O que é economia doméstica e como ajudar no controle de gastos?

Se você tem dificuldades em gerenciar seu dinheiro e costuma acumular dívidas, encontrar maneiras de tornar seu orçamento mais eficiente é importante. Nesse sentido, adotar boas práticas de economia doméstica é fundamental para reduzir seus gastos e colocar suas contas em dia.

Em geral, há diversos custos em casa que podem ser diminuídos com quase nenhum esforço. É a luz que não foi apagada, o banho que demorou demais, entre outros pontos. Se você quer conhecer os principais vilões dos seus gastos domésticos e entender como economizar dinheiro no seu dia a dia, vale a pena conferir o conteúdo especial que preparamos.

Qual é a importância de controlar os gastos domésticos?

Ter suas contas organizadas e controlar os gastos domésticos é um passo importante para manter a saúde financeira em dia. Por exemplo, suponha que você tem algumas dívidas atrasadas que precisam ser quitadas. Ao entender o que pode ser cortado em seus custos domésticos é factível se organizar para sair do aperto.

Além disso, ao manter seu orçamento em ordem e conseguir dar um jeito em sua vida financeira, pode-se criar uma reserva de emergência a fim de ter mais tranquilidade. Assim, caso alguma situação inesperada aconteça, torna-se mais fácil sair dela e manter uma boa condição em relação ao dinheiro.

Outro ponto positivo de controlar os gastos domésticos e assegurar que suas finanças fiquem em dia é não ter que se preocupar com essa questão o tempo todo. Portanto, se você deseja obter esses benefícios em sua vida, vale a pena aprender sobre economia doméstica.

Quais são os principais vilões dos gastos domésticos?

Existem diversos fatores que podem fazer seus gastos domésticos explodirem, prejudicando sua saúde financeira e proporcionando aumento de dívidas. Conhecê-los é um primeiro passo importante para começar a ter maior controle e melhorar sua condição.

Luz acesa sem necessidade

Sabe quando você sai de casa e aquela luz fica acesa? Ou então quando está em outro cômodo e no lugar em que não tem ninguém está com tudo ligado? Esse pode ser um dos vilões das suas faturas altas com a companhia de energia elétrica.

Banho demorado

Esse é outro custo que pode ser considerado um dos vilões em sua casa. Quando você fica um tempo muito demorado no banho pode fazer sua conta de luz ou gás subir bastante. Isso pode ser resolvido de forma simples, aproveitando um bom banho, porém, em um período mais curto.

Fazer mercado sem lista

Ir ao mercado sem lista de compras pode fazer gastar muito mais do que previa. Isso porque, ao passar nos corredores é provável que você pegue itens desnecessários apenas por consumismo. Além disso, é comum que os estabelecimentos coloquem os produtos em locais estratégicos para fazer você comprar mais.

Alimentação fora de casa

A alimentação fora de casa é outro provável vilão de suas contas. Por isso, é importante cuidar desse fator. Por exemplo, você pode criar um orçamento para gastar até um percentual com refeições em restaurantes ou aplicativos de fast food. Assim, é possível evitar que seus gastos sejam demasiadamente altos.

Cheque especial

Outro grande vilão que causa grandes estragos na vida das pessoas é o uso do cheque especial. Como os juros cobrados nele são muito altos, esse fator acaba corroendo muito o orçamento. Assim, enquanto você não sai do vermelho, torna-se muito difícil ter tranquilidade e honrar todos os compromissos.

Impostos

como economizar dinheiro

Outro fator que tem potencial para gerar gastos a mais e complicar o seu orçamento doméstico são os impostos. Por exemplo, quando você esquece de quitar tributos como IPTU, pode-se incorrer em multas e juros e complicar sua situação financeira. Portanto, vale ter um controle a fim de não perder os prazos.

Como economizar dinheiro em casa?

Existem algumas pequenas mudanças que juntas podem causar uma grande transformação de suas contas. Se você quer saber quais as melhores maneiras de economizar em casa, siga com a leitura e confira nossas dicas.

Desligue os eletrodomésticos da tomada

Os eletrodomésticos ligados na tomada costumam gerar um gasto constante de energia. Mesmo os mais eficientes, classificados na categoria A, ainda geram uma despesa considerável na sua conta de luz.

Como esse tipo de conta representa uma parcela significativa do orçamento, é importante manter os eletrodomésticos fora da tomada. Exemplos como forno elétrico, micro-ondas, cooktop e cafeteira, podem ser deixados desconectados e ligados apenas no momento de uso. Isso também protege o equipamento de desgaste e evita acidentes em caso de curto-circuito.

Reduza o tempo de banho

Quem nunca perdeu a noção do tempo durante um banho relaxante? Na verdade, muitas pessoas têm o hábito de relaxar e refletir nesse momento. Entretanto, como o banho consome água e luz, é importante usar esse recurso com moderação.

Além de contribuir para a preservação do planeta e para um uso consciente da água, você também gera uma ótima folga para o seu bolso. Um banho de 15 minutos é suficiente para uma higiene adequada e não pesa no bolso.

Liste o que precisa do mercado

Ir ao supermercado sem uma lista, garante que você vai gastar uma boa quantia a mais e ainda corre o risco de esquecer algum item importante. Isso acontece, pois ao passear por todos os corredores e perceber todas as possibilidades de consumo, é normal cair em tentação e comprar vários itens supérfluos.

Já com o uso de uma lista, você segue com foco para os itens que faltam em casa. Como os preços dos alimentos estão cada vez mais caros, esse tipo de cuidado vai contribuir significativamente para suas contas.

Outro grande benefício dessa estratégia se refere a sua saúde. Ao listar os itens mais importantes previamente, você consegue fazer escolhas mais inteligentes de cardápio. Assim, passa longe dos doces, das frituras e de demais alimentos que são pobres do ponto de vista nutricional.

Aproveite a luz do dia

O Brasil é um país tropical e com grande parte de suas regiões ensolaradas. Toda essa luz natural pode ser aproveitada para evitar o consumo de luz elétrica. Se você ainda está pensando em construir sua casa, vale considerar o investimento em estratégias de iluminação natural. Assim, é possível aproveitar ao máximo a luz do dia e evitar o consumo de energia.

Vale investir em janelas grandes e recursos de acabamento que deixam a luz passar. Esse tipo de detalhe traz mais beleza e sofisticação para a casa, além de torná-la econômica e ecologicamente correta.

Tenha um plano para pagar os impostos

O pagamento de impostos, assim como de qualquer outro tipo de débito, deve ser considerado no orçamento. Nos casos em que é possível realizar o pagamento da parcela única com o desconto, vale escolher essa alternativa. Isso faz com que você consiga um pequeno desconto e ainda fique livre desse tipo de despesa por todo o ano.

Já se as contas do início do ano pesaram em seu orçamento, vale optar pelo pagamento de impostos, tais como IPVA e IPTU, de maneira parcelada, conforme as regras da sua região. O mais importante é que esse valor seja considerado junto às demais despesas para que ele não fique em aberto e cause multas ou juros.

Cozinhe mais em casa

A alimentação em restaurantes pode ser muito onerosa para o orçamento familiar. Por isso, vale investir na preparação de marmitas e de demais refeições em casa. Uma boa estratégia para o almoço é preparar as refeições em casa durante quatro dias e em um deles você pode se permitir comer fora.

Desse modo, é possível evitar a sobrecarga com o preparo dos alimentos e ainda ter uma folguinha no meio da semana. Existem diversos cardápios online que você pode utilizar para preparar sua marmita. Eles indicam quais os alimentos mais indicados e como montar combinações adequadas.

Faça exercícios baratos

Malhar em uma academia pode gerar um grande custo com as mensalidades, criação de treinos e lanches após as aulas. Por isso, vale investir em outras estratégias como o uso de parques e espaços públicos, corridas em pistas distribuídas na própria cidade ou até mesmo os exercícios em casa.

Existe uma modalidade completa de atividades que são realizadas apenas com o peso do próprio corpo. A calistenia exige poucos acessórios e pode ser realizada em um pequeno espaço. Alternativas como essa permitem que você tenha qualidade de vida e melhore sua saúde sem afetar o seu dinheiro.

Categorize os gastos

Por meio da classificação dos diferentes tipos de gastos, é possível entender quais os principais gargalos do orçamento. Separar as despesas em fixas, variáveis, supérfluos, cartão de crédito e cheque especial, por exemplo, pode ajudar a entender quais os pontos de melhoria em seus hábitos de consumo.

A classificação dos gastos também ajuda a ter uma boa previsão de quanto você precisa de receita, qual o valor da reserva de emergência e quais foram as principais contas do seu mês. Assim, você tem um planejamento financeiro mais inteligente e associado a dados atualizados de suas contas.

Pesquise os preços

Ao contar com a internet, pesquisar preços e encontrar as melhores opções do mercado ficou ainda mais fácil. Por meio do Google Shopping, por exemplo, você confere quais sites oferecem o item de sua pesquisa, além de mostrar o preço de cada loja.

Esse tipo de pesquisa também é válido para as compras de supermercado, roupas e objetos de uso pessoal. Os bens perecíveis normalmente são adquiridos em sua localidade, mas, mesmo assim, é possível negociar e obter os melhores preços.

Diminua o uso do cartão de crédito

O uso abusivo do cartão de crédito pode causar grandes estragos nas finanças. Como esse recurso normalmente conta com uma taxa de juros elevada, é importante evitar dívidas nele. Muitas pessoas gostam de utilizar esse recurso para acumular milhas, contudo, vale verificar se a conversão dos gastos em pontos e dos pontos em milhas vale a pena.

Em vários casos, os custos referentes à administração da conta ou da fidelidade do cartão podem dissipar os benefícios desse tipo de programa de pontos.

Por isso, use seu cartão com cautela e evite deixar os dados registrados nos seus principais aplicativos de compra. Assim, é possível prevenir alguns pedidos que são realizados por impulso e que causam arrependimento.

Reduza gastos com transportes

Ter cuidado com os gastos com transporte é um passo importante. Por exemplo, caso você vá ao trabalho de carro atualmente, vale encontrar um colega para dividir os dias e fazer uma carona solidária ou então buscar formas de diminuir os gastos com combustível.

Em caso de uso de aplicativos, atente para não extrapolar nas viagens. Procurar meios de transporte público que custam menos pode representar uma boa saída. Com simples atitudes é possível diminuir consideravelmente essas despesas e, consequentemente, conquistar uma folga em seu orçamento.

Evite compras por impulso

Sabe quando você compra uma peça de roupa que achou linda, mas que nunca vai usar? Esse tipo de aquisição serve apenas para comprometer suas finanças e tirar parte de seu orçamento para despesas mais essenciais.

Desse modo, vale a pena atentar para não realizar esse tipo de compra. Pode-se perguntar antes de efetuá-la: “será que realmente preciso disso?”. Em caso de resposta negativa, dê um passo atrás e lembre-se dos benefícios de ter uma vida financeira saudável.

Como essas dicas podem ajudar a reduzir custos?

Ao adotar as dicas que apresentamos ao longo deste texto, você consegue melhorar seu bem-estar e melhorar sua saúde financeira. São passos simples e de fácil implementação, mas que tem grande poder para tornar sua vida muito mais tranquila e prazerosa.

Por meio deles, você reduz seus gastos, consegue quitar as dívidas e ainda poupar dinheiro para situações de emergência. Portanto, coloque todas as práticas que ensinamos em ação.

Viu só como é importante investir em economia doméstica? Ao controlar os principais vilões e adotar boas atitudes em relação aos seus gastos cotidianos, é possível parar de pensar em dinheiro o tempo todo e viver com mais tranquilidade no aspecto financeiro. Assim, você consegue curtir a companhia dos seus amigos e conquistar todos os seus sonhos com o passar do tempo.

Gostou deste artigo e quer que mais pessoas aprendam sobre economia doméstica? Então, compartilhe o texto agora mesmo em suas redes sociais!

Quer deixar suas contas em ordem, mas falta dinheiro? Então, solicite um empréstimo online agorma mesmo e conte com a SuperSim para deixar suas finanças em ordem:

simule seu empréstimo

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: