score cpf no mercado de crédito

Score de crédito pessoal

Entenda mais sobre o Score de Crédito no mercado brasileiro

Quem nunca ouviu o popular termo “nome sujo na praça”? Ele é tão famoso que todo mundo usa até hoje, mesmo que a pracinha da cidade já tenha deixado, há muito tempo, de ser o único lugar onde o histórico de pagamento e de dívidas das pessoas seja conhecido. Hoje, as empresas de todo o país podem ter acesso fácil ao seu score de crédito, o que pode influenciar diretamente nas suas chances de conseguir empréstimos, crédito e financiamentos. Para manter “o nome limpo na praça”, que tal entender como consultar score na Serasa e no SPC? Acompanhe o post e saiba mais!

O que é o score e como ele é calculado?

Primeiramente, “score” é uma palavra de língua inglesa que significa pontuação. Assim, o score representa o perfil financeiro das pessoas físicas e jurídicas, e pode ser consultado por bancos e empresas nos cadastros de devedores. Essa pontuação vai de 0 a 1000, e é capaz de apontar o quanto alguém pode ou não atrasar o pagamento de uma conta e se tornar devedor. Sendo assim, antes da liberação de algum crédito por empresas e instituições financeiras, essa pontuação é analisada e levada em conta. Vale destacar que, quanto mais próxima a sua pontuação ficar do valor 1000, melhor será o seu perfil financeiro — e maiores serão as suas chances de ter um pedido de crédito, financiamento ou empréstimo aprovado. Quanto menor for a pontuação, maiores são as chances do solicitante de um crédito atrasar o pagamento das parcelas, por exemplo. Assim, o pedido de crédito da pessoa com o score baixo passa a ter grandes possibilidades de ser negado.

Para que serve o score de crédito?

Sua função é informar a situação tanto de adimplência (não devedor) quanto de inadimplência (devedor) de pessoas físicas e jurídicas. Saiba que, se você sempre apresentou um histórico de adimplência e, neste momento, tiver uma conta sua atrasada, isso não é o bastante para afetar o seu score. Sua boa pontuação é considerada em um período maior, e leva em conta o seu comportamento em relação aos seus pagamentos, ou seja, se eles são estáveis ou não.

Como o score é calculado?

Se a sua dúvida é “Como saber meu score?”, entenda que o cálculo do score é feito conforme o histórico de crédito do consumidor em relação ao mercado. São considerados, portanto, os seus dados de negativação — restrições do CPF, ou seja, se você tem o “nome sujo” — e o cadastro positivo. A Serasa, por exemplo, chega à pontuação com base no histórico dos consumidores. São dados que variam com o tempo, já que as dívidas prescrevem em 5 anos após o vencimento. Depois desse tempo, o CPF do consumidor deixa de ser restrito. Assim, dívidas com mais de 5 anos ficam fora do cálculo do score.

De que forma o score de crédito influencia no poder de compra?

Para conseguir crédito em bancos, fintechs e outras instituições financeiras, é preciso ter um bom score. O objetivo dessa pontuação é reunir informações para analisar o risco na hora de oferecer ou liberar um crédito. Isso é o que costuma definir o poder de compra do consumidor — sem essa “aprovação”, dificilmente ele consegue a liberação de uma linha de crédito. Um ponto importante é: até mesmo quem está com o nome negativado tem chances de entrar no cadastro positivo, afinal, contas pagas em dia também somam pontos no histórico e podem beneficiar o consumidor em uma análise mais apurada. É importante esclarecer que nem todas as consultas realizadas no score de uma pessoa sinalizam a busca de crédito ou outro produto financeiro, da mesma forma que a quantidade de consultas feitas não afeta negativamente o score de ninguém.

Quais são os tipos de score de crédito?

Para se ter uma ideia mais aproximada sobre a indicação das chances de uma pessoa ser considerada boa pagadora ou não, no caso do Brasil, a pontuação relativa aos tipos de score de crédito está dividida, basicamente, em três faixas. Veja: Agora que você já tem uma noção sobre os tipos de score de crédito, é interessante falar um pouco sobre dois dos mais conhecidos: SPC e Serasa. Os dois serviços usam informações sobre adimplência e inadimplência, tanto de pessoas físicas quanto de jurídicas, para estruturar seus bancos de dados. Ambas as instituições levam em conta os tipos de score acima descritos ao solicitar um crédito. Por exemplo: se uma pessoa pede um empréstimo em uma instituição financeira, esta tem o direito de consultar o banco de dados da Serasa ou do SPC antes de liberar o valor solicitado. É feita uma análise do perfil da pessoa, e a instituição acessa todo o histórico financeiro dela, podendo entender qual é o comportamento em relação ao pagamento das dívidas e contas. Com isso, é possível medir o risco de conceder ou não o crédito. Como verificar o score de crédito na Serasa e no SPC? Saiba mais detalhes no próximo tópico.

Qual é o passo a passo para verificar o score na Serasa e no SPC?

Confira, a seguir, as informações mais importantes sobre esse tipo de verificação.

Serasa Experian

Falemos, primeiramente, do score de crédito da Serasa Score, da Serasa Experian — que foi fundada em 1968 e, de maneira geral, faz acordos com empresas de informações em todos os continentes. Seu objetivo é disponibilizar dados sobre crédito, a fim de dar suporte a outras empresas. Muita gente já sabe, mas nunca é demais destacar que a Serasa é o órgão de proteção ao crédito mais exigente e mais temido pelo consumidor. O motivo é seu rigor na avaliação das dívidas bancárias de acordo com o CPF, a idade, a residência, a empresa e a lista de inadimplência. Após fazer o seu cadastro na plataforma da Serasa, você pode verificar o seu score Serasa das seguintes formas.

Via Internet

Acesse a página e clique em “Consultar CPF grátis”. Depois, digite seu login e sua senha.

Por meio de aplicativo

Baixe o aplicativo Serasa de forma gratuita na Apple Store ou no Google Play. Em seguida, digite seu login e sua senha. Caso ainda não tenha feito o seu cadastro (gratuito), preencha os dados na hora, depois clique em “Meu CPF” e faça a sua consulta.

Por carta

Escreva uma carta à mão ou impressa eletronicamente, contendo o número do seu RG e CPF, com uma cópia simples dos dois documentos. Em seguida, providencie uma assinatura com firma reconhecida em cartório e, depois, envie para a Serasa da sua localidade.

Presencialmente

Você pode comparecer à Serasa da sua localidade, caso já tenha voltado o atendimento presencial — que foi suspenso durante a pandemia.

Pelos Correios

Considerando seu convênio mantido com a Serasa, você pode comparecer a uma das agências dos Correios e verificar se existe alguma dívida ou restrição no seu CPF, assim como no de terceiros. Após pagar uma taxa, informe o seu CPF e seu RG, o número da sua Carteira de Trabalho ou da Carteira Nacional de Habilitação e obtenha o seu score.

SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também é um órgão representante de um Sistema de Informações de Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL). O SPC passou a servir, também, como banco de informações de crédito para pessoas físicas e jurídicas. Por esse motivo, ele ganhou fama de empresa menos rigorosa se comparada à Serasa. Durante a análise, o score SPC leva em conta os seguintes quesitos nas dívidas comerciais: O consumidor pode acessar o portal do SPC e obter seu score (nota de crédito), além de realizar a atualização de dados cadastrais, a verificação de dívidas ativas no SPC (se for o caso) e conferir o histórico no cadastro positivo e outras informações das seguintes formas.

Via Internet

Entre na página e crie o seu acesso, validando o telefone ou o endereço de e-mail. Em seguida, defina a senha de acesso, baixe o aplicativo Google Authenticator na Google Play ou na Apple Store (gratuitamente), escaneie o QR Code e insira o código de acesso ao portal.

Por aplicativo

Baixe o aplicativo SPC Consumidor na Google Play ou na Apple Store (gratuitamente), faça seu cadastro, defina uma senha de acesso — validando seu telefone ou endereço de e-mail — e acesse seus dados.

Presencialmente

Procure a CDL ou a associação comercial da sua localidade e apresente um comprovante de identidade e de residência para fazer a sua consulta no órgão.

Como é possível aumentar o score?

Agora, você deve estar se perguntando como é possível aumentar o score de crédito, certo? Para começar, se ainda há dívidas atrasadas no seu nome, procure negociar com os credores e quitá-las da melhor forma. Coloque essa tarefa como prioridade, uma vez que a pontuação só começa a aumentar a partir desse ponto. Ao negociar suas dívidas, procure manter a pontualidade nos meses seguintes e mostre que o seu comportamento em relação aos pagamentos em dia mudou e se tornou permanente. Quanto mais tempo isso se mantiver, melhor para a sua pontuação. Nos meses seguintes, os credores vão reavaliar o risco de conceder um novo crédito a você. Manter um score alto pode dar algum trabalho em tempos de crise e desemprego, mas algumas fintechs, como a SuperSim, estão trabalhando em avaliações diferenciadas, que podem ajudar você a vencer essa barreira e recuperar suas chances de ter mais sucesso nos seus planos de negócio e pagamento de dívidas. Se foi útil para você entender como consultar score de crédito, aproveite e saiba tudo sobre crédito online!   Lembre-se, independente do seu score de crédito, vocês tem uma oportunidade com a SuperSim:  

Empréstimo pessoal online