Empréstimo para MEI

O micro empreendedorismo tornou-se atividade comum de uns anos para cá. Vezes como complemento, vezes como modelo de trabalho full time, muitas pessoas vem largando seus empregos fixos como o sonho do empreendimento.

Infelizmente, hoje vivemos uma situação muito complicada que afetou diretamente o setor de comércio, onde estão a maior porcentagem dos micro empreendedores individuais. Isto fez com a que a busca por empréstimo para MEI crescesse muito.

Empréstimo para MEI: Como funciona?

Diferente dos outros tipos de empréstimo, esta modalidade tem como objetivo alavancar o seu negócio, neste caso, é muito importante no ato da contratação de um empréstimo, comprovar que tal valor será usado única e exclusivamente em benefício da empresa, não em benefício próprio.

Fora esse aspecto, o empréstimo para MEI funciona da mesma forma, ou seja, contrate uma linha de crédito que caiba no faturamento mensal da sua empresa. Faça isso de forma inteligente, pesquise as financeiras, as taxas, etc. Quem está registrado como MEI tem o direito de pedir a redução das taxas de juros na hora de pedir um empréstimo.

Empréstimo para MEI: Quais os principais tipos?

Existem várias modalidades de linha de crédito nas quais sua empresa pode se encaixar, veja algumas:

Empréstimo para MEI com garantia de imóvel ou veículo

Empréstimos com garantia é uma das opções mais vantajosas, tanto para a instituição de concede, quanto para quem recebe o empréstimo. Esta modalidade permite que você consiga seu empréstimo para organizar a sua empresa, sem ter que abrir mão das suas particularidades pessoais, por exemplo. Ao colocar um bem como garantia, além de dar segurança para o credor, força você a arcar com tal responsabilidade para não perder o mesmo. Outra questão é que esta modalidade conta com taças muito menores do que outras, com prazos ainda mais sedutores.

Linha de microcrédito para MEI

As linhas de microcrédito são recursos oferecidos pelas instituições financeiras para fomentar as atividades do micro empreendedorismo. O valor a ser emprestado é proporcional ao porte da empresa. Modelo parecido é o empréstimo consignado, que também faz este tipo de proporção.

Empréstimo para MEI: Suporte financeiro do governo.

Como dito acima, a situação atual do nosso país mexeu diretamente com os micro empreendedores que, se não estão passando por diversas dificuldades financeiras, infelizmente já abriram mão/fecharam os seus micro negócios.

O SEBRAE, juntamente com a Caixa Econômica Federal, disponibilizaram para o setor uma linha de crédito de R$ 7,5 bilhões, com objetivo de ajudar empresas maiores (até 4.8MI ano) a obter capital de giro, ação que, consequentemente, micro empreendedores conseguirão acesso a empréstimo com condições melhores, seja de pagamento e taxas.

Empréstimo para MEI: A quem se destina?

Este tipo de empréstimo normalmente é usado pelo setor da indústria, comércio e serviços. Veja mais detalhes:

Vale lembrar que para viabilizar essa linha de crédito, os empreendimentos devem ter no mínimo 12 meses de faturamento e com CNPJ sem nenhuma restrição.

Ah, o seu eu físico também é muito importante neste momento, atente-se para não ter também nenhuma restrição em seu CPF.

Empréstimo para MEI: Como conseguir?

Além de estar adimplente no mercado, para conseguir uma linha de empréstimo para sua empresa será necessário alguns documentos importantes para o processo de análise:

Para empréstimos com valores mais altos, pode ser exigido:

Gostou do conteúdo?

Faça agora uma simulação de empréstimo online.

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: