Dicas sobre finanças pessoais para uma vida equilibrada

Já parou para pensar que nossa vida envolve constantes investimentos e aquisições? Usamos o dinheiro como objeto de troca a fim de obter diversos recursos, desde itens básicos até bens de maior valor, como um veículo ou imóvel. Para ter tranquilidade em todos esses processos, é preciso estar sempre de olho nas finanças pessoais.

Um planejamento financeiro é um método eficaz para evitar dores de cabeça e preocupações excessivas que afetam o nosso bem-estar. Afinal, se a rotina sempre traz um problema a ser resolvido, a mente não consegue relaxar, o que pode resultar em problemas de saúde mental. Ninguém quer viver dessa forma, certo?

Criamos este material justamente para ajudar a retomar o controle do próprio orçamento. Ele também será útil a quem já ajustou as contas e quer apenas manter o bom desempenho com o intuito de não cair em novas ciladas. Aproveite e faça uma boa leitura!

O que são finanças pessoais?

Para responder a essa pergunta, vale a pena retomar o conceito geral de finanças. Essa palavra representa o gerenciamento do dinheiro que circula em determinado local ou sistema, como uma empresa ou uma conta individual. O objetivo é prever o uso consciente dos recursos disponíveis com o objetivo de que nada falte nos momentos de necessidade.

Em uma organização, por exemplo, as finanças correspondem ao monitoramento do capital e à destinação correta de cada montante. Nesses casos, uma equipe fica responsável por acompanhar as entradas e as saídas dos valores, produzir relatórios detalhados e fornecer qualquer dado que possa orientar as decisões da liderança.

As finanças pessoais não diferem muito. Apesar de terem menor grau de complexidade, também demandam controle frequente de vários processos para que a renda seja aplicada da melhor forma. Então, se você deseja fazer escolhas mais inteligentes e obter o máximo de retorno, precisa se dedicar à organização financeira diariamente.

O que as finanças pessoais podem conter?

Tudo o que gera alguma movimentação financeira entra nessa lista. Na análise, considere tanto as quantias que chegam ao seu bolso ou à conta bancária quanto os valores destinados ao pagamento de algum recurso (essencial ou não). Para ficar mais claro, veja um resumo com os principais itens que compõem a categoria:

As finanças pessoais englobam, portanto, diversas ações do cotidiano. Ela pode indicar que sua economia doméstica não está funcionando como deveria, apontar atrasos no pagamento de boletos e até exigir mudanças no padrão de consumo de toda a família.

Por falar nisso, saiba que o conceito vai além da organização das contas de um único indivíduo. Em um núcleo familiar, por exemplo, as tarefas para a gestão dos recursos devem ter seu foco nos hábitos de cada integrante do grupo. Sejam crianças, sejam idosos, todos afetam o modo como o dinheiro é utilizado.

Ou seja, se você tem família, deve incluir o cônjuge, os filhos e demais dependentes que dividem o local de moradia no seu planejamento financeiro. Se puder conscientizá-los sobre a importância do uso racional dos recursos, melhor ainda. Isso fará com que todos possam curtir bons momentos e investir no que realmente importa.

Por que ter uma vida financeira equilibrada?

vinda financeira saudável

Equilíbrio remete a coisas boas, o que significa que você só terá vantagens ao cuidar do próprio dinheiro. Pode ser difícil ajustar as coisas no início, especialmente quando os resultados demoram a aparecer. Em todo caso, saiba que cada avanço faz diferença e merece ser celebrado do jeito que você mais gosta. Veja a seguir as vantagens de colocar a relação com o dinheiro em ordem!

Menos frustrações

Muitos desentendimentos têm origem no descontrole financeiro. Ao dever para empresas, por exemplo, você acaba quebrando a confiança dos profissionais e perde oportunidades de estabelecer parcerias produtivas. Isso também ocorre quando não consegue pagar um amigo, conhecido ou familiar, deixando as contas atrasadas acompanhadas do sentimento de frustração.

Mais qualidade de vida

Manter as finanças pessoais em dia traz uma incrível sensação de tranquilidade para que você viva com mais leveza. Quem cumpre seus deveres relacionados ao dinheiro se sente merecedor de bons momentos e aprende a valorizar as próprias conquistas, por menores que sejam. Dessa forma, ganha-se força para explorar novas potencialidades e chegar longe.

Sonhos realizados

Como resultado da organização, você consegue realizar sonhos com mais frequência e usar cada vitória como combustível para permanecer em busca do que faz bem. Não importa se precisa ganhar dinheiro extra ou poupar recursos para atingir seus objetivos. Nessa situação, todo esforço compensa para desfrutar daquilo que traz brilho aos olhos.

Como organizar as finanças pessoais?

Ninguém está livre de passar apertos por falta de dinheiro, mas a boa notícia é que esse tipo de problema tem solução. O primeiro passo é aceitar que você precisa mudar a maneira como administra os próprios recursos de modo que essa identificação gere o esforço necessário para contornar qualquer obstáculo. Veja as principais dicas que preparamos a seguir!

Conheça suas despesas

Muita gente tem noção das fontes de gastos diárias, mensais e anuais, mas desconhece o valor médio dessas despesas. Se é o seu caso, saiba que corre o risco de causar um grande desequilíbrio nas contas. Quanto mais você demora para enfrentar essas informações, mais esforço terá que fazer a fim de reverter a situação no futuro.

Entenda que o conhecimento detalhado da sua condição é crucial para preservar a saúde financeira. Então, a partir de hoje, comece a anotar todas as despesas geradas por você ou sua família. Sempre que fizer um novo investimento ou comprar algo de última hora, inclua esses débitos na lista para saber se vão afetar o seu padrão de vida.

Adote uma planilha

Seguindo o embalo da dica anterior, é importante que você crie uma planilha com o intuito de não perder nenhum dado sobre as finanças pessoais. Esse arquivo pode ser físico ou digital, contanto que traga todos os detalhes do dinheiro e fique bem guardado. A ideia é agilizar a consulta e facilitar o registro de novas informações sempre que houver necessidade.

Na planilha, você pode colocar uma série de itens, dividindo tudo em categorias para especificar origens e destinos. Se recebeu um pagamento ou quitou uma dívida, deve alimentar o documento com esses dados o quanto antes. Com tudo anotado e atualizado, fica mais fácil comparar os ganhos e os gastos e definir as próximas ações.

Elimine as dívidas

É complicado começar o planejamento financeiro quando há pendências relacionadas a taxas, multas, contas de consumo e impostos. Por isso, se você está com dívidas ativas, concentre-se em pagar os valores devidos antes de partir para outras etapas, como poupar dinheiro ou criar uma reserva de emergência.

Adiar a resolução do problema só vai trazer mais desconforto e derrubar sua motivação na busca por mudanças positivas. Isso sem contar que, com o nome sujo, o acesso a diversos recursos e benefícios fica bloqueado. Caso tenha dificuldade para juntar todo o montante, você pode solicitar o parcelamento da dívida ou recorrer a empréstimos com juros baixos.

Corte gastos supérfluos

Rever hábitos é essencial para colocar as finanças pessoais em dia. Quantas vezes você não se encantou com um produto que nem havia passado pela sua cabeça como prioridade? Se o impulso de compra não for contido toda vez que isso acontece, é provável que o orçamento sofra um baque e gere novas dívidas.

Essa dica também vale para as saídas sem planejamento, como lanchar fora de casa ou viajar de última hora. Não quer dizer que você deva abrir mão do lazer e da diversão, mas pensar em cada programa com consciência. É totalmente possível distribuir os gastos com entretenimento e outros consumos básicos sem perder o controle.

Evite o cartão de crédito

Esse pequeno item tem fama de vilão por um motivo bem simples: como deixa a fatura para o mês seguinte e outras datas distantes, ele gera a falsa sensação de que sempre há dinheiro sobrando na conta. Não é à toa que muitas pessoas se perdem ao usá-lo, principalmente quando não têm o costume de acompanhar o fluxo monetário de perto.

A dica mais sensata é, sempre que possível, evitar compras no cartão de crédito. Caso queira continuar apostando nesse recurso, o ideal é que use apenas para aquisições de baixo valor ou com poucas parcelas. Dessa forma, os débitos caem logo e não afetam tanto o orçamento disponível, permitindo que você mantenha o montante da conta atualizado.

Incremente a renda

Um dinheiro a mais sempre é bem-vindo, concorda? Além de aumentar seu poder de compra e melhorar o padrão de vida, o valor excedente pode ser seu maior aliado no ajuste das finanças pessoais. Afinal, qualquer pendência ou desordem será resolvida com mais rapidez, permitindo que você relaxe e que possa curtir a vida com tranquilidade.

Há muitas formas de incrementar a renda. Quem trabalha o dia todo deve apostar nas atividades que promovem maior flexibilidade de horários, como os freelas. Você pode fazer lanches para vender, oferecer serviços de redação e transcrição de áudios, responder a pesquisas de empresas, transportar pessoas com veículo próprio e muito mais.

Crie uma reserva

Imprevistos fazem parte da vida e precisam ser considerados em um bom planejamento financeiro. Mesmo que não goste de pensar em problemas, você precisa prever formas de lidar com eles. Como muitas dessas urgências demandam dinheiro, é crucial ter uma quantia guardada exclusivamente para custear as despesas que fogem do controle.

Consultas médicas, acidentes, estragos no carro e até reformas fazem parte das situações que aparecem sem aviso. Logo, para que não gerem dívidas e demais incômodos, faça uma reserva de emergência e evite mexer nesse montante. A poupança de valores também ameniza o peso no bolso na hora de fazer uma viagem ou uma festa importante.

Quais aplicativos podem ajudar?

A tecnologia facilita a nossa vida em tantas esferas que fica difícil ignorá-la no controle das finanças pessoais. Um recurso tão simples como a planilha digital já traz o benefício da visualização completa dos dados, o que gera conhecimento baseado na realidade e maior potencial para organizar as contas.

Quem quer economizar dinheiro e aplicá-lo de forma inteligente também pode lançar mão dos aplicativos. Essas ferramentas têm a vantagem da mobilidade, que permite ao usuário registrar as tarefas assim que forem cumpridas. Basta manter o celular em mãos e equipado com as melhores funcionalidades.

Para você ter uma ideia, existem apps com foco na gestão financeira que permitem o monitoramento em tempo real de cada movimentação de dinheiro. Muitos podem ser integrados à sua conta bancária e ao aplicativo da própria agência, favorecendo o cruzamento de dados e poupando tempo no preenchimento de vários campos.

Também há os famosos aplicativos de descontos, que fornecem cupons, recurso de cashback e ofertas especiais para a compra de determinados produtos. Ao instalá-los em seu smartphone, você vai garantir acesso a condições atrativas para valorizar cada centavo dos seus rendimentos e manter uma relação mais saudável com o próprio bolso.

Por fim, não se esqueça das ferramentas que servem de ponte para complementar a renda e colocar as contas em dia. Com uma rápida pesquisa, você verá que existem diversos apps para ganhar dinheiro sem sair de casa. É só dedicar alguns minutos do dia resolvendo os desafios e as missões propostas pelas empresas responsáveis.

E aí? Ficou com vontade de testar as dicas e as ferramentas de apoio? Aproveite que são muitos os meios de organizar suas finanças pessoais e comece logo essa transformação na sua vida. Pode ter certeza de que, com o tempo, as mudanças serão cumpridas de forma automática e sem muito esforço.

Se você gosta de conteúdos como este, curta a nossa página no Facebook para acompanhar as publicações de outros materiais do blog!

O empréstimo financeiro também é um recurso atrativo para colocar as contas em dia mais rápido. Veja como conseguir o seu:

 

Simular Empréstimo

Tags do post

Escrito por:
Imagem do autor
caio
Você também vai gostar: