Sabia que há várias séries na Netflix que discutem questões financeiras?

Não? Pois fique por dentro da seleção de produções que reunimos!

Cá entre nós: nada mais legal do que passar aquele tempo livre espairecendo a mente enquanto acompanha um bom seriado, não é mesmo? Melhor ainda quando ele, além de divertir, também ajuda a rever alguns hábitos financeiros por conta das histórias que os roteiros apresentam, não é mesmo? Justamente por isso, montamos uma lista com 10 séries para maratonar na Netflix que cumprem em cheio esse papel! Portanto, continue a leitura para saber quais são as nossas indicações e, de quebra, os ensinamentos valiosos que elas trazem.

1. A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A primeira das séries para maratonar na Netflix é A Vida e a História de Madam C.J. Walker. Uma história comovente e inspiradora de uma mulher que, em meados do século XIX, que lidava com problemas com autoestima e dificuldades financeiras, além das questões raciais bastante presentes na realidade da época nos EUA. Porém, tudo muda quando ela decide empreender e vender cosméticos que ela própria criou, testou e viu darem resultados. Mesmo diante dos desafios de trabalhar com vendas, ela prosperou e mostrou que, com pequenas conquistas diárias, é possível montar um grande negócio. O mais legal dessa produção é que ela é baseada na vida real de C.J. Walker e traz lições cruciais para quem deseja entrar no ramo dos empreendimentos para mudar de vida. Quantidade de temporadas: uma.

2. Good Girls

Good Girls é um seriado que narra a rotina de três mulheres que, além de entediadas com o rumo que a vida delas tem levado, enfrentam problemas financeiros. Porém, em vez de tentarem resolver a situação com uma mudança de emprego, um empréstimo para se livrar das dívidas ou mesmo empreender em algo que gostam, elas decidem bolar um plano para roubar. A partir daí, o que tinha tudo para dar errado desanda de vez e vemos como as escolhas diante de momentos de crise precisam ser bem pensadas e até repensadas. Em paralelo, seguimos os passos das três amigas tentando sair da confusão em que se meteram, mesmo que sem muito sucesso nessa nova empreitada. Quantidade de temporadas: quatro.

3. Explicando… Dinheiro

Explicando… Dinheiro (ou Money, Explained, como é chamada em inglês) é uma série documental que explora os mais diversos aspectos relacionados ao dinheiro. Por exemplo, há episódios dedicados a mostrar como funcionam os cartões de crédito, como as instituições financeiras lucram com ele e quando é um bom negócio depender dele. Já outros tratam dos principais golpes financeiros e quais são as modalidades mais frequentes na atualidade. Mas não acaba por aí, viu? A série ainda navega sobre assuntos que dão o que falar, como financiamento estudantil e os programas de aposentadoria. Ou seja, você se entretém e, ao mesmo tempo, tem uma verdadeira aula sobre finanças! Quantidade de temporadas: uma.

4. Suits

A quarta indicação da nossa lista de séries para maratonar na Netflix é a famosa Suits. A história acompanha a vida de Mike, um jovem prodígio que queria seguir a carreira da advocacia, mas que, por uma série de problemas, não conseguiu. Porém, ao conhecer Harvey, um dos nomes mais conhecidos do direito norte-americano, ele decide se passar por advogado para ter acesso ao universo que sempre almejou. O programa cumpre bem o papel de mostrar que, por mais tentador que determinadas situações pareçam, é preciso refletir bem sobre o que você faz com a sua vida pessoal e profissional. Afinal, basta um passo em falso para comprometer todo o seu futuro e a sua situação financeira. Quantidade de temporadas: nove.

5. Girlboss

Girlboss é outra produção baseada em uma história real. Dessa vez, a de Sophia Amoruso. Ela conta como a poderosa empresária começou o negócio próprio no início dos anos 2000. Naquela época, ela estava, como se diz no bom português, financeiramente “quebrada”. Além disso, não conseguia arrumar um emprego rápido que desse um bom retorno salarial e a motivasse a ter uma carreira. Porém, tudo muda quando ela começa a comprar roupas, calçados e acessórios em brechó e a revender online. O que a princípio acontecia pela falta de dinheiro, logo se transforma em uma oportunidade de ouro. É aí que ela descobre que pode unir o hobby dela à vida profissional e estimula o espectador a fazer o mesmo para alcançar os objetivos financeiros que tem. Quantidade de temporadas: uma.

6. Breaking Bad

A sexta dica de séries para maratonar na Netflix é Breaking Bad. Bastante premiada e elogiada pela crítica, o enredo da produção mostra uma família comum dos Estados Unidos que se depara com um problema sério: Walter está com um câncer terminal. Abalado, ele não sabe o que fazer para deixar a esposa grávida e o filho adolescente assegurados para o futuro sem ele. É aí que entendemos melhor a realidade financeira com a qual eles lidam. Por exemplo, casa hipotecada, dívidas que se acumulam mês a mês, salário abaixo de toda a qualificação que ele teve como doutor em Química e um seguro de saúde que não cobre o tratamento que ele precisa. Desesperado, ele toma uma solução arriscada: entrar para o mundo do crime para, enquanto ainda resta tempo, fazer um pé de meia para a família. A série traz uma série de reflexões importantes sobre como devemos lidar com o dinheiro e como adequar seu padrão de vida ao sue orçamento para estarmos preparados para encarar imprevistos. Sem dúvidas, você vai adorar! Quantidade de temporadas: cinco.

7. O Golpista do Tinder

Uma das melhores séries da Netflix em 2022 também não poderia faltar aqui. Trata-se de O Golpista do Tinder. Essa produção com ar documental nos apresenta casos reais de mulheres que usavam o aplicativo de namoro para conhecer alguém especial para, quem sabe, entrar em um futuro relacionamento. Contudo, elas acabavam dando de cara com um golpista profissional que fingia ser um empresário consolidado no mercado que, coincidentemente, também compartilhava do mesmo objetivo. Porém, quando a conversa evoluía e ele criava um vínculo com as vítimas, contava que estava com problemas financeiros e que precisava de ajuda para dar continuidade no negócio. Com isso, as vítimas davam dinheiro ou pior: recorriam a diferentes linhas de crédito para repassar quantias altas para esse homem. O programa serve como uma alerta importante sobre golpes financeiros e a importância de não usar o seu próprio nome para empréstimos, financiamentos ou compras para terceiros, principalmente quando você não tem condições de arcar com o débito. Quantidade de temporadas: uma.

8. Dinheiro Fácil

Além das dicas anteriores, há também um seriado que vale a pena você conhecer: Dinheiro Fácil. Ele aborda como a vida de três pessoas completamente diferentes (Leya, Tim e Salim) acabam se cruzando por conta de dinheiro. A partir acompanhamos o dia a dia de cada e os problemas do passado que cada um teve que explicam o porquê da postura deles. É uma trama que discute sobre a vida de pessoas na pobreza e como a falta de oportunidades atrapalha a mudança dessa realidade, principalmente quando algumas pessoas desconhecem esse outro lado da moeda. Quantidade de temporadas: uma.

9. O Código Bill Gates

Outra das séries curtas da Netflix que você pode começar a acompanhar já é O Código Bill Gates. Essa produção, ao contrário de muitas outras, não traz a história de vida do homem por trás da Microsoft, responsável por revolucionar o mercado tecnológico. Menos ainda sobre como ele se tornou um bilionário. Na verdade, a série acompanha Bill Gates na atualidade, mostrando que mesmo após se tornar um dos homens mais ricos do mundo, ele não decidiu sair de cena e ir aproveitar o dinheiro que tem. Ao contrário, ele é um homem apaixonado pelo trabalho e que tem inúmeras metas para alcançar no futuro — objetivos que não permitem ele estagnar, por melhor que seja a condição de vida que alcançou. Quantidade de temporadas: uma.

10. The Smart Money Woman

Para concluir a nossa lista, há The Smart Money Woman. O seriado mostra a rotina de cinco amigas que vivem na Nigéria, mas que lidam com questões que qualquer pessoa, independentemente da nação onde se encontra, vai conseguir se identificar. É o caso da pressão social para manter as aparências online com festas e viagens, o descontrole com as contas domésticas, o investimento em negócios próprios, a falta de estabilidade no emprego, imprevistos que impactam o orçamento da casa etc. Resumindo: é um programa que fala sobre a importância de todos aprenderem a lidar com o dinheiro para se ter mais qualidade de vida. Quantidade de temporadas: uma. Viu só como não faltam boas sugestões de séries para maratonar na Netflix? Portanto, escolha a ordem em que você vai assisti-las e não se esqueça de refletir e praticar os ensinamentos financeiros que elas trazem! Afinal, é importante planejar e monitorar os seus gastos, saber poupar ao longo do mês, conseguir investir e evitar situações que parecem garantir ganhos fáceis, mas fazem justamente o oposto. Dessa forma, você alcança o equilíbrio nas finanças! E se gostou das dicas, aproveita para seguir a gente no YouTube, no Twitter, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para não perder nenhum dos nossos próximos conteúdos!