As férias remuneradas são direitos previstos na CLT, que como todos os outros, visam garantir a dignidade, a subsistência e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros. Engana-se quem pensa que o descanso é algo dispensável – ter esse período de férias remuneradas, distante do trabalho, é o que permite aos trabalhadores ter o tempo disponível para cuidar de si. Tempo para cuidar da saúde física e mental, visitar familiares, estar perto dos filhos e resolver problemas em geral, que ficaram de lado ao longo do ano.
Nesse sentido, esse período proporciona uma ótima oportunidade para reequilibrar a sua vida financeira.
Quer saber como?
Férias remuneradas: é possível descansar e poupar
É um desafio, sem dúvidas, mas vale a pena fazer algumas concessões para garantir uma sobrinha no final do mês.
Passar as férias em casa ou viajando pode ser um convite ao consumo e ao relaxamento em relação ao controle das contas. Oras, a pessoa trabalha o ano inteirinho, se esforça, se dedica – então, a compensação precisa acontecer de alguma forma, certo?
De fato, curtir as férias remuneradas é mais do que necessário: viver momentos de alegria, de diversão, de quebra de rotina, tudo isso é importante. Contudo, a proposta aqui é fazer isso de maneira planejada com o objetivo claro de virar o mês com saldo positivo na conta, ao invés de dívidas.
Com esse dinheirinho extra, ao longo do ano seguinte, torna-se possível ter uma segurança financeira maior e, quem sabe, juntar ainda mais dinheiro.