão de crédito consignado

Nesta modalidade, a fatura do cartão de crédito será paga por desconto diretamente no contracheque do cliente. Por isso, o risco de inadimplência é menor.

O maior público dessa modalidade são os servidores públicos, militares, beneficiários do INSS e funcionários de algumas empresas privadas que tenham convênio com a instituição financeira.

Saindo do negativo 

Para sair do negativo e restaurar o equilíbrio do seu planejamento financeiro são necessárias algumas atitudes.

  • Faça uma análise das contas e reduza as despesas;
  • Tente negociar todas as dívidas. Em alguns casos é possível ter um bom desconto;
  • Se for solicitar um empréstimo, compare as taxas de juros e outras condições. No site da Juros Baixos é possível utilizar o simulador de empréstimos, e assim encontrar as melhores condições;
  • Não deixe de realizar e siga o seu planejamento financeiro pessoal. Ao segui-lo não haverá possibilidade de desequilíbrio nas suas finanças.

Considerações finais 

Depois de sair dessa situação é importante tomar muito cuidado para não haver um novo registro. Se houver dificuldades para manter o que foi negociado, procure a empresa para realizar uma nova negociação.

Realize o planejamento financeiro e saiba o que você poderá gastar durante os meses. Além de fazer o planejamento financeiro pessoal é preciso executá-lo. Agindo assim  você logo terá sua financeira mais saudável.

Sobre JB

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

 
Confira mais:
 


compartilhar no WhatsApp

compartilhar no e-mail