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Para descobrir como conseguir cashback em suas compras, você precisa conferir este post agora mesmo!

Você sabe o que é cashback? Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre essa palavra nos últimos tempos, já que se trata de uma tendência que recebe cada vez mais adeptos ao redor do Brasil e do mundo.

O cashback é uma modalidade que oferece benefícios tanto aos clientes de um estabelecimento quanto para as empresas que aderem a ele, pois se trata de um benefício que estimula a compra.

Pensando em ajudar a descobrir se o cashback compensa, preparamos este post para que você descubra as principais informações relacionadas ao tema. Continue a leitura e confira os detalhes. Não perca!

O que é cashback?

Cashback é uma palavra em inglês que quer dizer dinheiro de volta. Ou seja, quando o cliente realiza uma compra em um estabelecimento que tem um programa de cashback, ele recebe de volta uma parte do dinheiro que gastou no local.

Esse tipo de programa de recompensa, que é uma grande tendência e cresce cada vez mais, já é muito popular em países como o Reino Unido e os Estados Unidos. No geral, ele é usado por empresas de cartão de crédito.

Como é feito o cashback?

A execução da estratégia do cashback se assemelha a dos programas de pontos que são oferecidos por diferentes empresas da área de varejo, sendo que a operação ocorre por meio de intermediárias entre o consumidor e a loja.

Na prática, um negócio que vende roupas online e deseja oferecer o programa de cashback aos seus clientes, por exemplo, precisa procurar por uma empresa para intermediar essas transações de devolução de dinheiro.

Além disso, para que o cliente possa usufruir dos benefícios, ele também deve ter um cadastro na empresa parceira responsável pelo cashback. Dessa forma, ao começar a fazer compras, é possível acumular os valores em uma conta virtual.

E como funciona a porcentagem?

A recompensa é definida pelo estabelecimento, podendo variar de 1% a até 50% em algumas ocasiões especiais e promocionais. Para que um negócio se torne parceiro de uma empresa de cashback, é necessário repassar uma comissão para ela, sendo que esse valor deve ser dividido com o consumidor, uma vez que é dessa maneira que as plataformas intermediadoras conseguem obter lucro.

É preciso saber, ainda, que, dependendo do programa de cashback, os bônus gerados pelo cliente em determinados estabelecimentos, em geral, podem ser utilizados em outras lojas do mesmo ramo ou não.

É válido ressaltar que o cashback não é a mesma coisa que um cupom de desconto, pois enquanto o primeiro devolve uma parte do valor que foi gasto pelo cliente, o segundo consiste em um código que é disponibilizado pelo estabelecimento para conceder um desconto extra ao consumidor durante uma compra online e, portanto, a quantia já é abatida do valor total no momento da aquisição.

Quais são os principais tipos de cashback?

Atualmente, há mais de um tipo de cashback. Enquanto algumas permitem apenas que o dinheiro recebido de volta fique guardado em uma carteira digital para abater o valor em novas compras, outras modalidades já permitem que o cliente receba o dinheiro de volta em sua conta.

Também existe o cashback social que costuma ser aderido por empresas que querem demonstrar o seu valor social aos consumidores. Nessa modalidade, em vez do dinheiro gasto retornar aos clientes, a quantia é destinada a instituições de caridade e causas sociais. O cliente costuma escolher a que deseja ajudar — como pessoas com câncer, crianças, animais, idosos etc. — e o valor é repassado ao órgão responsável.

Quais são suas vantagens?

Agora que você já sabe como funciona o cashback, chegou o momento de conhecer os seus benefícios. As suas vantagens para os clientes são visíveis e palpáveis, afinal, quem não quer receber uma parte do valor gasto de volta, não é mesmo?!

No entanto, a empresa que oferece esse benefício aos seus consumidores também pode obter diversos proveitos. Confira, a seguir, quais são eles!

Fidelização de clientes

Apesar de o programa de cashback não ser uma estratégia de fidelização de clientes, mas sim uma ação de recompensa para os consumidores, na prática, o fato de um estabelecimento oferecer vantagens ao seu público costuma fazer com que ele se torne fiel à marca por saber que vai obter recompensas em suas compras.

A fidelização ocorre porque o cashback é um diferencial competitivo das empresas, além de conceder uma vantagem clara e simples ao consumidor.

Mais visibilidade à loja

O cashback também pode ser usado como uma estratégia de divulgação para dar mais visibilidade a um estabelecimento, já que essa é uma maneira de demonstrar para as pessoas que ainda não conhecem o negócio quais são as vantagens de se tornar um cliente do local.

Além disso, esse tipo de programa estimula os clientes a falarem sobre a marca para os seus familiares e amigos e, ainda, há uma divulgação feita pelas plataformas de cashback acerca de suas lojas parceiras e, por isso, os usuários da plataforma passam a conhecer o local.

Aumento da base de clientes

Esse benefício tem relação direta com a visibilidade que a marca recebe, uma vez que a tendência é que, quanto mais indivíduos conheçam a loja, mais pessoas devem passar a consumir no local.

Isso ocorre, inclusive, porque muitas pessoas tendem a optar por determinado estabelecimento ou marca que oferece algum benefício — o que proporciona uma vantagem competitiva.

Aumento das vendas

Quando os clientes estão satisfeitos com uma marca, a tendência é que eles a consumam mais. Nesse sentido, o programa de cashback é uma boa forma de melhorar a satisfação dos clientes.

Além disso, ao estar cadastrado em programas de cashback, quanto mais você compra, mais ganha. Isso quer dizer que a tendência é que cada um gaste mais com o objetivo de receber mais vantagens como recompensa.

Maior entendimento sobre o cliente

Para se cadastrar em uma plataforma de cashback, o usuário deve oferecer diversos dados. Por isso, um negócio que faz parceria com uma dessas empresas passa a ter importantes informações sobre os seus clientes.

Também se torna possível rastrear melhor o comportamento de consumo dos clientes, uma vez que eles sempre vão se identificar ao realizarem uma compra com o objetivo de receberem o benefício.

As lojas também ganham com isso, já que, ao analisar essas informações, é possível promover ações promocionais cada vez mais efetivas, por exemplo, já que eles vão ter conhecimento acerca das necessidades e interesses de seu público.

Oferecimento de benefícios

Para que o usuário de plataformas de cashback saiba quais são as lojas parceiras e acompanhe o extrato de seus benefícios, ele pode instalar aplicativos em seu smartphone e plugins para navegadores web.

Dessa maneira, ele pode saber a quantia exata que vai receber ao fazer uma compra em determinado estabelecimento, por exemplo. Isso aumenta a confiança por parte do cliente e a loja passa a ser vista como uma empresa que preza pela transparência das transações realizadas.

Como conseguir cashback?

Uma dúvida comum costuma ser: como conseguir cashback? Nesse tópico, vamos apresentar dicas valiosas para que você ganhe dinheiro!

Tenha foco

Existem cartões de crédito que são uma porcentagem de cashback em todas as compras que são feitas nele. Por isso, concentrar todas as suas compras em um só cartão é uma boa dica para receber uma quantia maior.

Ao reunir o cashback em um único local, se torna possível acumular um valor maior e, ainda, é mais fácil administrar mensalmente o valor que vai ser recebido de volta. Para obter ainda mais vantagens e economizar, opte por usar um cartão com anuidade grátis.

Escolha das lojas

Mais uma dica é procurar prestar atenção em quais são as lojas, tanto físicas quanto online, que são parceiras do programa de cashback que você participa para optar por consumir em estabelecimentos que oferecem o dinheiro de volta.

Saber sobre o tema é importante para não perder dinheiro, afinal, se você pretende comprar um fogão novo para a sua cozinha, por exemplo, e dois estabelecimentos oferecem o mesmo modelo por valores equivalentes, é sempre melhor optar pela loja que oferece cashback.

Procure acumular valores

Após concentrar os gastos no mesmo cartão e optar por consumir em lojas conveniadas, sempre que for possível é preciso começar a prestar atenção para as condições que são capazes de fazer com que você acumule mais pontos, como o momento ideal para trocar os créditos por dinheiro.

Existem aqueles que preferem receber os valores de cashback todos os meses para usá-los como uma renda extra, enquanto outras pessoas optam por deixar os créditos se acumularem para realizarem um resgate maior no final.

Ambas as estratégias podem ser vantajosas, a depender de seus objetivos. O mais importante é optar por uma linha clara de atuação e se concentrar nela para sempre ter um valor padrão em sua conta que seja possível usá-lo como receita.

Agora que você já sabe o que é cashback e conhece as suas vantagens, passe a usar essa ferramenta o quanto antes para usufruir de todos os seus benefícios. Ao usá-lo em conjunto com a psicologia financeira é possível aumentar sua renda!

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Escrito por:
caio
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