Cartão de crédito ou empréstimo? Como escolher a melhor opção de crédito pessoal para você?

Entender as diferenças entre os dois é bem simples e pode te ajudar a tomar a melhor decisão de acordo com a sua necessidade: tanto o cartão quanto o empréstimo são ótimas ferramentas para te ajudar a organizar a sua vida financeira e a lidar melhor com os gastos.

Mas qual é a melhor opção para o seu perfil? Esta escolha depende da sua situação financeira e do uso que pretende fazer. Confira os detalhes abaixo.

 

Controlar seus gastos é fundamental

O cartão pode ser um ótimo aliado ao seu planejamento financeiro, facilitando a sua vida na hora das compras e trazendo praticidade à sua rotina. Atualmente, é a forma de pagamento mais utilizada nos grandes centros, mas, se não for usado corretamente, de forma responsável e controlada, ele pode se tornar um grande problema.

Toda a facilidade do seu uso faz com que a consciência do gasto seja muito abstrata – o esquecimento faz com que se perca facilmente a conta das despesas, ao longo do mês, principalmente das cobranças pequenas, como aquelas que usamos em aplicativos de entrega de comida e transporte.

Quando a fatura chega, somos obrigados a nos deparar com a realidade. A realidade é que se você atrasar ou adiar o pagamento, as taxas cobradas são gigantescas. É o tal do juros rotativo, que pode virar uma grande bola neve, caso você caia nesta cilada.

Se não houver controle das despesas no cartão, é muito fácil gastar além do seu orçamento, fazendo dívidas dificílimas de pagar.

No empréstimo, por outro lado, o valor é creditado integralmente na sua conta e o pagamento é feito em parcelas com valores determinados, antes da contratação. Então, não há surpresas no boleto.

Além disso, na hora de comprar produtos mais caros, é especialmente útil ter o dinheiro todo na mão e, assim, negociar com o lojista descontos para pagamento à vista.

 

Como manter as despesas do cartão sob controle?

Por ser fácil de pedir, muitas pessoas começam a fazer cartão de crédito sem se planejar antes. Por isso, apesar de todos os benefícios que oferece, se ele não for usado forma inteligente, poderá arruinar todo o seu planejamento financeiro.

Mas, mantendo os gastos sob controle, ele se torna uma ótima ferramenta financeira. Uma boa forma para controlar é acompanhar as compras no próprio aplicativo do banco ou da operadora do cartão.

Confira as dicas abaixo!

É muito difícil controlar seus gastos de cabeça, ao utilizar o cartão, pricipalmente porque ele dá a falsa impressão de que o dinheiro não está sendo gasto, uma vez que a fatura só será cobrada no final do mês. Se o limite liberado no seu cartão for baixo, as transações ficam restritas. Mas se o limite for alto, facilmente se perde o controle. Cada pessoa tem uma realidade de despesas diferentes, mas em média, o ideal é estabelecer um limite mensal de até 50% da sua receita líquida. Se o seu limite do seu for maior que isso, você poderá reduzir de acordo com o seu interesse.

Os juros cobrados pelo atraso de pagamento no cartão está entre os mais altos do mercado - mesmo que o atraso seja de apenas 1 dia. Esteja atento à data de vencimento para não entrar na cilada de pagar essa fortuna. Uma boa ideia é escolher a data de vencimento de acordo com a data de pagamento do seu salário. Assim é mais garantido ter o valor disponível para o pagamento integral da fatura. Além disso, coloque lembretes no calendário ou notificações na agenda do celular, para não esquecer de pagar.

Há varias formas de acompanhar os gastos no cartão, mas a mais prática é usando o próprio aplicativo que a empresa disponibiliza. Nele você pode consultar o consumo a qualquer hora e receber notificações a cada compra realizada. Essa ferramenta é legal até para te ajudar a identificar as transações que você não realizou, que podem ser fruto de golpes ou fraudes.

Crie o hábito de comprar com consciência, questionando se você realmente precisa daquela compra ou se você está comprando apenas por impulso. Uma boa dica é sempre esperar algumas horas antes de fechar negócio (o famoso “vou dar uma voltinha”), seja em lojas físicas ou no ecommerce. Use esse tempo para pesquisar o preço em várias lojas e para consultar as avaliações dos outros consumidores sobre a qualidade do produto.

Dívida no cartão

Sua dívida no cartão está crescendo descontroladamente?

Confira se o juros do empréstimo é mais barato do que os juros rotativos do cartão. Pode ser que valha a pena solicitar o empréstimo e quitar a dívida do cartão. Busque sempre trocar dívidas caras por dívidas mais baratas e fique livre delas o quanto antes. Com tudo quitado e com um bom histórico de pagamento, fica mais fácil ter acesso a ofertas de crédito.

Simule agora o seu empréstimo!

Empréstimo Online

Envie a sua proposta online e rapidamente receba o resultado da sua aprovação.
Perfeito para quem precisa de dinheiro rápido na conta!

Confiável e seguro

Protegemos seus dados com máxima segurança, para que você desfrute do seu empréstimo despreocupado!

Aprovação descomplicada

Zeramos a burocracia desnecessária para facilitar todo o processo de aprovação.
Simples e rápido desde a solicitação até o depósito do dinheiro na conta.

Acessível e flexível

Nosso objetivo é tornar o crédito acessível, flexibilizando as condições para que caibam certinho no seu bolso.
Por isso, temos os melhores índices de aprovação do mercado.

Saiba de tudo o que precisa antes de fazer cartão de crédito.

Poucas empresas liberam cartão de crédito para negativado, mas algumas aprovam cartões com limites bem restritos. Por isso, o ideal é tentar quitar todas as dívidas atrasadas antes. Assim, com o nome limpo, há mais ofertas com benefícios melhores. Na SuperSim, os clientes têm acesso ao crédito com flexibilidade, mesmo estando com restrição no nome. Use o empréstimo para te ajudar a quitar as dívidas e limpe seu nome.

As instituições financeiras podem cobrar uma taxa de anuidade pelo serviço. Nem todos os cartões cobram esta tarifa e, mesmo para os que cobram, existem maneiras de negociar a isenção da taxa.

Os juros rotativos do cartão (ou “crédito rotativo) é a taxa cobrada sobre o valor da fatura que não foi quitado dentro do vencimento. É uma das maiores taxas de juros do mercado e cresce progressivamente, a cada mês. Por isso é tão importante evitar ficar devendo no cartão, mesmo que você pague uma parte da fatura.

É possível pagar parte da conta e deixar o restante para ser pago no mês seguinte, desde que este pagamento seja maior ou igual ao “pagamento mínimo”, determinado na sua fatura. A dívida restante é acrescida de taxas (juros rotativos) e somada aos lançamentos do mês seguinte. Pagar pelo menos o mínimo da fatura é uma forma de evitar a negativação, por inadimplência.

Devo pedir empréstimo ou fazer cartão de crédito?

A melhor escolha depende da sua situação financeira e da sua necessidade. Tanto o empréstimo quanto o cartão podem ser usados para:

  • Comprar bens de valor mais alto (eletrodomésticos, celular, móveis, aparelhos eletrônicos, TV, etc.)

  • Fazer viagens

  • Comprar material de construção

  • Pagar por procedimentos médicos

Fique atento!

Nem o cartão nem o empréstimo devem ser usados:

  • Sem planejamento financeiro

  • Se não houver condições de quitar os boletos dentro do prazo

  • Para fazer compras por impulso

Precisa de crédito e não tem cartão? Solicite um empréstimo!

Com ou sem garantia, nossos empréstimos foram criados para garantir as melhores condições para o seu perfil.

Soluções que atendem às suas necessidades sem pesar no bolso!

Tudo feito para que você possa conseguir a sua aprovação, com total segurança, sem desestruturar seu planejamento financeiro.

DEPOIMENTOS

Super bom!
Rosangela Oliveira
1 hora atrás.
Muita rapidez e sem burocracias do jeitinho que gostamos.
Daiane Barbosa
1 hora atrás.
Superou minhas expectativas!
Suzane da Silva
3 horas atrás.
Muito satisfatória gostei muito!
Sthefany Peixoto
4 horas atrás.