cortando gastos

Entenda agora quais as melhores dicas para cortar gastos de maneira eficiente

Em um país inflacionário como o Brasil, é importante aprender a lidar com o dinheiro e saber como cortar gastos. Lidar com os custos crescentes não é uma tarefa simples, por isso, vale colocar algumas estratégias em prática para reduzir despesas que geram pouca utilidade em seu dia a dia.

Isso não significa que se deve abrir mão de tudo que gosta, apenas que é necessário fazer escolhas mais inteligentes para ter tranquilidade financeira em sua rotina. Se você quer aprender quais as melhores formas de cortar seus gastos sem perder a qualidade vida, continue a leitura e confira nossas recomendações.

Por que é importante cortar gastos?

Gastar pouco e com inteligência significa utilizar a menor quantidade de dinheiro possível para conquistar a maior utilidade que um determinado bem pode gerar. Isso significa que as coisas que são muito valiosas para você não devem ser eliminadas do planejamento, enquanto os itens que são menos importantes podem ser descartados.

Suponha, por exemplo, que você não quer abrir mão de sair com seus amigos no final de semana. Se esse é um tipo de gasto importante, então vale reduzir em outros aspectos da rotina. Nesse caso, pode-se escolher preparar as refeições em casa para economizar no restaurante ou até mesmo realizar exercícios em parques públicos para economizar na academia.

Assim, cortar os gastos é importante para ter um orçamento mais folgado e fazer com que seu futuro seja ainda mais aconchegante. Contudo, é importante tomar decisões inteligentes sobre o que poupar, a fim de que você consiga manter sua poupança, mas sem prejudicar a qualidade de vida.

Como um bom planejamento pode ajudar nessa tarefa?

Cortar gastos sem ter um planejamento financeiro pode não ser uma tarefa muito simples. Sem entender suas finanças de modo efetivo é possível que você reduza sua qualidade de vida e desanime no meio do caminho.

Por meio de um bom plano, é possível ter mais controle financeiro em sua vida. Por exemplo, ele ajuda a compreender quais são as entradas e saídas de recursos, a estabelecer metas e entender quais são os potenciais cortes de custos que você pode fazer.

Por isso, antes de partir reduzindo suas despesas de forma aleatória, vale a pena investir um tempo para se planejar. Entenda quais são suas principais fontes de receita, busque alternativas para ganhar uma renda extra, compreenda para onde seu dinheiro está indo e defina metas de contenção de gastos. A partir disso, fica mais simples cortar custos.

Como identificar gastos supérfluos?

O primeiro passo para identificar gastos supérfluos é compreender o que são eles. Sabe aquelas aquisições que poderiam ser dispensadas se você fizesse uma análise mais detalhada antes de comprar? São essas despesas que entram nesse tipo de classificação.

Para identificá-los, basta se questionar se realmente há a necessidade de comprar tal item. Se a resposta for negativa, então dê um passo atrás e economize um pouco de seu dinheiro. Há diversas aquisições que podem entrar nessa categoria. Além disso, é importante entender sua situação financeira para fazer essa classificação de maneira eficiente.

Assim, defina quais são as suas contas básicas que devem ser quitadas todos os meses. Entre os principais custos essenciais estão as taxas de energia elétrica, de água e outros que são de difícil redução. Após isso, entenda o que é necessário e o que é supérfluo.

Por exemplo, peças de roupas que não vão ser utilizadas com frequência podem ser desnecessárias e, desse modo, devem ser evitadas. Além disso, entenda até que ponto vale a pena realizar refeições fora de casa.

Para isso, estude seu orçamento e defina um limite mensal que não comprometa seu orçamento. Ao entender essas categorias de gastos, torna-se mais simples identificar o que é supérfluo.

Como cortar gastos na prática?

Entender como efetuar o corte de gastos de maneira efetiva é essencial para manter a disciplina financeira e alcançar efetividade e sucesso no longo prazo. Pensando em te ajudar a fazer a contenção de custos de maneira eficaz, preparamos várias dicas bem úteis. Vale a pena conferir e partir para a ação!

Identifique as necessidades

O primeiro passo para saber o que pode ser cortado entre os seus gastos é identificar quais são as suas reais necessidades. Por meio de uma avaliação, você consegue definir o que é realmente essencial, o que vai te ajudar a manter a disciplina financeira e o que é possível cortar sem muito esforço.

Contas básicas, como aluguel e alimentação, são extremamente necessárias e, portanto, é mais difícil cortar. Outras despesas, como saídas de carro, alimentação fora de casa e atividades de lazer tem maior potencial para reduzir seus gastos.

Para realizar a contenção de gastos, procure por um equilíbrio que não gera desânimo e dificulte sua vida. A partir da identificação do que é essencial e conseguindo encontrar uma forma de manter a motivação, torna-se mais fácil conter custos de modo efetivo.

Cozinhe em casa

Fazer muitas refeições fora de casa pode ser uma das maiores fontes de gastos, comprometendo seu orçamento mensal. Com a alta de preços, é comum que os restaurantes repassem os custos da inflação para os clientes. Portanto, é importante encontrar uma saída para reduzir esse tipo de despesa.

Para isso, o mais simples a ser feito é cozinhar em casa. Há diversas opções de receitas que podem ser desenvolvidas em casa. Além disso, pode-se aproveitar os prazeres de preparar uma refeição deliciosa na companhia de quem você mais gosta.

Caso você faça alimentações fora de casa no intervalo do trabalho, outra dica que pode ser incorporada em seu cotidiano é o preparo de marmitas. Com isso, você poupa o tempo de deslocamento até o restaurante e também dinheiro, pois, em geral, essa alternativa costuma ser bem mais barata em relação aos preços praticados pelos estabelecimentos.

Use cupons de descontos

A pechincha sempre foi uma das aliadas da economia. Nesse sentido, utilizar cupons de desconto pode ser uma boa saída para reduzir seus gastos e garantir que sua saúde financeira melhore.

Para isso, há diversos aplicativos de desconto que podem ser usados. Seja para comprar equipamentos que você precisa para sua casa, seja para garantir que suas compras mensais saiam mais em conta, procurar por cupons é sempre uma boa saída. Portanto, vale a pena conferir os apps e garantir redução de custos por meio dessa dica.

Outra dica para conseguir descontos é solicitá-los em suas compras. Em geral, as empresas oferecem esse tipo de benefício para pagamentos à vista. Portanto, vale se organizar para evitar as parcelas e conseguir condições melhores em suas aquisições.

Revise as tarifas bancárias

As tarifas bancárias representam uma boa oportunidade para poupar um bom dinheiro. Em geral, as instituições financeiras costumam cobrar tarifas pela maior parte dos serviços oferecidos.

Por exemplo, uma conta corrente, normalmente, tem alguns custos mensais, sem contar as taxas para fazer transferências e outros serviços costumeiros. Porém, com as inovações que surgiram e com os bancos digitais, esse panorama mudou um pouco.

Nos dias atuais, há diversas opções para você usar uma conta e não ter que pagar a famosa taxa de manutenção. Além disso, é possível usar o pix para realizar as transferências totalmente grátis. Dessa forma, ao recorrer a tais opções você já consegue economizar uma boa quantidade.

Evite pequenos gastos

Sabe aquelas compras pequenas do dia a dia que não aparentam que vão causar grandes impactos em suas finanças? É importante tomar cuidado para que elas não virem um custo muito alto e tirem boa parte de seu orçamento.

Apesar de não serem muito expressivas, ao efetuar várias pequenas compras, o montante final acaba sendo bem alto. Assim, sempre que for possível, vale a pena evitar essas aquisições.

Por exemplo, imagine que você precise ir até a padaria todos os dias para comprar pães. Chegando lá, vê aquele doce gostoso e compra. Agora, suponha que durante todas as visitas você faz isso. No final do mês, o que era para ser uma despesa insignificante, acaba gerando um grande rombo em seu orçamento. Portanto, atente a esse fator para evitar surpresas.

Anote tudo

Outro passo importante para cortar custos é fazer anotações do que está sendo gasto mensalmente. Para isso, você pode criar várias categorias, como: alimentação, contas básicas, lazer etc.

Com tudo classificado, sempre que fizer uma compra vale lançar o valor e o que foi adquirido. Isso pode ser feito em planilhas pelo computador ou então em um aplicativo de celular. Desse modo, você amplia sua visão sobre seus custos e entende em que está gastando.

Além do mais, existem aplicativos que permitem a integração com sua conta bancária. Assim, ao realizar uma compra o lançamento é feito de forma automatizada. Com tais informações, torna-se mais simples compreender quais são os cortes de gastos possíveis e como fazer isso sem afetar sua qualidade de vida.

Cancele assinaturas que não usa

Existem diversos serviços que podem ser contratados a um pequeno custo mensal. Opções para o acompanhamento de esportes, streamings de vídeos, assinaturas de revistas, apps para ouvir música e demais opções, podem, juntas, causar uma grande despesa para o seu orçamento.

Vale verificar quais desses recursos são realmente importantes para o seu cotidiano e causam grande utilidade para o dia a dia. Assim, mesmo que o valor mensal não seja muito alto, você consegue economizar uma porção de dinheiro ao longo do ano.

Também vale explorar outras formas de entretenimento como os exercícios físicos, a leitura e o envolvimento com atividades sociais em sua comunidade. Desse modo, além de favorecer suas contas, você consegue desenvolver um estilo de vida mais saudável e proveitoso.

Pratique exercícios baratos

Para ter um estilo de vida saudável não é necessário investir milhares de reais em academia, instrutores particulares e diversos suplementos. Toda cidade conta com parques, praças e quadras públicas que podem ser utilizadas para a realização de atividade física.

Uma alternativa ainda mais prática é a realização de exercícios em casa, por meio de séries realizadas com poucos acessórios. Existem diversos canais no YouTube que contam com aulas gratuitas em diversas modalidades.

Outra modalidade muito interessante e que tem ganhado destaque é a calistenia. Esse tipo de atividade é focada no desenvolvimento de condicionamento físico com base em exercícios que usam apenas o peso do próprio corpo.

Por meio de uma série de posturas diferentes, é possível melhorar sua saúde, aparência e qualidade de vida e ainda economizar um bom dinheiro.

Economize nas viagens

Uma das melhores épocas do ano é o período de férias. Durante um mês, você pode aproveitar sua liberdade, descansar, ler um livro ou conhecer novos lugares. Antigamente, apenas os hotéis recebiam viajantes, tornando essa experiência bastante onerosa a depender da época do ano.

Entretanto, com o surgimento de inovações como o Airbnb, é possível explorar novas regiões com um baixo custo. Por meio desse aplicativo, você consegue economizar na hospedagem e ainda aproveita ao máximo as atividades gratuitas da região.

Também vale preparar algumas refeições em casa, economizando um bom dinheiro em relação às refeições em restaurantes. Além disso, caso tenha flexibilidade em sua empresa, é possível aproveitar os descontos de baixa temporada para explorar novas opções de férias.

Quais são os benefícios de adotar essas dicas?

Ao colocar tais ideias em prática, é possível poupar um bom dinheiro durante o mês. No longo prazo, isso pode representar uma grande mudança em seu padrão de vida e experiência de consumo.

Quanto mais cedo começar a aplicar esse tipo de estratégia, mais rápido você consegue conquistar sua casa própria, seu carro 0km ou a faculdade dos sonhos. Independentemente de qual seja o objetivo, melhorar a gestão financeira só torna essa possibilidade ainda mais próxima do seu dia a dia.

Viu como é possível cortar gastos e melhorar a maneira como você lida com o próprio dinheiro? Aprender sobre como aplicar seus recursos com inteligência permite que você realize aquisições capazes de trazer grande bem-estar e satisfação. Portanto, vale se manter firme em seu objetivo e focar na vida que você deseja construir.

Curtiu nosso artigo? Quer aprender como melhorar sua gestão financeira? Então assine agora a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis no seu e-mail!

Você está com dificuldade para colocar suas contas em dia? Então saiba que é possível solicitar um empréstimo online enquanto você ajusta seu orçamento e começa a economizar dinheiro:

 

Simular Empréstimo

 

Tags do post

Escrito por:
caio
Você também vai gostar: