Confira dicas incríveis para curtir o final de semana com pouco dinheiro

Você quer aproveitar o fim de semana, mas não tem ideia de coisas para fazer sem dinheiro? Saiba que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é sim possível aproveitar o tempo livre sem gastar muito.

Inclusive, em razão da alta taxa de desemprego atual no Brasil, cada vez mais pessoas buscam por opções gratuitas ou que gastam pouco para que seja possível economizar sem abrir mão de aproveitar os períodos de folga de diferentes maneiras.

Pensando em ajudar você com essa tarefa, preparamos este post com 15 coisas para fazer sem dinheiro, para que você possa aproveitar os finais de semana da melhor maneira possível. Continue a leitura e confira cada uma de nossas dicas. Não perca!

1. Reunir os melhores amigos

Você e os seus amigos não precisam almoçar ou jantar para se reunirem. Em vez de enfrentar restaurantes cheios, momento no trânsito e, ainda, ter que desembolsar uma grande quantia de dinheiro, procure chamar os seus amigos para uma reunião caseira.

Comprar comidas e bebidas no mercado e se reunir com os amigos em casa costuma sair muito mais barato do que ir a uma balada ou a um bar. Essa opção, além de ser mais econômica para todo o grupo, ainda proporciona mais conforto e comodidade.

Se vocês forem se reunir para comer, por exemplo, cada um pode levar um prato ou combinar de cozinhar todos juntos. Se tiver algum cozinheiro na galera ou alguém que saiba tocar violão, o encontro pode se tornar ainda mais divertido.

Na verdade, qualquer motivo é válido para se reunir com os amigos, seja para jantar, conversar, beber ou jogar cartas e jogos de tabuleiro. Afinal, nada é mais divertido que jogar conversa fora, rir e desabafar, especialmente com as pessoas com as quais temos intimidade.

Se a criatividade está em baixa e vocês não conseguem pensar em nada legal para fazerem juntos durante o encontro, não deixe de optar pela famosa pipoca com filmes. Lembre-se que realizar esse tipo de atividade com quem gostamos se torna ainda mais legal.

2. Procurar lugares com entrada grátis

Apesar de muitos bares, baladas, festas e pubs exigirem cobrança para entrar no estabelecimento, existem opções de lugares e eventos com entrada gratuita. Por isso, uma boa opção é ficar atento a esses locais e perguntar aos seus amigos se eles conhecem alguma opção free para aquele dia.

Também é possível fazer uma pesquisa na internet sobre os lugares que você deseja conhecer, se inscrever nas newsletters de cada uma das páginas e começar a receber e-mails com promoções e eventos desses locais.

Você também pode seguir os estabelecimentos nas redes sociais. Assim, você consegue saber quando vai ter alguma promoção ou um dia com entrada gratuita. Algumas baladas e festas, por exemplo, contam com listas para confirmar presença antecipadamente — o que pode garantir um relevante desconto ou até mesmo a entrada gratuita.

3. Visitar lugares públicos

Visitar lugares públicos, como fazer um passeio no parque ou se encontrar com os amigos na praça para conversar, são programas que podem ser muito divertidos e você não precisa gastar nada.

Procure sair da rota mais famosa e busque por atividades culturais gratuitas na sua cidade. Existem alguns museus que contam com entrada gratuita aos domingos, além de opções de cinemas culturais que não cobram entrada.

Se você mora em uma cidade no litoral, ir à praia também costuma ser uma excelente opção, afinal, você não paga nada para colocar uma cadeira de sol e a sua canga na areia ou para tomar um banho de mar. Para economizar ainda mais, você pode levar comidas e bebidas de casa.

4. Apostar em atividades físicas

Começar as manhãs dos finais de semana praticando atividade física pode ser bastante divertido, e é de graça. São boas alternativas fazer uma caminhada ou corrida no parque, por exemplo.

Existem cidades que contam com ciclofaixas aos domingos, como São Paulo, sendo essa também uma ótima opção para quem tem bicicleta ou pretende alugar uma.

