Cobrança de taxa para liberação de empréstimo

Muitas pessoas percebem que empresas solicitam depósito antecipado para empréstimo. Especialmente, quando se tratam de solicitantes com algum tipo de restrição ou não possuem garantias, renda comprovada e outros fatores indispensáveis para esse tipo de procedimento.

Mas, será que isso é real ou se trata de um golpe? Se você já se deparou com essa situação e está pensando se fará o depósito antecipado para empréstimo ou não precisa conferir este conteúdo.

Nele, mostraremos como esse processo funciona e se estamos tratando de uma fraude ou algo real. Continue lendo!

O que é o golpe do depósito antecipado?

O golpe do depósito antecipado ocorre quando a pessoa solicita um crédito e é informada de que sua solicitação foi pré-aprovada. Mas, para ocorrer a liberação do valor ela precisa fazer um depósito antecipadamente. Geralmente, o valor tende a ser bem menor que o montante solicitado.

A primeira coisa que você precisa saber é que nenhuma instituição financeira pode cobrar qualquer tipo de valor antes de prestar um serviço para o seu cliente. Ou seja, qualquer tipo de cobrança de taxa ou juro deveria ocorrer após a liberação do valor. Então, a primeira coisa que você precisa saber é que isso se trata de um golpe.

Geralmente, as pessoas que caem nesse tipo de fraude são aquelas que estão desesperadas pelos recursos. Além disso, as promessas tendem a ser muito agressivas. Ou seja, valores elevados, sem garantias, baixas taxa de juros e prazos longos. Isso deve ligar um sinal de alerta na sua mente, pois pode se tratar de um golpe.

Como os golpistas atuam para pegar as vítimas?

Vamos entender como os golpistas costumam agir para pegar suas vítimas. Quando a pessoa realiza um empréstimo, o criminoso solicita o pagamento de uma taxa que eles chamam “taxa de conveniência”, “taxa de avaliação”, “juros antecipados” ou, simplesmente, “depósito de liberação”.

A justificativa por parte do fraudador é o fato de eles praticarem taxas de juros muito reduzidas, necessitando de algum tipo de garantia para concretizar o empréstimo. O que não existe nesse mercado. As pessoas que mais caem nesse tipo de golpe são as que estão com seu CPF com alguma restrição nos órgãos de proteção ao crédito.

O criminoso afirma que precisa do valor para pagar um profissional — geralmente, um advogado — para elaborar um documento ou termo de compromisso. Eles afirmam que, como você tem restrições, eles precisam realizar esse procedimento para ter mais segurança no processo. O que também não existe.

Assim, a pessoa cai no golpe e a “instituição financeira” golpista, simplesmente, desaparece e não responde mais os seus contatos.

Qual o cenário atual de golpes no Brasil?

A fraude do depósito antecipado para empréstimo ocorre em um cenário de diversos tipos de golpes no Brasil, especialmente, envolvendo a internet. Em 2020 o nosso país foi o mais atingido por roubos de dados financeiros na rede mundial de computadores.

Muitos, inclusive relacionados a ideias para ganhar renda extra, por exemplo. O contexto da pandemia piorou essa situação. Especialmente, por muitas pessoas terem perdido o emprego e necessitarem de recursos extras para manter suas contas em dia. Sendo um ambiente perfeito para fraudadores, especialmente quando se tratam de empréstimos.

Além disso, atualmente algumas pessoas encontram dificuldade em conseguir empréstimo. Isso faz com que apareçam diversas pessoas para se aproveitar dessa situação e vender uma facilidade de conseguir dinheiro. Assim, aplicando o golpe do depósito antecipado.

Como evitar o golpe do depósito antecipado?

Agora, mostraremos algumas dicas de como você pode agir para evitar o golpe do depósito antecipado para empréstimo. Continue lendo!

Não disponibilize suas informações pessoais e bancárias

A primeira coisa que você precisa se atentar é evitar disponibilizar suas informações bancárias e pessoais. Isso porque, além de solicitar o valor os golpistas podem utilizar seus dados para outras finalidades, como abrir empresas, pegar empréstimos etc.

Analise a veracidade das informações contidas em páginas da empresa

Outra dica interessante é verificar a veracidade das informações que estão nos sites e comunicados da empresa. Geralmente, financeiras de confiança têm blogs, sites, canais no YouTube com diversos vídeos, perfis em redes sociais etc. Assim, você pode analisar a veracidade das informações dessa empresa.

Analise a confiabilidade da instituição financeira

Outra dica importante é verificar a confiabilidade da instituição financeira. Empresas confiáveis — além dos itens mencionados anteriormente — têm diversos clientes que já fizeram algum tipo de negociação com ela. Logo, você pode buscar informações sobre a financeira com essas pessoas.

Cuidado com as promessas milagrosas

Para finalizar, é importante que você tenha cuidado com as promessas milagrosas. Para tanto, é fundamental entender como funciona o negócio das financeiras. Para elas, o dinheiro é um produto e, como tal tem o seu preço, que nesse caso são as taxas de juros.

Logo, a ideia de negócio é vender o seu produto (dinheiro), por um pagamento mensal que consiga cobrir o valor emprestado, todas as despesas operacionais, financeiras e ainda gerar lucro para a empresa. Com isso em mente, é possível chegar a uma conclusão muito simples.

Como uma financeira poderia emprestar uma quantia de dinheiro a um prazo elevado por uma taxa de juros tão inferior, geralmente, muito menor que outras empresas do mercado? Isso deve ligar um sinal de alerta desde já. Fuja de promessas que crédito pessoal, sem garantias e com baixas taxas de juros.

Portanto, também é importante conhecer as taxas praticadas no mercado. Afinal, você precisa ter uma referência para entender quais instituições financeiras têm as melhores propostas. Existem casos em que as taxas são reduzidas entre empresas confiáveis. Mas, diferenças muito discrepantes devem ser analisadas com muita atenção.

O que fazer se você cair nesse golpe?

Mas, e se você cair nesse golpe, como agir? Infelizmente, na maioria dos casos é muito difícil rastrear os golpistas. Isso porque, as contas bancárias são de pessoas que foram vítimas de outras fraudes. Ou ainda, existem casos em que o valor é entregue em mãos, piorando ainda mais a situação.

Independentemente de qualquer coisa, estamos diante de uma fraude, considerada crime pela legislação brasileira. Então, se isso aconteceu com você é preciso procurar as autoridades policiais para fazer um Boletim de Ocorrência. Nesse momento, a vítima passa todas as informações para se iniciar um processo de investigação.

Tenha atenção a um detalhe. É imprescindível que você informe o golpe às autoridades competentes. A medida que as denúncias chegam os investigadores conseguem encontrar pistas para, finalmente, chegar até os criminosos.

Não tenha vergonha de denunciar. Afinal, na tentativa de pegar um empréstimo para organizar suas finanças ou realizar sonhos qualquer pessoa pode cometer erros. Logo, isso não é demérito para absolutamente ninguém.

Como encontrar uma financeira segura?

Uma forma de evitar cair em golpes é saber encontrar uma financeira confiável para fazer a sua solicitação. Veja as dicas que separamos!

Avalie os canais digitais

O primeiro passo que você deve seguir é avaliar os canais digitais da empresa que você deseja fazer a solicitação. Como já mencionamos, empresas seguras têm vários perfis em redes sociais, blogs e sites. Além disso, esses canais têm objetivo de informar os interessados em crédito.

Por exemplo, no site da Super Sim, você encontra um blog com diversos conteúdos relacionados a tipos de empréstimo, taxas de juros, gestão financeira, ideias para ganhar dinheiro na internet e uma infinidade de informações para o leitor.

Tudo isso, mostra que você está diante de uma empresa de confiança, que pode ter taxas de juros atrativas, porém sem ofertas agressivas e surreais.

Busque por referências

Outra dica importante é buscar referências sobre a financeira que você pretende iniciar um relacionamento. Por exemplo, novamente no site da Super Sim, é possível encontrar depoimentos de pessoas reais que já fizeram um empréstimo conosco e tiveram uma excelente experiência.

Além disso, empresas com atuação em todo território nacional — como é o caso da Super Sim — é muito comum que pessoas da sua cidade e, até mesmo, próximas de você já tenham tido algum tipo de contato com a financeira. Logo, é uma excelente oportunidade de obter informações sobre a empresa.

Desconfie da forma de abordagem

Por fim, quando se trata de empréstimos você precisa ter certo nível de ceticismo. Isso significa, desconfiar de abordagens muito agressivas. Financeiras que estão muito desesperadas para te vender algum tipo de crédito podem estar interessadas em cometer algum tipo de fraude.

Financeiras que têm uma atuação saudável, com clientes entrando diariamente não fazem ofertas muito agressivas. Logo, se você perceber algumas propostas com muita atratividade, geralmente, muito mais interessantes que outras praticadas pelo mercado, é importante ligar o sinal de alerta. De preferência, feche a página e procure outra empresa.

Por fim, nós podemos concluir que o depósito antecipado para empréstimo se trata de um golpe. Empresas sérias e confiáveis não solicitam esse tipo de “garantia” para fornecer crédito aos seus clientes. Portanto, sempre procure financeiras que já têm credibilidade e confiança no mercado.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas terão acesso a essas informações, evitando cair nesse golpe tão comum.

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: