Onde conseguir empréstimo para negativado sem enrolação?...
Pequenos negócios lucrativos: como modelar seu negócio de...
Deixou de pagar uma conta, depois outra, até virar uma bola de neve e o seu crédito no mercado ser comprometido? Para começar, acalme-se! Isso pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente quando ocorre algum imprevisto. O importante é saber como limpar o nome sem se enrolar financeiramente.
Manter o nome limpo no mercado é importante para diversas atividades de finanças. Por esse motivo, se você está em estado negativado, o primeiro passo é se organizar para regularizar a situação e evitar prejuízos para a sua vida pessoal e financeira.
Quer ajuda nessa missão? Então, acompanhe este post e fique por dentro de ótimas dicas que vão ajudar a limpar o seu nome e mantê-lo com um ótimo crédito no mercado!
Muitas pessoas, quando veem que o nome ficou sujo, deixam para resolver a situação depois, e depois, e depois. No entanto, o problema de ter essa atitude são justamente as limitações que você ganha. Veja algumas delas!
Uma das principais consequências de ter o nome sujo é a restrição de crédito. Isso significa que vai ficar mais difícil ter acesso a benefícios de instituições financeiras, inclusive em um momento em que você estiver precisando.
Por exemplo, as chances de conseguir um cartão de crédito quando o nome está negativado diminuem bastante. Não é só isso! Solicitações de empréstimos, financiamentos e, até mesmo, crediários na loja costumam ser negadas para quem tem o nome sujo.
O Score é a pontuação usada como indicador da probabilidade de um indivíduo pagar as suas contas em dia. Quando o nome está sujo, principalmente por muito tempo, você acaba diminuindo seus pontos. Afinal, fez justamente o contrário do que o indicador propõe.
É interessante saber que o Score também é usado para a análise do crédito de um consumidor para solicitações de financiamentos, empréstimos, cartões, crediários etc. Durante um período após o pagamento da dívida, a sua pontuação continua baixa, até recuperar a confiança do mercado novamente.
Vale destacar que não é porque a empresa tomou a atitude de indicar o seu nome para os órgãos de análise de crédito, por exemplo, o SPC, o SCPC ou o Serasa, que a dívida parou de acumular juros.
Na verdade, quanto mais você atrasa para quitá-la, maior será o valor a ser pago, com nome sujo na praça ou não. Por esse motivo, é importante evitar, ao máximo, adiar o pagamento e a regularização do seu crédito no mercado.
Qualquer indivíduo com um CPF ativo pode ficar com o nome sujo quando não realiza o pagamento em dia de alguma conta que ficou responsável por pagar, como:
É por essa razão que você precisa tomar muito cuidado ao emprestar o seu nome para alguém, como um parente ou um amigo. Inclusive, é extremamente aconselhável evitar esse tipo de atitude.
Esse é o caso em que uma outra pessoa pede para você fazer uma dívida no seu nome, embora seja ela mesma quem vai pagar. Como não é possível assegurar que esse outro indivíduo faça os pagamentos em dia, o seu nome pode ficar sujo sem nem ser por sua causa — às vezes, até mesmo sem o seu consentimento.
Tudo vai depender do tipo de empresa que você está lidando. Cada companhia define seus próprios critérios para lidar com os clientes negligentes. Algumas delas, quando há o atraso do pagamento de uma conta, tentam diversos recursos, como entrar em contato, oferecer propostas de negociação e esperar um novo prazo.
Na maioria das vezes, uma empresa espera entre 30 a 60 dias de atraso do pagamento para dar início ao processo. No entanto, não existe nenhum regulamento que estabeleça um período exato.
O seu nome estará negativado a partir do momento em que for parar em um dos órgãos de análise de crédito. Por esse motivo, a melhor maneira de saber se isso aconteceu, é consultar o seu CPF diretamente com tais empresas.
A boa notícia é que tem como usar a internet a seu favor para facilitar a busca. Todos esses órgãos disponibilizam a consulta por meio do site ou do aplicativo próprio:
Há também outras maneiras de saber se o seu nome está sujo, porém, elas não são tão controláveis quanto essa estratégia. As empresas costumam mandar notificações para o endereço de cadastro dos clientes, principalmente quando tomam a medida de negativação do crédito.
Sendo assim, se você estiver com o cadastro atualizado e ainda residir na mesma casa, é possível receber uma carta informando que o seu nome está sujo. Algumas delas também podem mandar um e-mail e mensagens no celular.
Outra forma, bem mais desagradável, de saber que o seu nome está sujo é quando você vai tentar fazer uma compra ou algum procedimento que precise de um crédito positivo, mas a solicitação é recusada. Sempre que isso acontece é um sinal de que existe algum impedimento com o seu nome, e provavelmente é esse.
Bateu aquela dor de cabeça só de ler todos esses problemas que o nome sujo causa? Então, prepare-se para descobrir o que fazer para evitar todo tipo de impacto negativo para a sua saúde financeira.
A seguir, confira 5 dicas que vão ajudar a limpar o seu nome e recuperar o crédito no mercado!
O primeiro passo é saber o quanto você deve e para quem. Para isso, tire um tempo e selecione as contas que não foram pagas dentro do prazo e, se possível, calcule as taxas de multa e juros de atraso.
Assim, você consegue entender a dimensão das dívidas e estimar o quanto precisa para quitá-las e limpar o nome. Além disso, tenha em mente que nem sempre é possível pagar todas de uma vez. Por isso, tente identificar quais são as mais urgentes que precisam ser priorizadas. Normalmente, são aquelas com juros mais altos.
Separou tudo? Agora, é hora de pegar um papel e uma caneta para montar um plano financeiro a fim de quitar todas as dívidas e limpar seu nome. Para cada conta a pagar, pense em uma estratégia eficiente.
Por exemplo, já experimentou atender a algum dos telefonemas de cobrança? Na maioria das vezes, as empresas estão oferecendo propostas para renegociar as dívidas com um valor menor de juros. Nesse momento, você pode falar o limite do seu orçamento e lançar uma contraproposta.
Para outras contas pode ser interessante fazer o parcelamento total da dívida, principalmente se a quantia estiver muito alta. Só tome cuidado para ver se o valor das parcelas cabem no seu orçamento atual, a fim de evitar descumprir o acordo e sujar o nome novamente.
Em outros casos, é uma boa ideia recorrer aos demais recursos financeiros. Tudo vai depender do estado das suas finanças e das contas atrasadas. Por esse motivo, montar um planejamento estratégico faz toda a diferença.
Durante todo esse processo, sabe o que você não pode deixar de lado? As contas que ainda não estão atrasadas. Garanta que todas elas continuem sendo pagas em dia para evitar novas dívidas e novos problemas.
Para isso, nada melhor que caprichar na organização financeira pessoal. Some tudo o que você ganha por mês e tudo o que precisa pagar. A partir disso, separe a sua renda para cada despesa, até garantir que tudo esteja em ordem.
Se está faltando dinheiro para completar o pagamento das contas, pode ser necessário fazer alguns ajustes. Para começar, é uma boa ideia tentar cortar os gastos supérfluos que podem estar comprometendo o seu orçamento. Caso queira identificá-los com mais facilidade, experimente anotar tudo o que você compra ao longo do mês, desde um chiclete até um item mais caro.
Mesmo depois de reduzir os gastos, a conta ainda não bate? Nesse caso, pode ser necessário recorrer a uma fonte de renda extra. No entanto, sabemos que nem sempre isso é possível. Por isso, organize as finanças dentro da sua realidade, da melhor forma que conseguir.
O próximo passo é colocar o plano em ação. O importante é começar a pagar as suas dívidas de alguma maneira, mesmo que seja de pouco a pouco. Na prática, é isso que significa trocar as mais caras pelas mais baratas.
Afinal, a partir do momento que você paga uma parcela de uma dívida alta, por exemplo, o valor devedor diminui, não é mesmo? Isso mostra a importância de continuar em ação para resolver os problemas dentro do seu próprio ritmo.
É por isso que você vai precisar fazer uma boa organização financeira. Somente assim conseguirá identificar as oportunidades que o seu orçamento oferece para começar a quitar as dívidas, sem gerar desequilíbrio nas finanças.
Outra opção é pegar dinheiro emprestado. Esse, inclusive, é o modo mais eficiente de quitar as dívidas de uma vez e ter o seu nome finalmente limpo. Só tenha o cuidado de manter em dia as parcelas do empréstimo para evitar sujar o nome mais uma vez.
Para quem tem medo desse tipo de recurso financeiro, saiba que existem algumas situações em que é interessante recorrer a uma ajuda externa. Mais uma vez entra o papel do planejamento e da organização financeira como uma estratégia para saber quando fazer empréstimo é realmente uma boa ideia.
Conseguiu seguir todas essas dicas e, finalmente, sentir a liberdade de ter o nome limpo? Agora, é importante impedir a volta do problema e garantir que todas as suas contas sejam pagas em dia.
Lembra do planejamento e da organização financeira? Eles são fundamentais em qualquer estágio da sua vida para não perder o controle das finanças. Por isso, mantenha o hábito de registrar tudo o que ganha e o que gasta e priorize o equilíbrio entre as entradas e saídas.
Fique de olho também no prazo de validade das suas contas. Uma estratégia para não se esquecer de pagar nenhuma delas é agendar a maior parte do que você deve para a mesma data, principalmente se existe um dia fixo para receber a maior parte da sua renda. Desse modo, você paga tudo de uma vez, assim que o pagamento cair na conta.
Mas imprevistos acontecem a todo momento: o pagamento pode atrasar, o desemprego pode bater na porta por um tempo, despesas mais urgentes podem surgir, entre vários outros casos. O que fazer para lidar com eles?
A melhor saída é ter um fundo que vai arcar com qualquer situação fora do planejamento. Essa é a função da reserva de emergência. O ideal é que todo mundo tenha um dinheiro guardado para lidar com qualquer imprevisto. Desse modo, evitam-se atrasos e dívidas.
Uma reserva financeira, de preferência, deve sustentar o seu padrão de vida por cerca de 6 meses. Ou seja, conhece o cálculo das suas despesas mensais? Multiplique o total por 6 e você vai saber o quanto precisa guardar nesse fundo.
No entanto, caso essa ainda não seja uma possibilidade, poupe o máximo que puder para tal finalidade. Ter um dinheirinho guardado faz toda a diferença para os momentos de aperto, trazendo mais segurança e conforto para resolver situações desafiadoras.
Se você gostou da ideia de fazer um empréstimo, mas está em dúvida se deveria arcar com esse tipo de responsabilidade, saiba que há vários pontos a serem considerados antes de tomar essa decisão.
Sendo assim, vale a pena fazer um empréstimo para limpar o nome? A resposta é: depende. Tudo varia de acordo com as suas necessidades, despesas mensais e a sua renda.
Caso as dívidas sejam altas e não exista nenhum outro recurso para quitá-las, é sim uma boa ideia fazer um empréstimo. Contudo, é importante que as parcelas caibam no seu orçamento para evitar atrasos e um novo comprometimento do seu nome.
Fez as contas e percebeu que consegue pagar as parcelas? Então, você vai gostar de saber que a SuperSim é a resposta de como fazer empréstimo fácil. Aqui, você tem acesso a várias opções mesmo com o nome negativado. Inclusive, é possível dividir o valor total em até 12 vezes.
Se você conseguir um dinheiro extra e quiser antecipar as parcelas para reduzir os juros de cada uma delas, também é possível. Com isso, suas finanças entram em ordem novamente e o seu crédito retorna positivo.
Viu só como limpar o nome sujo é possível? Fique de olho nessas dicas e aposte nos recursos que mais podem ajudar a se livrar da situação de dívidas. Assim, você poderá desfrutar de mais tranquilidade e segurança com as finanças.
Conheça mais detalhes sobre o Empréstimo Pessoal da SuperSim. Faça uma simulação sem compromisso e veja se essa é a melhor opção para você!