5. Realizar passeios turísticos

Quando viajamos para um novo local, procuramos explorar o maior número de pontos turísticos que conseguimos. Contudo, em geral, não temos o costume de fazer visitas frequentes aos locais atrativos da nossa cidade.

Por isso, inclua entre as opções de coisas legais para fazer no fim de semana sair para conhecer algo novo em sua própria cidade ou em um local próximo, como museus, parques, teatros, entre outros.

Sem dúvidas, a sua cidade ou região tem diversos atrativos que são de graça ou de baixo custo. O grande benefício de fazer esse tipo de passeio é conhecer novos lugares, interagir com pessoas diferentes e até mesmo fugir da agitação dos bares e festas.

6. Visitar os parentes distantes

Provavelmente, há algum tempo que você planeja passar o final de semana na casa de um familiar querido que não vê há muito tempo, não é mesmo? Se esse for o seu caso, comece a planejar esse passeio com antecedência para que seja possível realizá-lo o quanto antes.

Não deixe para depois, pois essa é uma excelente oportunidade de passar bons momentos com a sua família, inclusive com as pessoas que moram em outras cidades.

7. Assistir a um filme em casa

Assistir a filmes em casa pode ser um ótimo passatempo e que é bem barato. Basta fazer a pipoca e colocar algo para assistir na TV. Se essa é a sua opção para aproveitar o final de semana sem gastar muito, vamos apresentar algumas dicas!

Se você cansou de assistir a filmes sozinho, comece a fazer o mesmo programa em outras casas: marque com os seus amigos, cada final de semana na casa de um. Assim, um programa aparentemente repetitivo pode se tornar muito legal quando estamos em ambientes diferentes do nosso habitual, e podemos conversar com outras pessoas sobre a trama.

Mais uma dica legal é chamar pessoas distintas para assistir a filmes em sua casa, como um vizinho, um primo etc. Assim, você pode descobrir o quanto o seu lar pode ser ainda mais divertido — basta estar com as companhias corretas.

8. Usar cupons de desconto

Mais uma dica relevante é: use a internet a seu favor. Hoje em dia, existem diversos sites que oferecem ou vendem cupons com preços mais baixos para atividades culturais, jantares em restaurantes, entre outras atividades.

Existem diversos programas que também concedem descontos, como os de cartões de crédito. Por isso, procure ficar sempre atento às ofertas para que seja possível aproveitar os melhores descontos para economizar no fim de semana e em feriados.

9. Visitar museus online

Você sabia que é possível visitar museus, conhecer lugares novos e visitar pontos turísticos ao redor do mundo de graça e sem sequer sair de casa? Hoje em dia, existem diversas opções de passeios virtuais.

Além disso, centenas de museus, tanto internacionais quanto nacionais, já podem ser visitados online a qualquer hora e, inclusive, aos finais de semana, como o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, o Museu do Louvre, em Paris, o MASP, em São Paulo, o Museu Casa de Anne Frank, em Amsterdam, e o Museu da Acrópole, em Atenas.

Visitar museus online é uma excelente forma de se manter antenado com o que ocorre no mundo e, ainda, se conectar com a cultura e a arte. É válido ressaltar que esse tipo de tour é sem fila e de graça.

Para conhecer o interior de diferentes museus e espaços destinados à arte e à cultura no mundo, você pode acessar o Google Arts & Culture, um projeto do Google que mapeia esse tipo de conteúdo e é um bom ponto de partida para que você viaje pelo mundo sem que seja preciso sair de casa.

10. Fazer programas em casa

Fazer programas em casa é uma das primeiras coisas que costumamos pensar para fazer sem dinheiro. A internet pode ser uma boa companheira nesse momento, uma vez que é possível aproveitar as redes sociais para conversar com familiares que moram distante, e que por isso os encontros entre vocês não são frequentes, ou para bater papo com amigos que você não vê há algum tempo.

Existem muitos outros programas que também podem ser explorados em casa, como montar um quebra-cabeça, brincar com o seu pet, ler um livro, meditar, assistir a cursos online ou simplesmente descansar a mente.

10. Comer em casa antes de sair

Quantas vezes saímos de casa com pressa e com o estômago vazio, não é mesmo? Contudo, esse tipo de atitude pode ser muito prejudicial ao bolso. Afinal, quando chegamos em um bar ou balada com fome, costumamos gastar muito mais do que o previsto. Por isso, aqui a dica é simples: procure se alimentar antes de sair de casa.

Antes de ir se divertir, procure fazer uma boa refeição. Assim, você pode gastar apenas com bebida, água e um petisco. Mais uma opção é, antes de chegar ao seu destino principal, passar em um bar, restaurante ou lanchonete que você sabe que tem comida boa e com preço justo. Ao fazer essa breve parada, você não deve ter problemas com a fome e nem se preocupar se as opções do local cabem no seu bolso.

11. Optar por bares que oferecem comanda individual

Não é incomum pagarmos uma conta alta no bar, mesmo quando não consumimos muito. Isso ocorre especialmente quando saímos com um grupo grande de amigos, em que é preciso dividir a conta no final da noite.

Para não cometer esse erro, dê preferência por bares que oferecem comandas individuais, uma vez que esse é um direito seu como consumidor. Inclusive, nada mais justo do que pagar pelo que pelo o que você, de fato, comeu ou bebeu.

12. Cozinhar em casa

Seja sozinho, em um programa a dois, entre amigos ou em família, cozinhar coletivamente pode ser uma grande diversão. Então, que tal aproveitar o fim de semana para explorar novos sabores e preparar uma deliciosa refeição?

Aproveite esse momento para ouvir uma música, beber algo que você gosta e, é claro, se divertir. Fazer novas receitas e descobrir que você é capaz de fazer pratos deliciosos pode ser mais divertido e prazeroso do que muitas pessoas imaginam!

13. Acampar

Aqueles que desejam economizar muitas vezes precisam adequar seu padrão de vida e abrir mão de fazer viagens. No entanto, uma opção de viagem econômica, mas muito divertida, é o camping.

Reunir os amigos, arrumar as malas e ir fazer um passeio em um local próprio para acampar pode ser bastante econômico, especialmente se o destino escolhido for próximo à sua cidade. São boas alternativa ir para uma cidade nas proximidades que tenha uma bela vista ou para uma praia na região.

14. Participar de cursos gratuitos

Participar de cursos gratuitos também é uma boa maneira de aproveitar o final de semana. Não precisa ser nada que exija muito de você, já que a ideia é relaxar.

Hoje em dia, existem diversas opções disponíveis, tanto na internet quanto presencialmente, como em oficinas. Opte por um curso de um dia sobre algo que você gosta ou deseja aprender, como artesanato, culinária, dança, meditação, entre muitas outras opções.

15. Mudar a decoração da casa

Mudar a decoração da casa não quer dizer necessariamente comprar coisas novas. Por isso, essa também é uma opção de coisas para fazer sem dinheiro. Afinal, apesar de ser algo que dá certo trabalho, também proporciona satisfação e parece que temos uma casa nova.

Você pode, por exemplo, trocar os móveis de lugar, para que o seu lar ganhe uma cara nova, pintar uma parede de uma cor diferente, dar uma demão de tinta em um móvel antigo para restaurar a peça, apostar em capas de almofadas para mudar a decoração da sala etc.

Agora que você já conhece 15 dicas de coisas para fazer sem dinheiro, coloque em prática as nossas orientações para aproveitar o fim de semana. Afinal, como você pôde perceber ao ler este post, é possível, sim, se divertir gastando pouco.

Se você gostou das nossas dicas, siga a gente nas redes sociais para ficar por dentro dos nossos novos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube!

 

Emergência: Aquela escapadinha necessária!

Se a rotina estiver muito estressante, você não tem absolutamente nenhum dinheiro agora, mas é emergencial dar uma desconectada da rotina, fazer um passeio para a montanha ou praia? Considere tomar dinheirinho e investir no seu bem-estar  e saúde mental. Na SuperSim seu empréstimo aprovado pode ser pago em até 12x, simule agora um tempo de qualidade para dar uma relaxada agora!

Empréstimo pessoal online

 

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: