Como o consumo consciente pode deixar suas contas em ordem?

Adotar boas ações de consumo consciente podem fazer diferença em sua vida, na saúde financeira e também no mundo em que vivemos. Por meio desse conceito, é possível começar a gastar menos do que você ganha sem parar de se divertir. Assim, você consegue otimizar sua relação com o dinheiro ao mesmo tempo em que diminui os impactos que o consumismo gera no planeta.

Se você deseja melhorar sua saúde financeira e proporcionar um futuro melhor para o próximo, vale a pena adotar dicas de consumo consciente. Quer descobrir mais sobre esse conceito tão importante e aprender como colocá-lo em prática em sua vida? Então, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

O que é consumo consciente?

Antes de apresentarmos nossas dicas de como aplicar o consumo consciente, que tal aprender mais sobre tal conceito? Esse termo está associado às escolhas de compra realizadas tendo em mente os danos que elas vão causar no meio ambiente.

Nesse sentido, um consumidor que leva a sério o consumo consciente realiza boas práticas que vão auxiliar na redução dos impactos ambientais. Por exemplo, esse indivíduo vai prezar por realizar o descarte de materiais de maneira adequada, evitar compras por impulso e optar por produtos e serviços de empresas que consideram o aspecto socioambiental.

Por isso, caso você tenha preocupações com sua saúde financeira e com o meio ambiente, adotar atitudes de consumo consciente é um passo importante.

Com a intenção de te ajudar nessa tarefa, apresentamos abaixo dicas para colocar o consumo consciente em prática.

Como adotar um consumo consciente?

Agora que você já sabe o que significa o conceito de consumo consciente, vamos aprender as melhores práticas que podem ser adotadas no seu dia a dia? Separamos quais são as atitudes ideais que podem te ajudar a empregar esse termo tão importante.

Descarte o lixo corretamente

O descarte correto do lixo é fundamental para desenvolver uma postura ecologicamente correta. Além disso, é importante atentar para a produção de lixo e quais as melhores maneiras para lidar com os resíduos orgânicos.

Para quem dispõe de uma pequena horta, eles podem se tornar adubo para as plantinhas que você cultiva. Já para quem não conta com essa possibilidade, é possível conhecer algumas receitas que utilizam partes dos alimentos que normalmente vão para o lixo. Assim, além de contribuir para o aspecto ambiental, você também consegue reduzir os custos com a alimentação.

Apoie as empresas locais

economizar com a família

Outro aspecto importante se refere ao consumo de produtos e serviços de empresas locais. Ao comprar desse tipo de negócio, você contribui para o desenvolvimento do comércio local, auxilia no crescimento de negócios familiares e ainda aproveita os ótimos preços.

Esse tipo de compra normalmente é mutuamente benéfica, pois ao adquirir seus itens no comércio local, é possível ter acesso a preços mais competitivos por conta do baixo custo de transporte. Nas categorias de perecíveis como os alimentos, por exemplo, ainda é possível contar com produtos frescos e de grande qualidade.

Reutilize e recicle

A reciclagem é algo que é normalmente aprendido na infância, mas não segue para a vida adulta. Tal mentalidade de substituir e comprar novos itens faz com que o consumo aumente e também eleve seus custos.

Por isso, no momento que algum item do seu dia a dia apresentar defeito, é importante verificar a possibilidade de conserto e, caso seja impossível, considere reutilizar a peça. Em último caso, vale seguir para a reciclagem conforme orientações do fabricante. Alguns itens como baterias, por exemplo, apresentam componentes tóxicos e precisam de um processo de reciclagem específico.

Consuma apenas o necessário

O consumo desenfreado é um dos principais motivos de dívidas e dos problemas financeiros de muitas pessoas. Por esse motivo, é importante se ater apenas às necessidades do seu dia a dia e buscar os itens extremamente relevantes para o seu bem-estar.

Isso não significa que você deve abrir mão de compras e experiências que valorizam muito, apenas que é fundamental adotar uma postura mais cautelosa nas suas compras. Caso queira fazer um passeio com os amigos, por exemplo, é necessário pensar como isso afeta seu orçamento e de que modo tal custo adicional pode ser encaixado em seu planejamento.

Uma excelente dica é criar limites para cada tipo de despesa, deixando um pedacinho do orçamento livre para lazer e diversão. Assim, você consegue estabelecer um teto mensal para esses gastos.

Economize água

As contas básicas podem causar um grande peso no orçamento, além de prejudicar o meio ambiente e diminuir a disponibilidade de água para o restante da população. Por isso, utilizar a água de maneira responsável faz com que seus custos sejam reduzidos e ainda contribui para a preservação dessa relevante fonte de vida.

