Como ganhar dinheiro com moto? Confira as dicas!

Seja por estar desempregado, necessidade de aumentar a renda para honrar os compromissos ou querer empreender, trabalhar com a própria moto é a opção de muitas pessoas, principalmente pelo seu melhor custo-benefício, praticidade e oportunidades no mercado. Segundo a psicologia financeira, área que estuda o comportamento em relação ao dinheiro, há diversas saídas para aprender a economizar dinheiro. Além disso, você pode colocar a sua criatividade em prática na busca por alternativas para alcançar os seus objetivos, aumentando a sua renda. Neste artigo, mostraremos como ganhar dinheiro com moto, as atividades que podem te ajudar a ganhar renda extra com a sua motocicleta e como se organizar para ter sucesso. Confira!  
ganhar dinheiro com moto

Trabalhar com moto

Saiba o que é necessário para trabalhar com a moto

Antes de escolher a melhor maneira para ganhar dinheiro extra com a sua moto, é preciso saber tudo o que é necessário para trabalhar com o veículo. Você precisa ser maior de 18 anos e ter os documentos do veículo atualizados.

CNH específica

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH)deve ter a referência de EAR, sigla que significa “Exerce Atividade Remunerada”. Essa é uma observação que precisa constar no documento daqueles que prestam serviços de transporte, sejam de cargas, pessoas ou valores, para pessoas jurídicas ou físicas. Para incluir a EAR na CNH você deve passar por exames de aptidão física e mental, além de exame psicotécnico em uma clínica médica que seja credenciada pelo Detran estadual. Quem tem a autorização do Detran para ser EAR, precisa passar por avaliações toxicológicas e psicológica com certa frequência. São cuidados importantes e necessários para aumentar a segurança, tanto para o serviço de entrega quanto para o trânsito. Dessa forma, ao tirar a EAR, você poderá prestar serviços de transporte legalmente. Essa regularização evita diversos problemas como multas pela falta de habilitação. Além disso, tirar a EAR amplia as oportunidades profissionais, já que as empresas que contratam condutores costumam exigi-la. Isso porque ela dá segurança ao empregador, garantindo que o profissional está autorizado a realizar transportes, pois foi aprovado em exames que o consideraram apto a exercer esse tipo de atividade.

Manutenção da moto

A moto precisa estar funcionando bem, com a manutenção em dia. Imagine ter um problema mecânico em pleno horário de entrega. Isso pode ser evitado garantindo o bom funcionamento do veículo com revisões periódicas e observações diárias para ter certeza de que tudo bem está bem.

Seguro

Em meio ao trânsito caótico das cidades e as constantes situações que envolvem roubo de moto, é muito importante ter um seguro. Isso faz parte dos cuidados com a prevenção de riscos que podem ocorrer a qualquer, evitando maiores prejuízos.

Conheça os tipos de atividades que podem ser feitas com sua moto

São muitas as possibilidades para você ganhar dinheiro com a sua moto. Desde trabalhos autônomos até prestação de serviços para o comércio e aplicativos. A seguir, veja algumas alternativas interessantes e lucrativas para você se inspirar!

Aplicativos de entrega

Há muitas opções de aplicativos no mercado para trabalhar com a entrega de comida ou qualquer outro tipo de produto. Ao se cadastrar você consegue estipular os seus próprios horários, com flexibilidade. Normalmente, o pagamento pela entrega é efetuado assim que ela finalizada, com a transferência do valor para a sua conta bancária. Conheça alguns aplicativos, a seguir.

Uber Eats

O Uber Eats é um aplicativo que funciona com entrega de comida. Para começar as atividades é preciso ter um veículo que pode ser moto, carro ou bicicleta. Depois é preciso baixar o app e se cadastrar, comprovar as informações fornecidas e cumprir os requisitos solicitados em relação à documentação e maioridade.

iFood

O iFood é um dos mais conhecidos serviços de entrega. O cadastro é realizado pelo celular, bastando informar os dados solicitados e aguardar a aprovação. Os requisitos são semelhantes aos que já comentamos em relação à documentação e idade. Assim que for aprovado, poderá iniciar as suas atividades a partir de qualquer local e horário. É interessante ficar próximo a regiões com restaurantes e bares, para ter mais oportunidades de pegar maior quantidade de entregas e ganhar mais. Todos os serviços são mediados pelo app de moto. Além de disponibilizar um sistema, o aplicativo dá algumas dicas para você desenvolver da melhor maneira a sua função.

Rappi

O Rappi apresenta algumas diferenças em relação aos outros aplicativos porque faz entrega de diversos tipos de produtos, além da comida. Nele você encontrará categorias definidas como: O cadastro é semelhante aos demais aplicativos que comentamos anteriormente, e muito simples de preencher. Os requisitos são: ser maior de 18 anos, possuir veículo e telefone compatível com os requisitados pelo app. Além disso, é necessário adquirir a bolsa de entregas. Para iniciar as atividades com a Rappi você precisará baixar o aplicativo no Google Play. Após criar a conta é necessário indicar o tipo de veículo a ser utilizado e área em que pretende trabalhar. Assim como os outros apps você precisará comprovar algumas informações pessoais e sobre o veículo. Após aprovação cadastral, você terá que passar por um curso de capacitação online. A partir disso, estará pronto para iniciar as atividades de entregas.

Mototáxi

Já pensou em como ganhar dinheiro com mototáxi? Essa é uma ótima alternativa, que pode render um bom dinheiro por ser um serviço muito utilizado. Para trabalhar nessa modalidade você precisa ter um GPS ou conhecer bem a região onde pretende atuar. Dependendo do local escolhido, é preciso cumprir algumas exigências legais, como tirar uma licença na prefeitura. Além disso, o uso capacete é obrigatório (inclusive para o passageiro) e os preços das viagens são padronizados.

Chaveiro móvel

Para prestar serviços de chaveiro móvel não é preciso muito investimento. Com pouco dinheiro você consegue adaptar a sua moto para atender as pessoas em domicílio na sua região ou outros locais que você pretender atuar. Esse tipo de serviço envolve a elaboração de cópia de chaves de residências e carros, mudança de segredo, conserto de fechaduras, venda de cadeados, produção de chaves mestras e sua unificação. A demanda pelo serviço de chaveiro móvel costuma ser alta em cidades de médio e grande porte, o que torna essa alternativa bastante lucrativa. Veja algumas dicas para ter sucesso nessa atividade: Está com pouco dinheiro para começar? Não se preocupe, os equipamentos são de baixo custo. Muitas pessoas começam com apenas um aparelho de cortar chaves e conforme progridem começam a investir em outros.

Alugar a moto

Algumas pessoas compram moto e a alugam para serviços de entrega. Com o tempo é possível investir o dinheiro do aluguel para a compra de outras motos progredindo para um sólido negócio próprio de aluguel de motos. Para ter sucesso com isso, é preciso pensar grande, ser organizado e fazer um bom planejamento para aplicar muito bem o dinheiro dos aluguéis e expandir o seu empreendimento. Então, que tal começar a pensar nisso? Avalie os serviços que mais precisam de motos e ofereça a sua! Mas é importante considerar que para montar esse tipo de negócio é preciso ter um seguro do veículo, já que acidentes acontecem, sendo necessário estar preparado para evitar prejuízos.

Cooperativa

Assim como o delivery de alimentos cresceu nos últimos tempos, muitas empresas entenderam que as motos são alternativas mais barata e prática e para efetuar a entrega de correspondências e produtos. Com isso surgiram cooperativas de motocicletas, onde você pode se cadastrar para obter uma renda extra. Uma vantagem desse tipo de serviço é que as entregas são feitas em horário comercial, ideal para quem não pretende trabalhar durante a noite.

Entregas autônomas

Você também pode trabalhar por conta própria, fazendo pequenos fretes na sua região. Para isso, prepare um bom currículo e procure pequenas empresas e comércios locais para oferecer seus serviços de entregas rápidas diretamente para os donos dos estabelecimentos. Esse tipo de serviço não para de crescer e todos os dias têm alguém precisando enviar algo de maneira rápida e segura e você poderá ser a pessoa certa. Assim, são várias as oportunidades para trabalhar. Veja, a seguir, algumas das mais comuns: Você pode ter muito sucesso com isso e se for organizado e objetivo, com o tempo poderá até abrir a sua própria empresa de entregas e obter muito mais lucro, se tornando um pequeno empresário. Pense nisso!

Entrega de produtos e correspondências

Uma das alternativas, também utilizando os aplicativos, é a entrega de produtos, que tem se mostrado até mais rentável do que os deliveries de comida. Há muitas empresas que vendem seus produtos de maneira online e precisam de entregadores. Para trabalhar dessa forma, você pode se cadastrar em aplicativos como a ASAP Log, Loggi, Eu Entrego, e muitos outros. Além disso, as grandes redes varejistas do comércio eletrônico como Americanas, Magazine Luiza, Mercado Livre, entre outros, contam com suas próprias plataformas onde os motoboys podem fazer o cadastro.

Lanchonete móvel

Outra maneira de ganhar renda extra com moto é abrir uma lanchonete móvel. A grande vantagem é que você consegue se deslocar para outras regiões com maior fluxo de pessoas em determinado horário e vender mais. Você pode oferecer diversos tipos de lanches rápidos como hot dog, hambúrguer, sorvetes, tapiocas, doces, entre outras possibilidades. Para isso, é importante se informar sobre a legislação local sobre a venda de comida como ambulante para trabalhar legalmente e não ser mutado ou ser impedido de atuar.

Quer dar entrada numa moto, mas não tem dinheiro?

Muitas vezes dar entrada numa moto parcelada pode ser um bom início da jornada e começar a rentabilizar com trabalhos usando o seu bem. Mas nem sempre temos o dinheiro necessário para dar essa entrada. Mesmo sem bens para dar como garantia ou estando negativado, é possível conseguir sua magrela com um empréstimo pessoal online. Simule agora na SuperSim e confira!  

Simule seu Empréstimo Pessoal Online

 

Entenda como ganhar dinheiro com moto e ter sucesso

Agora que você já conhece as diversas possibilidades para ganhar dinheiro com a sua moto, mostraremos como é possível aumentar a renda extra e ter sucesso. São cinco ações bem simples, mas muito eficientes.

Organize o seu tempo

Sem organizar o tempo fica difícil atingir algum objetivo. Principalmente quando o trabalho com a moto for considerado um “bico”. Portanto, é preciso fazer um roteiro diário e estabelecer qual tipo de serviço será feito em cada momento. Isso é importante porque evita você pegar mais serviços do que consegue realizar. Do contrário pode perder clientes devido a atrasos nas entregas. Além disso, pode arriscar a sofrer um acidente ao correr demais para atender a demanda.

Seja muito cuidadoso no trânsito

É preciso ter muito cuidado no trânsito para evitar eventuais acidentes. Obedeça às faixas exclusivas quando houver e procure não cortar os carros. Outro aspecto a observar, é a manutenção da moto. Conforme já comentamos, é muito importante que ela esteja em perfeitas condições de rodar. Verifique diariamente os pneus e freios, assim como os itens de segurança obrigatórios. Muitos problemas são provocados por falha mecânica ou por um descuido. Então, não deixe que isso atrapalhe os seus objetivos.

Planeje e estabeleça metas

Sem planejar e estabelecer metas você não saberá o que deve fazer para alcançar algum objetivo que você tenha em mente. Mas elas precisam ser realistas, ou seja, possíveis de serem realizadas.

Estude sempre

Os estudos são fundamentais para adquirir conhecimentos e se aprimorar não só para se qualificar em uma determinada área, mas como forma de se destacar da concorrência e ser uma pessoa mais esclarecida e eficiente. Assim, além dos estudos formais, é importante fazer cursos rápidos para aprender uma língua estrangeira ou conhecer melhor algum outro assunto, como marketing, administração do tempo, vendas, entre outros.

Divulgue o seu trabalho

A divulgação do trabalho é essencial para você ficar conhecido e, muitas vezes, ser indicado para novas atividades. Para isso, aposte no marketing em redes sociais. Como você pôde verificar, é importante avaliar as possibilidades para saber como ganhar dinheiro com sua moto de maneira segura e eficiente. Assim, é possível verificar quais se adéquam melhor ao seu perfil e analisar a demanda da região antes de investir nessa solução. Mas para isso, é fundamental ficar atento à manutenção da moto, bem como à documentação atualizada e o seguro obrigatório Gostou dessas informações? Se você quiser acompanhar todas as nossas publicações, siga as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter e no LinkedIn!