Entender as diferenças entre os dois é bem simples e pode te ajudar a tomar a melhor decisão de acordo com a sua necessidade: tanto o cartão quanto o empréstimo são ótimas ferramentas para te ajudar a organizar a sua vida financeira e a lidar melhor com os gastos.
Mas qual é a melhor opção para o seu perfil? Esta escolha depende da sua situação financeira e do uso que pretende fazer. Confira os detalhes abaixo.
Controlar seus gastos é fundamental
O cartão pode ser um ótimo aliado ao seu planejamento financeiro, facilitando a sua vida na hora das compras e trazendo praticidade à sua rotina. Atualmente, é a forma de pagamento mais utilizada nos grandes centros, mas, se não for usado corretamente, de forma responsável e controlada, ele pode se tornar um grande problema.
Toda a facilidade do seu uso faz com que a consciência do gasto seja muito abstrata – o esquecimento faz com que se perca facilmente a conta das despesas, ao longo do mês, principalmente das cobranças pequenas, como aquelas que usamos em aplicativos de entrega de comida e transporte.
Quando a fatura chega, somos obrigados a nos deparar com a realidade. A realidade é que se você atrasar ou adiar o pagamento, as taxas cobradas são gigantescas. É o tal do juros rotativo, que pode virar uma grande bola neve, caso você caia nesta cilada.
Se não houver controle das despesas no cartão, é muito fácil gastar além do seu orçamento, fazendo dívidas dificílimas de pagar.
No empréstimo, por outro lado, o valor é creditado integralmente na sua conta e o pagamento é feito em parcelas com valores determinados, antes da contratação. Então, não há surpresas no boleto.
Além disso, na hora de comprar produtos mais caros, é especialmente útil ter o dinheiro todo na mão e, assim, negociar com o lojista descontos para pagamento à vista.
Como manter as despesas do cartão sob controle?
Por ser fácil de pedir, muitas pessoas começam a fazer cartão de crédito sem se planejar antes. Por isso, apesar de todos os benefícios que oferece, se ele não for usado forma inteligente, poderá arruinar todo o seu planejamento financeiro.
Mas, mantendo os gastos sob controle, ele se torna uma ótima ferramenta financeira. Uma boa forma para controlar é acompanhar as compras no próprio aplicativo do banco ou da operadora do cartão.