Tal economia pode ser feita por meio do cuidado ao lavar o carro, as calçadas e demais áreas abertas da casa. Além disso, o tempo de banho é um importante fator de despesa das suas contas mensais. Por isso, é necessário evitar banhos longos e excessivamente quentes.

Não compre produtos contrabandeados

O envolvimento com qualquer atividade ilegal causa grandes problemas para todos os envolvidos. Por isso, vale investir no consumo de itens produzidos em sua localidade e que contem com todos os processos legais para a sua comercialização.

Os produtos que não passaram pelas entidades reguladoras brasileiras podem apresentar risco ao consumo e prejudicar o indivíduo durante o uso. Por essas razões, é importante evitar itens de procedência duvidosa ou que sejam negociados em condições ilegais.

Use crédito de forma consciente

O descontrole no uso de crédito também contribui para a formação de dívidas altas e capazes de trazer um grande problema para sua realidade. Opções como o cartão de crédito ou o cheque especial, por exemplo, contam com altas taxas de juros. Isso significa que mesmo uma dívida pequena pode crescer e se tornar impagável.

Por isso, é necessário ter bastante cautela quanto ao uso desse recurso financeiro. Uma dica de ouro é entender, desde o começo, que o limite do cartão não representa o seu dinheiro, mas o recurso que uma entidade financeira está emprestando para você. Por isso, ao realizar compras com o cartão, é fundamental ter a segurança de que haverá como pagar a fatura.

Economize energia

Assim como a água, a energia é uma outra despesa mensal que pode pesar no orçamento. Especialmente em períodos de seca, quando a bandeira vermelha é implementada, os custos dessa modalidade podem aumentar significativamente.

Vale destacar que os aparelhos que transformam energia elétrica em calor são os que mais aumentam a sua conta de luz. Por isso, chuveiro, aquecedor, chapinha, secador de cabelo e demais eletrodomésticos como esses devem ser usados com bastante cuidado.

Uma boa ideia é aproveitar a iluminação natural e usar lâmpadas de LED que são mais econômicas em relação aos modelos tradicionais. Desse modo, é possível reduzir consideravelmente esse tipo de despesa.

Cultive uma horta

Caso você disponha de um espaço livre nos fundos de casa, a criação de uma horta produz diversos benefícios. Além de ser um hobby muito relaxante, ela permite aproveitar os resíduos orgânicos e contribui para melhorar sua alimentação.

Algumas hortaliças demoram poucas semanas para se desenvolver, sendo uma excelente opção para trazer mais cor para o prato. Também é possível aproveitar um cantinho da horta para cultivar plantas que servem para temperos — tais como salsa, manjericão e orégano — ou plantas usadas para fazer chás — como a camomila, hortelã e capim-cidreira.

Comece a andar mais de bicicleta

Com o preço do combustível nas alturas e a alta da inflação em geral, optar por meios de transporte alternativos pode fazer bem para o seu bolso e para o planeta. Por exemplo, ao escolher andar de bicicleta, você diminui a emissão de poluentes na atmosfera.

Além disso, vai economizar muito e, por consequência, consegue gastar menos do que ganha. Ainda é possível fazer um belo exercício sem ter de pagar academia para isso. Viu quantas vantagens?

Então, não deixe de optar por esse meio de transporte sustentável para fazer suas atividades. Seja para ir ao trabalho, passear com os amigos ou até mesmo para as compras de mercado, a bicicleta pode ser uma ótima alternativa.

Como esses cuidados contribuem para organizar as finanças?

Ter consciência e adotar as práticas que citamos pode ajudar muito a organizar as contas e manter suas finanças em dia. Por meio das ações que você aprendeu, é possível reduzir suas contas básicas, como água e luz, usar seu dinheiro de maneira mais consciente e melhorar a qualidade de vida sua e dos demais ao seu redor.

Ao colocar em prática o que aprendeu ao longo deste texto, você faz bem para o planeta e para si. Por meio dele, é possível reduzir custos, otimizar a gestão das suas finanças e sair das dívidas.

Entendeu como o consumo consciente é importante e de que forma é possível colocá-lo em prática? Por meio de nossas dicas, você consegue ter mais controle sobre suas contas e ainda ajudar o planeta em que vivemos. Portanto, não deixe de adotar cada uma das ações que aprendeu ao longo deste texto.

Gostou deste conteúdo e tem uma experiência para compartilhar com os demais leitores? Então, deixe um comentário abaixo e conte mais sobre suas ações!

Quer dar um passo em direção ao consumo consciente e melhorar sua saúde financeira? Então, conte com a ajuda da SuperSim para colocar suas contas em dia e ter mais tranquilidade:
simule seu empréstimo

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: