Empréstimo consignado: O que é, como funciona, etc.

Antes de explicarmos todos esses pontos, é importante entender que o empréstimo consignado é uma ótima opção se você está em busca de algo mais seguro e saudável, uma vez que é uma modalidade que oferece mais vantagens em relação a outros tipos de crédito online.

O empréstimo é usado, normalmente, para pagamento de outras dívidas criadas com juros mais altos.

Empréstimo consignado: O que é?

A modalidade de empréstimo consignado é uma linha de crédito que, ao ser contratada, você permite que as instituições financeiras desconte as parcelas diretamente do seu pagamento de salário ou benefício oferecido pelo INSS.

Por este motivo, é importante ressaltar que o empréstimo consignado está disponível para:

  • Aposentados;
  • Trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas;
  • Pensionistas do INSS;
  • Militares das forças armadas;
  • Servidores públicos.

Este modelo de empréstimo reduz o risco de inadimplência por parte do contratante e, de modo geral, podemos classificar este na categoria de empréstimo com garantia, pois antes mesmo de ter seu salário líquido em mãos, a parcela já foi direcionada ao credor.

Empréstimo consignado: Quais os tipos?

Empréstimo consignado privado

O empréstimo consignado privado, é exclusivo para funcionários de empresas privadas, que trabalham sob o regime CLT.

As empresas normalmente tem convênio com instituições financeiras para diversas situações, contratação de empréstimo é uma delas. Uma vez que o funcionário estabelece vínculo empregatício com esta empresa, já está habilitado a este benefício e a empresa não pode se opor, visto que é um direito do funcionário garantido por lei.

Empréstimo Consignado INSS

O empréstimo consignado INSS é exclusivo para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estipulou-se uma taxa de juros nominal mensal máxima de 2,08% para empréstimos e 3,00% para cartão de crédito consignado. O prazo de pagamento pode chegar a 72 meses.

Empréstimo consignado para servidores públicos

Os servidores públicos federais, estaduais e municipais também podem usufruir do empréstimo. Estipulou-se taxas de no máximo 2,05% ao mês para o empréstimo com desconto em folha e o prazo para pagamento pode chegar a 96 meses.

Empréstimo consignado: Como funciona?

Como dito acima, o que difere o empréstimo consignado dos demais empréstimos é a forma como ele é pago. Em outros casos, as parcelas são pagas pelo contratantes através de boleto ou desconto direto em conta corrente.

Nesta modalidade, o pagamento é feito diretamente do benefício INSS de aposentados e pensionistas ou do salário de funcionários públicos ou privados.

Empréstimo consignado: Documentos necessários

Assim como nos demais empréstimos, para contratação do empréstimo consignado é necessário fazer alguma comprovações e apresentar alguns documentos específicos. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Comprovante de renda mais recente.

Empréstimo consignado: Até quanto posso conseguir?

O valor que você vai pegar, neste primeiro momento não é o fator relevante, o que é válido considerar é o valor da parcela mensal que você terá que arcar. Segundo a lei Nº 10.820, uma parcela de empréstimo não pode superar 35% dos eu salário ou benefício do INSS.

Exemplificando…

Se você tem um rendimento mensal líquido de R$ 5.000,00, a sua parcela mensal não poderá ser superior a R$ 1750,00.

Empréstimo consignado: Qualquer um consegue?

É legal lembrar que, mesmo sendo uma espécie de crédito com garantia, atrelado diretamente aos seus vencimentos mensais, o empréstimo consignado age da mesma forma que outras linhas de crédito. Assim como as outras, os credores fazem uma análise de crédito e vão sim, considerar seu score de crédito e perfil financeiro junto aos órgãos de crédito.

Faça já uma simulação de empréstimo online.